Skip to content
Placa bacteriana: entenda mais sobre esse problema bucal

Você já ouviu falar em placa bacteriana? Esse é um problema bucal muito comum que acontece, principalmente, devido a falta de limpeza dos dentes. Bem como o acúmulo de alimentos que acabam formando, literalmente, uma placa ao redor das dentições de bactérias e microorganismos.

Esse problema pode se evitar e quando desenvolvido, tratado devidamente através de um dentista especializado. Este que, por sua vez, pode ser encontrado em um plano odontológico empresarial.

Isso porque, além de causar incômodos, como a própria dor de dente, essas placas bacterianas também podem ser responsáveis por gerar outros problemas bucais. Decerto, tais como as cáries e o tártaro, que nada mais é do que a calcificação das placas bacterianas.

Tudo isso pode levar até mesmo a necessidade de extração do dente.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre as placas bacterianas. Ademais, veja aa formas de tratamento e como evitar esse problema que pode fazer muito mal à sua saúde bucal. Portanto, também pode causar estragos na sua qualidade de vida.

O que é a placa bacteriana?

Assim como o nome já sugere, as placas bacterianas nada mais são do que placas, ou películas, que envolvem os dentes. Por certo, formadas de bactérias e microrganismos presentes na boca.

Além das bactérias, essa placa também é constituída de restos de alimentos.

Uma vez formada nos dentes, o principal perigo apresentado pelas placas é que elas podem desencadear o surgimento de gengivite e cáries. Além do que, essas placas podem acabar calcificando e gerando os tártaros. Assim, acarretar problemas que são necessários de mini cirurgias para serem tratados, mas que podem ser realizados por um plano dental para mei.

Entretanto, vale ressaltar que, apesar da necessidade de tomar cuidado com a formação dessas placas, algumas delas são naturais. Uma vez que a boca possui bactérias, elas aproveitam os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos e nutrientes na saliva para se desenvolver.

Dessa forma, as placas se tornam um problema, já que os ácidos produzidos pelas bactérias causam problemas significativos nos dentes. Isso geralmente acontece após a alimentação da pessoa.

Sendo assim, com a rotina desses ataques, o esmalte dentário começa a ter buracos que nada mais são do que caminhos viáveis para a formação das cáries.

Outra questão é que quando a placa não é tratada através de um plano odontológico para cnpj. Por exemplo, sua presença acaba irritando as gengivas, que por sua vez causa problemas como:

  • Gengivite;
  • Doenças periodontais;
  • Sensibilidade dental;
  • Perda dos dentes.

Caso sinta qualquer incomodo na região bucal, consulte um profissional odontológico para uma avaliação completa.

Quais são as opções de tratamento?

Assim como em todo problema bucal, o melhor tratamento acaba sendo decidido por um especialista da área. Ou seja, um dentista.

Isso porque, apenas esse profissional poderá definir qual o melhor caminho a ser adotado de acordo com as peculiaridades de cada caso e cada paciente.

Assim, de acordo com a frequência desse problema em várias pessoas, é possível afirmar os tratamentos mais comuns que são indicados pela maioria dos profissionais quando procurados por pacientes que possuem plano dental para empresa.

Portanto, é possível afirmar que os tratamentos em questão envolvem a remoção da placa bacteriana através de uma limpeza, dessa forma, evitando que esta cause estragos com a questão do ácido.

Caso as cáries já tenham sido formadas, o tratamento também vai tratá-las com obturações, e dependendo da cárie, com um canal.

Como prevenir esse problema bucal?

Prevenir o surgimento de placas bacterianas é a melhor ação que um paciente pode tomar, uma vez que além de evitar a placa em si, é possível evitar as consequências de seu surgimento, como por exemplo a formação de cáries, gengivite e tártaro.

A primeira forma de evitar esses problemas é através da visita periódica ao dentista, que pode se realizar através de um plano odontológico para microempreendedor individual, por exemplo.

Através destas consultas será possível fazer tratamentos de prevenção, além de avaliações que são capazes de identificar doenças bucais em estágio inicial.

Além disso, não se esqueça de escovar os dentes de forma correta com a escova adequada, usando sempre o fio dental para evitar o acúmulo de alimento nos dentes e na gengiva.

Vale lembrar que esse acúmulo é um dos principais motivos da criação de 90% da maioria dos problemas bucais.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *