Skip to content

Arnica: pomada, chá, tintura, planta; para que serve?

Planta se destaca por contar com ação analgésica, anti-inflamatória e cicatrizante; entenda como usar

Arnica é uma planta medicinal (espécie vegetal com nome científico Arnica Montana) com propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, adstringentes e anestésicas.

Suas partes benéficas para a saúde são as flores, folhas e o caule subterrâneo (rizoma) e ela não deve ser ingerida (apenas em casos muito específicos e com acompanhamento). Mas sim, aplicada na pele.

No Brasil, existem diversas espécies de plantas conhecidas com o nome de arnica e todas pertencem à família botânica das Asteracea. Também existe a arnica verdadeira (Arnica Montana), de origem europeia. Ambas são benéficas para a saúde, mas a arnica brasileira só pode ser aplicada na pele.

Nutrientes da Arnica

Os nutrientes da arnica podem ser encontrados em suas flores, folhas e caule subterrâneo. Nestas partes da planta estão presentes óleos essenciais, taninos e flavonoides, que possuem forte ação antioxidante.

A arnica também conta com helenalina, que é uma lactona com forte ação anti-inflamatória, responsável pelo alívio quando há contusões.

Benefícios da Arnica

Ação anti-inflamatória: Diversas pesquisas apontam que a arnica conta com uma forte ação anti-inflamatória.

Boa em casos de lesões: A arnica conta com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias por isso é interessante aplica-la em casos de pancadas. A planta também tem ação cicatrizante. A principal responsável por este benefício é a helenalina.

Boa contra picadas de insetos: As propriedades da arnica fazem com que ela seja uma boa alternativa no caso de picadas de insetos.

Boa em casos de dores reumáticas: A arnica ajuda a aliviar este tipo de dor, pois além da atividade analgésica também é tem um poder anti-inflamatório.

Como consumir

A arnica não deve ser ingerida. Isto porque o chá de arnica é extremamente tóxico e pode causar náusea e vômitos, dores abdominais, tontura, arritmia cardíaca e até o aborto espontâneo. O uso via oral deve ser prescrito sob acompanhamento de um médico homeopata. Mas existem várias maneiras de utilizar, como:

-Gel; Loção; Compressas de chá em casos de contusões, dores reumatológicas e edemas; Pomadas; Tintura

Os preparos como loção e creme geralmente são industrializados ou feitos em farmácias de manipulação. Já o chá basta ferver a água com as flores da arnica e embebedar uma compressa colocando-a no local desejado.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *