O chá de alecrim pode exercer efeitos semelhantes aos de certos medicamentos usados para tratar a hipertensão, aumentar a micção e melhorar a circulação. Se você estiver tomando medicamentos, consulte seu médico antes de adicionar chá de alecrim à sua dieta.
Como fazer um chá de alecrim?
Em suma, é muito fácil de fazer em casa e requer apenas dois ingredientes – água e alecrim. Para fazer chá de alecrim:
Leve 10 onças (295 ml) de água para ferver.
Adicione 1 colher de chá de folhas de alecrim soltas à água quente. Como alternativa, coloque as folhas em um infusor de chá e deixe-as maceradas por 5 a 10 minutos, dependendo do sabor do chá.
Coe as folhas de alecrim da água quente usando uma peneira de malha com pequenos orifícios ou remova-as do infusor de chá. Você pode descartar as folhas de alecrim usadas.
Despeje seu chá de alecrim em uma caneca e divirta-se. Você pode adicionar um adoçante, como açúcar, mel ou xarope de agave, se desejar.
Como resultado, fazer chá de alecrim em casa é uma maneira fácil de controlar sua concentração e conteúdo. Você pode preparar uma xícara usando apenas dois ingredientes e um fogão ou micro-ondas.
Além disso, oferece alguns benefícios potenciais à saúde impressionantes. Dessa maneira beber o chá – ou simplesmente inalar seu aroma – pode beneficiar seu humor e a saúde do cérebro e dos olhos. Aliás, também pode ajudar a prevenir o dano oxidativo que pode levar a várias doenças crônicas.
No entanto, é importante estar ciente de suas potenciais interações com certos medicamentos. Assim, pode ser facilmente feito em casa usando apenas dois ingredientes e se encaixa bem em uma dieta geral saudável e equilibrada.
Observe que muitos dos estudos discutidos acima usaram extrato de alecrim e óleos essenciais, por isso é difícil saber se o chá de alecrim oferecerá os mesmos benefícios à saúde.
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
[…] de alecrim: O alecrim é uma planta rica em cálcio, magnésio, ferro, zinco, vitaminas A, C e B6. Assim, é ótimo para […]