Esses alimentos podem estar deixando o seu cabelo mais fraco e propenso à queda
Com o passar dos anos, apesar de diversos cuidados, a pele vai envelhecimento. Contudo, é importante destacar que existem algumas “fórmulas mágicas” para prevenir, principalmente, o envelhecimento precoce, deixando a pele mais firme e macia. Com certeza, uma das principais aliadas acaba sendo a vitamina C.
Dessa maneira, o Blog da UnicPharma separou tudo sobre esse aliado, com dicas de como você pode usar a vitamina C no seu dia a dia.
O que é a vitamina C?
A vitamina C é um antioxidante muito importante para o corpo. Esse composto age contra os radicais livres, responsáveis por acelerar o envelhecimento. Além disso, também contribui com o aumento da absorção de ferro no intestino e tem participação no processo de ossificação.
A vitamina, que também é conhecida quimicamente como ácido ascórbico, pode ser encontrado em frutas e vegetais, como laranja, kiwi e pimentão vermelho.
Enquanto isso, quando usada na pele, ela consegue auxiliar na produção de colágeno e elastina, que reduzem e clareiam manchas, além de tratar linhas de expressão e rugas. Esse antioxidante ajuda a criar uma barreira natural, conseguindo manter a hidratação cutânea.
Como usar a vitamina C no rosto?
Segundo dermatologistas, a vitamina C pode ser usada em todos os tipos de pele, com exceção para as pessoas que tenham sensibilidade a substância. Afinal, ela pode ser apresentada em diferentes formas. Dessa forma, o ideal é a consulta a um médico confiável, a fim de escolher a melhor opção, de acordo com o tipo de pele e suas necessidades.
Hoje em dia, é possível encontrar diversas concentrações de vitamina C para o rosto. Dessa forma, a substância pode ser usada de maneira isolada ou até mesmo associada a outros antioxidades ou ao protetor solar.
Dessa forma, a vitamina C pode (e deve) ser utilizada em sua rotina de skincare – tanto de forma isolada, quanto associada a outras substâncias. Assim, o mais indicado pelos dermatologistas é fazer o uso de um protetor solar com vitamina C para o dia a dia. Como não se trata de uma substância “fotossensibilizante”, não causa problema se o uso tópico no rosto acabar sendo seguido de exposição ao sol. Ou seja, pode ser aplicado pela manhã e à noite.
Não aplique as frutas no rosto!
Vale destacar que aplicar frutas e/ou vegetais ricos em vitamina C diretamente na pele não ajudam e podem, inclusive, acabar causando alergias e até mesmo manchas. Os produtos devem ser consumidos, seguindo uma dieta equilibrada. O uso tópico deve ser realizado com extratos derivados da vitamina, que precisam ser adequados para o uso cutâneo.
Vitamina C: um importante antioxidante
A vitamina C pura, também chamada de ácido L-ascórbico, é um potente antioxidante. Dessa forma, neutraliza os radicais livre e evita o envelhecimento da pele. Além disso, a ação dessa vitamina promove o reforço da barreira cutânea, capaz de proporcionar uma maior hidratação e causar uma aparência mais jovem e revigorada.
Assim também, a vitamina C pura é capaz de acelerar a renovação da pele, processo que vai se tornando mais lento com o passar dos anos. Dessa forma, o resultado do uso diário da vitamina tópica é uma pele rejuvenescida e revitalizada. Contudo, vale destacar que, para obter os benefícios, é preciso escolher produtos de qualidade.
Vitamina C pura é melhor!
Segundo dermatologistas, a vitamina C pura é melhor do que as versões derivadas ou estabilizadas. Dessa forma, para compreender melhor, precisamos saber que a vitamina C oxida de forma mais fácil em contato com a água, com ar ou com altas temperaturas. Dessa forma, pensando nisso, começou uma grande busca para conseguir a estabilização do ativo, no intuito de adiar o processo natural de oxidação, a fim de que ele não perca as suas propriedades.
E associada a outros compostos?
Assim como existe a versão pura (de forma isolada), também podemos encontrá-la associada a outros ativos. Contudo, a molécula de vitamina C pura (o ácido L-ascórbico) acaba sendo considerado muito delicado. Ou seja, o contato com água, oxigênio, calor e até mesmo com a luz conseguem interferir em sua estabilidade. Dessa maneira, levam à sua oxidação.
Com isso, uma vez oxidado, o ativo não promove os principais benefícios para a pele. Por isso, escolher um produto que tenha proteção contra essa degradação se faz importante. Quando a vitamina C pura não se encontra oxidada, ela oferece todos os benefícios quando aplicada no rosto, além de agir estimulando a formação de novas fibras de colágeno, responsáveis por promover elasticidade, sustentação e firmeza na pele.
Renovação celular!
Outro benefício muito importante do ácido L-ascórbico acaba sendo seu papel na renovação celular. Em média, a pele passa por uma renovação a cada 28 dias. Assim, com o passar dos anos e avanço da idade, esse processo vai se tornando mais lento e espaçado. Ou seja, isso resulta em uma pele de aparência envelhecida.
Por fim, a vitamina C consegue acelerar o processo de renovação celular, o que melhora o aspecto da cútis. Dessa forma, o ativo também age promovendo o reforço da barreira cutânea. Com isso, melhora a capacidade de retenção de água pela pele, resultando em uma hidratação muito mais eficiente.
Contudo, para isso acontecer, é importante que a vitamina C pura se encontre na concentração mais adequada. Isso porque concentrações acima de 20% não trazem maiores benefícios, além de ainda poderem provocar irritações na pele. Além disso, precisa estar com um pH ácido (por volta de 3), que se mostrou mais eficaz para a pele. Assim como dito anteriormente, não pode ter sofrido oxidação.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments