Esses alimentos podem estar deixando o seu cabelo mais fraco e propenso à queda
Ter cabelos loiros durante o verão é uma combinação que dá aquele match. Contudo, manter os fios bonitos e, mais importante ainda, saudáveis no tom loiro durante esse período não é nada fácil. Pelo contrário… Pode ser algo bastante prejudicial. Contudo, para que você não evite de ter aqueles cabelos lindos, assim como quando recém-saídos do salão, você precisa dar atenção aos detalhes.
Dessa maneira, o Blog da UnicPharma separou todas as melhores dicas para que você mantenha um loiro lindo durante o verão. Confira tudo agora!
Água quente x cabelo loiro
Lavar o cabelo com água quente não é nada bom, ainda mais quando se trata do loiro. Dessa maneira, troque pela água morna na lavagem. Além disso, aposte em um shampoo específico, sendo ele mais ácido e com um pH mais baixo do que o cabelo, que acaba se tornando mais poroso e frágil. Com esses cuidados, os fios ficam com as cutículas mais fechadas e, consequentemente, mais fortes.
Assim como, aposte em máscaras capilares e um bom condicionador. Vale destacar que os produtos não precisam ser necessariamente de queratina. Afinal, existem opções vegetais, como a seda e a soja. Dessa maneira, esses tipos de máscaras ajudam a evitar o ressecamento e mantém os cabelos hidratados.
Cuidado com o sol!
Os cabelos acabam ficando mais sensíveis por conta da maior exposição ao sol. Contudo, aqueles fios que passaram por um processo de clareamento, mesmo que sutilmente, podem sofrer com mais ressecamento ainda. O maior causador dos danos aos fios é o sol, que faz com que as madeixas comecem a ficar secas, ressacadas e, após isso, extremamente ressecadas.
Faça tratamento!
Durante o verão é importante redobrar os cuidados com o cabelo loiro. Ou seja, invista em produtos voltados para o combate ao ressecamento. Os tratamentos nutritivos para cabelos secos e ressecados, além de bastante óleo, são essenciais. O óleo de argan, por exemplo, ajuda bastante.
Além disso, aposte em cremes/máscaras nutritivas. Dessa forma, a nutrição é a responsável por deixar o cabelo loiro com maciez. Assim, o indicado é que você intercale as linhas de reconstrução com as de nutrição. É importante também repor a água com produtos super hidratantes. Afinal, quando geralmente está se reconstruindo, o fio fica com aparência saudável, mas não com toque sedoso.
Cabelo loiro sofre com a ação do sol e dos raios UV!
Apesar de ser um tecido morto, diferente da pele, o cabelo acaba sofrendo com a ação do sol e dos raios UV. Aliás, o sol é um dos principais inimigos do cabelo loiro. Além de acelerar a oxidação da cor e envelhecimento fio, ele causa desbotamento e até mesmo manchas. Dessa maneira, é importante reduzir ao máximo a penetração dos raios solares na fibra capilar.
Assim, usar produtos com filtro UV, como leave-ins em creme, spray ou óleos, que são produtos sem enxágue e fáceis de reaplicar ao longo do dia, caso seja necessário. Esse produto, então, ajudará a evitar o efeito amarelado, que é causado pelo cabelo queimado e o desbotamento dos fios. Para isso, aposte em três ações: reconstruir, proteger do sol e deixar mais forte.
Chapinha e proteção térmica
Assim como dito anteriormente, o cabelo loiro acaba se tornando mais sensível e quebradiço. Dessa forma, para as mulher que não conseguem abrir mão de secadores e chapinhas, a proteção térmica é fundamental. Afinal, com o uso desses aparelhos, o fio sente o calor e pode até se partir com mais facilidade. Ou seja, como o uso de uma proteção, se cria um filme no fio, protegendo-o do calor excessivo.
Alguns condicionares e cremes de pentear, inclusive, já possuem essa função e se encontram disponíveis no mercado. Além de proteção térmica, eles dão força e brilho. Dessa forma, também é indicado o uso de cremes para modelar no verão, que conseguem dar um efeito mais natural e ajuda a dispensar o secador.
Cloro x cabelo loiro: mito ou verdade
Segundo pesquisas, o cloro não estraga a cor do cabelo, a deixando esverdeado. Contudo, o produto não é muito benéfico para o cabelo loiro. O cobre é o responsável por deixar o cabelo com a cor estragada, sendo um material muito utilizado em piscinas e chuveiros mais antigos. Porém, assim como dito, o cloro, que tem efeito antioxidantes, despigmenta a cor e deixa os fios desbotados.
A melhor dica para caso você queira tomar banho de piscina ou de mar é usar shampoos e leave-ins apropriados para o verão. Além disso, antes do mergulho, aplique algum óleo capilar ou leave-in. Após sair da água, então, enxágue os fios imediatamente com água doce e reaplique o seu finalizados com filtro UV. Ao chegar em casa, lave os cabelos e trate os fios com uma máscara antes do condicionador.
Por fim, é importante sempre ter um kit para ir até a praia, piscina, viagens e até um para se ter em casa. Vale destacar que os fios são mais delicados e para manter a saúde do seu cabelo loiro é preciso investir em produtos para o seu tipo de cabelo, além de muita atenção e dedicação.
Corte regularmente
Não apenas no verão, mas regularmente é indicado o corte de, no mínimo, as pontas. Essa ação evita com que as madeixas fiquem com um aspecto quebradiços e com aparência ressecada. Ou seja, busque aderir à essa prática, mesmo que sejam apenas as pontas dos fios.
Pode lavar com frequência?
O verão faz com a que a gente lave os cabelos com uma maior frequência. Seja por conta do calor ou pela quantidade de produtos que você usa diariamente nos fios, todos acabam lavando mais os fios no verão – e quem tem loiro também pode fazer o mesmo. Contudo, os cuidados são redobrados. Assim, na hora de usar os produtos, passe um shampoo adequado e nunca esqueça ou substitua o uso da máscara e do condicionador.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments