Skip to content
Bronzeado perfeito: como os alimentos podem ajudar

O verão chega e o bronzeado perfeito, consequentemente, vira a meta de muitas pessoas. Além de ser necessário muitos cuidados, a fim de evitar queimaduras, uma alimentação saudável pode ajudar você a obter resultados ainda melhores.

Dessa maneira, o Blog da UnicPharma separou as melhores dicas e os melhores alimentos para que você conquiste o bronzeado perfeito neste verão! Confira tudo!

Betacaroteno = segredo para o bronzeado perfeito

O nutriente que não pode faltar no seu cardápio durante o verão é o betacaroteno. Ele é o responsável por potencializar o efeito do bronze na pele, de uma maneira mais saudável. Presente em diversos alimentos, o betacaroteno consegue estimular a produção de melanina, pigmento que dá cor à pele. Além disso, protege contra os efeitos negativos da radiação solar.

Esse nutriente, assim como dito anteriormente, está presente em diversos alimentos. Os principais são cenoura, mamão, abóbora, beterraba e acerola. Além disso, se faz importante apostar em folhas verde-escuras, como rúcula, couve, espinafre, agrião e brócolis. Assim como, uma alimentação leve e saudável é essencial para encarar as altas temperaturas e deixa a pele bronzeada por mais tempo.

Função do betacaroteno

Além de colaborar e manter uma aparência mais jovial, esse nutriente colabora para a produção da melanina, que protege a pele dos raios ultravioletas. Assim como, também melhora a elasticidade. Ou seja, é um nutriente necessário e que deve estar presente no organismo.

Frutas

Antes de se expor ao sol, se você consumir damascos, manga, pimentão ou batata-doce, terá benefícios. Isso porque esses alimentos também conseguem ajudar a potencializar o bronzeado da pele. Além disso, fazem com que ela seja protegida durante a exposição solar. Frutas vermelhas, água de coco e chá verde, que contém ação antioxidante, ajudam bastante no pós-sol.

Quais alimentos consumir para ter o bronzeado perfeito?

São inúmeros os alimentos que conseguem fornecer uma melhora ao organismo, conquistando o bronzeado perfeito. Confira as principais opções!

Cenoura

Essa verdura é rica em vitamina C, além de carotenoides, como o licopeno, e o betacaroteno. Dessa forma, também tem outros pigmentos, como a clorofila. Ou seja, além de fornecer benefícios para você obter um bronzeado uniforme, tem ação antioxidante, protegendo a pele dos radicais livres e prevenindo o envelhecimento.

A cenoura e seu suco natural são excelentes opções para obter um bronze perfeito, além de duradouro. Para isso, ele precisa ser tomado durante ou até mesmo antes do verão, a fim de preparar a pele.

Beterraba

A beterraba é um dos alimentos que ajuda quem quer conquistar o bronzeado perfeito. Sendo um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, essa verdura também é um dos antioxidantes mais potentes. Dessa forma, ajuda a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e evitando o surgimento de diversas doenças.

Tomate

Rico em vitamina C e vitamina A, o tomate melhora a absorção de betacaroteno no organismo. Ou seja, também evita o envelhecimento precoce, pois é um forte antioxidante, assim como também ajuda a obter-se uma pele com o bronzeado perfeito e, inclusive, saudável.

Abóbora

A coloração é algo bastante presente nos alimentos que ajudam a manter e obter um bronzeado perfeito. A abóbora é um dos alimentos ricos em betacaroteno. Por isso, não só pode, como devem ser consumidos por pessoas que querem ficar com o bronze em dia – sempre sem deixar o protetor solar de lado.

Melancia

A melancia é um alimento rico em fibras e líquidos. Além disso, por conta de suas vitaminas A e C, permite a produção e absorção de betacaroteno, super indicado para quem quer ter um bronzeado natural. Além disso, é fundamental para o organismo, pois ajuda a hidratar o corpo, algo ótimo para a saúde da pele e do organismo. É essencial, principalmente, para os dois mais quentes.

Manga

Os alimentos amarelos e alaranjados são ótimas opções para quem quer bronzear o corpo. E a manga entra na lista de alimentos que ajudam a conquistar a cor perfeita. Além de ser uma fruta que proporciona um refresco para o verão, ela conta com as vitaminas A, C e E em sua composição. A última, por exemplo, é uma das principais aliadas para quem quer uma pele mais morena.

Além disso, a manga tem um poderoso antioxidante. Por isso, a fruta evita que a pele acabe ficando com aquele aspecto ruim após ser exposta por um longo período ao sol. Vale destacar que é importante não esquecer o protetor solar, que é essencial para evitar queimaduras ou outros problemas de pele mais grave.

Espinafre

Por fim, o espinafre, por mais que possa parecer um pouco inusitado, entra na lista dos alimentos ricos no betacaroteno. Além de ajudar a manter a alimentação mais saudável, incluindo as saladas na rotina, ele também proporciona melhores resultados na hora de ter um bronzeado mais bonito. Aliás, além dessa verdura, os vegetais verde-escuros possuem boas quantidades de betacaroteno, o que significa que ajudam a ter a cor desejada no verão.

Hidrate-se!

O verão necessita de uma boa hidratação. O bronzeado, inclusive, se mantém por um maior tempo quando a pele se encontra mais hidratada. Dessa maneira, além de cremes e outros produtos específicos, aposte nos alimentos que contribuam para essa função. Algumas frutas, como a uva e a melancia, assim como o ovo cozido, espinafre, abacate e oleaginosas ajudam. Aposte também nas frutas críticas, mas evite ter contato com o sol sem enxaguar-se bem!

Como manter o bronzeado por mais tempo

Para manter o seu bronzeado por mais tempo e evitar com que a pele descasque, aposte em alguns cuidados específicos. Uma boa dica é fazer uma esfoliação da pele alguns dias antes de se expor ao sol, fazendo com que haja uma remoção das células mortas do corpo. Assim como, é importante que você evite banhos muitos quentes. Beba bastante água e sucos ricos em vitamina A, C e do complexo B. Para intensificar o tom da pele, aposte em autobronzeadores.

Além disso, passe cremes hidratantes e nutritivos com abundância. Assim como, é fundamental o uso de protetor solar, mesmos nos dias nublados, pois a pele também queima em dias fechados. É importante lembrar que a exposição solar em excesso pode acabar causando problemas na pele, como rugas, manchas e até mesmo câncer. Ou seja, aplique o produto em todo o corpo cerca de 20 minutos antes de se expor ao sol. Reaplique a cada 2 horas.

Caso você tenha passado do ponto na hora de se bronzear e acabou ficando com a pele descascada e muito queimada, algumas coisas podem te ajudar. Um chá de camomila gelado, assim como azeite e água termal, estão entre as opções para remediar aquela vermelhidão do pós-sol. O azeite pode ser usado após o banho, que ajuda a amenizar as queimaduras. E, claro, tenha bastante cuidado!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *