Skip to content
Vitamina A: como incluir em sua rotina de beleza

Sabemos que as vitaminas são muito importante para um bom funcionamento do nosso organismo. Além de melhorar a qualidade das funções do corpo, a vitamina A tem bons resultados em relação aos cuidados diários, como, inclusive, a renovação celular. Ou seja, é uma boa opção para quem busca nutrição e saúde para a pele. Dessa forma, se torna um forte aliado para quem quer cuidar ainda mais da beleza.

Assim sendo, o Blog da UnicPharma separou todas as dicas em relação à vitamina A, como o que é, os seus benefícios e diferenciais, como a atuação direta contra a pele acneica. Não perca mais tempo e confira tudo!

Vitamina A

Contar com nutrientes para o cuidado diário pode proporcionar uma pele mais saudável e mais brilhosa. Além disso, é uma forte aliada para quem quer dar um adeus e se livrar das rugas, flacidez e linha de expressão. Contudo, vale destacar que não existe uma fórmula secreta, que conseguirá dar todos os nutrientes que a sua pele precisa para ficar perfeita. No entanto, você pode contar com aliados.

Entre os principais aliados para uma pele mais saudável e bonita está a vitamina A. Esse micronutriente é muito importante para manter, basicamente, a pele íntegra. Dessa forma, a sua responsabilidade é em relação à renovação celular. Assim como, também ajuda a produzir as novas fibras de colágeno da pele.

Além disso, a vitamina A conta com um efeito oxidante. Dessa maneira, a partir desse benefício, consegue ajudar a evitar a ação dos radicais livres nas células. Ou seja, contribui para impedir, por exemplo, o surgimento de doenças de pele.

Benefícios

Assim como dito acima, a vitamina A conta com diversos benefícios – claramente, esse nutriente precisa ser usado de uma maneira correta, o que, então, proporciona bons resultados. Entre os principais diferenciais e pontos positivos desse nutriente estão:

  • Ajuda na renovação celular;
  • Auxilia na produção das novas fibras de colágeno;
  • Proporciona melhora em relação à flacidez da pele;
  • Reduz as linhas finas de expressão;
  • É uma boa opção para o tratamento contra a acne;
  • Atua contra o fotoenvelhecimento.

Vitamina A: uso tópico ou via oral? Escolha bem!

Você já sabe que a vitamina A é uma boa opção para quem quer melhorar ainda mais a saúde da sua pele. Dessa maneira, o uso dessa vitamina pode ser tópico ou via oral. Assim sendo, essas duas opções acabam sendo recomendadas para funções diferentes em relação ao organismo.

De acordo com médicos especialistas, uma cápsula de vitamina A por via oral, por exemplo, é indicada para o tratamento de acnes inflamatórias. Ou seja, são boas opções para quem quer dar um fim à pele acneica.

Enquanto isso, em relação à vitamina A encontrada por meio de cremes, eles também ajuda no controle da acne. Contudo, os benefícios não param por aí. Dessa forma, você pode usar um creme que contenha com esse nutriente para a melhora de manchas e, inclusive, no tratamento de flacidez.

Vale destacar que quando há o uso tópico de vitamina A, o mais indicado é que esse seja realizado durante a noite. Assim sendo, pela manhã, você deve lavar bem o rosto, com, por exemplo, um sabonete neutro – e/ou específico para a sua pele. Além disso, não é nada indicado a exposição ao sol com o uso de retinóides.

Antes de fazer o uso da vitamina A por via oral, é preciso lembrar que se trata de uma medicação. Por isso, acaba se fazendo necessário muito cuidado. Dessa maneira, em relação a mulheres grávidas e lactantes, o médico obstetra deve prescrever a medicação – além de ser algo indicado na consulta. Afinal, ele pode causar danos ao embrião ou feto durante a gestação.

Como potencializar o uso da vitamina A

Apesar de seus bons resultados, você sabia que acaba sendo possível melhorar ainda mais os efeitos da vitamina A. Dessa maneira, é uma boa opção associar esse nutriente com o uso de hidratantes. Para isso, por exemplo, é importante associar o creme – tanto no tratamento via oral, como com o uso tópico. Afinal, a vitamina A consegue agir diretamente no controle da secreção das glândulas sebáceas. Ou seja, a partir do seu uso, acontece um maior ressecamento da pele.

Dessa maneira, uma boa dica é escolher um bom creme hidrante e que atenda todas as necessidades da sua pele. Afinal, com o uso da vitamina A, os melhores resultados possíveis podem acabar sendo obtidos.

Como usar a vitamina A em peles acneicas

Sabemos que a acne e os cravos podem se tornar os inimigos de qualquer pele. Dessa maneira, conhecer formas de dar adeus a esse problema acaba sendo fundamental. Segundo especialistas da área dermatológica, a vitamina A conta com um retinóide derivado, a isotretinoína, que vem sendo bastante utilizada para o tratamento da acne.

Afinal, isso acontece porque esse derivado interfere na atividade da glândula sebácea, o que leva à redução do tamanho dessa glândula em mais de 90%. Basicamente, por conta de substâncias, como o retinol, a vitamina A aumenta as funções antioxidantes do corpo, estimulando a renovação das células.

A partir disso, então, esse micronutriente faz com que o organismo consiga reduzir a secreção sebácea. Isso, de certa forma, faz com que haja uma alteração no microambiente folicular. Dessa forma, diminuiu a quantidade de bactérias e reduz a capacidade de causa inflamação.

Resumidamente, por conta do retinol, a vitamina A, que é um potente antioxidante e um forte estimulante da renovação celular, ajuda a regular a produção de sebo. Dessa forma, o organismo consegue evitar que os poros fiquem entupidos e inflamados. A partir disso, a pele fica menos oleosa e, consequentemente, com menores chances de contar com acnes e cravos.

Vitamina A = nutrição

Sabem os que a nutrição é algo fundamental, principalmente para quem quer uma pele bem macia, com suavidade, além cabelos sedosos naturalmente. Dessa maneira, isso faz com que o bem-estar surja com tudo.

Ou seja, para ter bons resultados, mantendo a saúde e o bem-estar, não basta apenas utilizar produtos com vitamina A. É preciso uma rotina de exercícios físicos, assim como uma alimentação saudável.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *