skip to Main Content
Queda de cabelo? Essas dicas podem te ajudar!

Embora a genética desempenhe um papel no crescimento e na queda de cabelo, vários outros fatores também entram em jogo. E embora não exista uma fórmula mágica para o crescimento instantâneo do cabelo, existem passos que você pode tomar para aumentar a saúde e o crescimento do seu cabelo.

Comer uma dieta saudável que inclui nutrientes essenciais, bem como proteína adequada é fundamental. O uso de certos produtos e tratamentos pode promover o crescimento do cabelo. Diminuir os tratamentos térmicos e o processamento químico também pode ajudar.

Se você estiver preocupado com a perda de cabelo ou tiver problemas para fazer o cabelo crescer, converse com um médico sobre por que isso pode estar acontecendo.

A dermatologista certificada pelo conselho, Dra. Sapna Palep, da Spring Street Dermatology, diz que o uso da terapia com PRP em pacientes com queda de cabelo se mostrou promissor.

Embora sejam necessários mais estudos controlados, um estudo descobriu que o PRP pode servir como uma opção de tratamento eficaz para a perda de cabelo.

“PRP é um tratamento inovador que usa injeções de uma concentração de plaquetas do próprio paciente para restaurar e acelerar o crescimento do cabelo”, disse Palep. “As plaquetas são proteínas derivadas da própria corrente sanguínea e do DNA que podem agir como uma célula-tronco quando colocadas de volta no corpo”.

As injeções de PRP no couro cabeludo podem despertar folículos capilares adormecidos, resultando em mais crescimento capilar.

Os tratamentos podem ser uma vez por mês, por 3 meses, e depois a cada 6 meses para manutenção, de acordo com o estudo acima.

Mantenha o calor

O calor de ferros de ondulação, secadores de cabelo e chapinhas pode danificar o cabelo e causar quebra. Embora evitar completamente o estilo de calor possa não ser uma opção, você pode tentar limitar a frequência com que usa essas ferramentas.

Diminuir a temperatura das ferramentas de modelagem aquecidas também pode ajudar a reduzir os danos ao cabelo.

Além disso, de acordo com uma revisão de pesquisa de 2019 usar um produto protetor de calor antes de usar uma ferramenta de modelagem aquecida pode reduzir significativamente a quebra do cabelo.

Os tratamentos térmicos funcionam formando uma barreira protetora que ajuda a evitar a perda de umidade ao usar ferramentas aquecidas.

Converse com um médico sobre minoxidil

Vanessa Thomas, química cosmética e fundadora da Freelance Formulations, diz que alguns ingredientes, como o minoxidil, foram testados clinicamente para o crescimento do cabelo e mostraram resultados positivos.

Minoxidil é usado para tratar a perda de cabelo hereditária na parte de trás da cabeça e é o ingrediente ativo do Rogaine.

“Alguns produtos que contêm minoxidil não precisam de receita médica se a concentração de minoxidil estiver abaixo de uma certa porcentagem”, disse Thomas. No entanto, qualquer produto que use esse medicamento deve ser registrado na Food and Drug Administration (FDA).

Rogaine não funciona para todos e pode levar de 3 a 6 meses para ver os resultados.

Vá com calma ao pintar o cabelo

“Quando tingimos nosso cabelo e alteramos a textura com produtos químicos, esses processos podem estressar o cabelo e fazer com que ele quebre”, disse Thomas.

“Mas quando atenuamos esses processos, o cabelo quebra menos e pode parecer que está crescendo mais rápido”, acrescentou ela.

De acordo com um relatório de 2021, tinturas permanentes podem remover os ácidos graxos naturais que compõem o cabelo. Esses corantes podem causar mais danos do que as opções não permanentes.

Aplique antioxidantes no couro cabeludo

Estudos clínicos mostram que a aplicação de antioxidantes no couro cabeludo pode reduzir significativamente a perda de cabelo e melhorar a condição do couro cabeludo.

Em 8 semanas, as mulheres que usaram xampu ou tratamento sem enxágue no couro cabeludo contendo o antioxidante piroctona olamina aumentaram significativamente a quantidade de cabelo e melhoraram as condições do couro cabeludo do que as mulheres que usaram formulações de placebo.

Mais 24 semanas, teve resultados semelhantes. Homens e mulheres que usaram um tratamento sem enxágue no couro cabeludo contendo piroctona olamina e outros antioxidantes experimentaram significativamente menos perda de cabelo do que os participantes que usaram um tratamento placebo.

Os pesquisadores acreditam que esses ingredientes podem melhorar e proteger a barreira do couro cabeludo, resultando na redução do afinamento do cabelo.

Prevenir a quebra do cabelo

A quebra do cabelo, juntamente com o ressecamento e o frizz, pode ocorrer quando as escamas que mantêm os fios juntos nas cutículas internas do cabelo se desfazem.

Para impedir que isso aconteça, tente fazer o seguinte:

  • comer uma dieta rica em nutrientes que fortalecem o cabelo, como ferro, zinco e ácido fólico
  • aplicando xampu principalmente no couro cabeludo
  • usando condicionador
  • ao secar o cabelo com a toalha, secar o cabelo em vez de esfregá-lo
  • deixar o cabelo secar ao ar em vez de usar um secador, se possível
  • evitando o excesso de escovação
  • usando uma escova com cerdas naturais apenas ao pentear o cabelo

Apare o cabelo regularmente

Aparar o cabelo a cada poucos meses pode impulsionar o crescimento de um cabelo saudável. Ele remove as pontas duplas, evitando que se espalhem mais pelos fios e causem a quebra do cabelo.

O que os cortes regulares não farão, apesar da crença popular, é fazer seu cabelo crescer mais rápido. Seu cabelo cresce cerca demeia polegada, não importa quantas vezes você o corte.

Proteja seu cabelo enquanto dorme

Para ajudar a promover cabelos saudáveis ​​enquanto você dorme , tente o seguinte:

  • Certifique-se de dormir o suficiente – geralmente de 7 a 9 horas. Não dormir o suficiente diminui a produção de melatonina do seu corpo, um hormônio que desempenha um papel na regulação do crescimento do cabelo .
  • Use uma fronha de seda ou cetim para ajudar a evitar o atrito, o puxão e o emaranhado que podem causar a quebra do cabelo, especialmente se você tiver cabelos compridos.
  • Não vá dormir com o cabelo molhado. Deitar no cabelo molhado pode enfraquecer os fios e levar à quebra ou ao emaranhado.

Reduza o estresse

O estresse crônico pode levar à perda de cabelo. Isso pode fazer com que seus folículos entrem em uma fase de repouso durante a qual eles perdem cabelo em vez de crescer novos fios.

A seguir estão algumas maneiras naturais de reduzir o estresse :

  • exercício
  • meditar
  • escrever em um diário
  • comer uma dieta saudável

Perguntas frequentes

A seguir estão as respostas para algumas perguntas comuns sobre como fazer o cabelo crescer mais rápido e mais forte.

Como posso aumentar a densidade do meu cabelo?

Embora você não possa alterar o número de folículos capilares que possui, pode naturalmente ajudar a aumentar a densidade do cabelo comendo uma dieta bem equilibrada que inclua nutrientes para o crescimento do cabelo, como biotina, vitamina C e proteína. Reduzir os danos ao cabelo evitando tinturas permanentes e evitando secar o cabelo com calor também pode ajudar.

Alternativamente, o transplante de cabelo, como um transplante de unidade folicular (FUT) ou extração de unidade folicular (FUE), pode aumentar a densidade do seu cabelo.

Em que época o cabelo humano cresce mais rápido?

Há muito pouca pesquisa sobre o crescimento sazonal do cabelo. Um mais velho de 1991, descobriram que para 14 homens brancos no Reino Unido, o crescimento do cabelo atingiu o pico em março e atingiu seu ponto mais baixo em setembro. No entanto, estudos maiores e mais diversificados são necessários para apoiar isso.

Ao contrário do mito popular, não há evidências científicas de que o cabelo cresça mais rápido no verão.

Como parar a perda de cabelo após a perda de peso?

Um dos efeitos colaterais da perda de peso pode ser a perda de cabelo também. Entre outros fatores, isso pode ser causado por uma deficiência de nutrientes como ácidos graxos, proteínas e zinco.

Assim, para ajudar a prevenir a perda de cabelo, evite dietas radicais , dietas muito baixas em proteínas e outras dietas restritivas.

Quais penteados promovem o crescimento saudável do cabelo?

Como resultado, embora não haja um penteado que ajude a crescer o cabelo saudável, estilos naturais que não precisam de muita manutenção podem evitar danos aos folículos.

Assim, penteados que podem danificar seu cabelo incluem rabos de cavalo, coques e trancinhas. Bem como, evite puxar o cabelo com elásticos, presilhas, faixas de cabelo ou qualquer outro acessório que estressa as raízes. Aliás, caso contrário, pode levar à perda de cabelo.

Foto Destaque: Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.