Recentemente, a ex-BBB Thaís Braz, que participou da edição de 2021 do reality, realizou um procedimento para reduzir o tamanho de sua testa. Ela reclamava muito sobre, sempre declarando que era algo que a deixava insegurae acabava, inclusive, sendo o motivo para diminuir a sua autoestima. Atualmente, muitas pessoas podem não sentir muita segurança em relação às suas imagens. Porém, novas técnicas, como a própria frontoplastia, ajudam a trazer uma segurança para a pessoa se olhar no espelho.
Por isso, o Blog da Unicseparou tudo sobre esse procedimento!
O que é a frontoplastia?
A frontoplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo principal diminuir o tamanho da testa. Dessa maneira, faz com que o rosto se torne mais simétrico ou elevando as sobrancelhas. Também pode diminuir as rugas e as linhas de expressão. Assim, pode acabar sendo associada com outros procedimentos estéticos, como a blefaroplastia, por exemplo.
A frontoplastia é um procedimento considerado simples. Dessa maneira, pode acontecer sob anestesia local ou geral – isso depende do objetivo da cirurgia. Além disso, deve-se realizar com um cirurgião plástico especializado.
Sobre a recuperação, acaba sendo simples. Dessa forma, apenas se indica que a pessoa fique em repouso. Além disso, também haverão cuidados com a cicatriz, de acordo com a orientação médica. Assim, geralmente, envolve a higienização do local e a aplicação de uma pomada cicatrizante.
Quando deve ser realizada?
Normalmente, a frontoplastia acaba sendo indicada por fins estéticos, principalmente quando a pessoa deseja diminuir o tamanho da testa. Dessa forma, tem como um dos objetivos tornar o rosto mais proporcional e simétrico. Além disso, pode combater os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão. Para esses fins, é feito ao elevar as sobrancelhas.
Antes do procedimento, se faz importante uma avaliação com um cirurgião plástico, a fim de conhecer o melhor objetivo e técnica a se utilizar. Afinal, tudo varia de acordo com a vontade do cliente. Além disso, o tratamento, características da pele e a estrutura do rosto. Além disso, pode haver a necessidade de complementar a frontoplastia com outros procedimentos cirúrgicos, como a blefaroplastia, por exemplo – feita para retirar o excesso de gordura das pálpebras e levantar o olhar.
Qual a melhor técnica?
Assim como dito anteriormente, a frontoplastia pode acontecer sob anestesia local ou geral, dependendo do tipo da cirurgia. Além disso, pode-se realizar através de duas técnicas.
A frontoplastia com incisão coronal é o tipo mais comum realizada. Dessa maneira, com anestesia geral, consiste na realização de um corte no couro cabeludo, atrás da linha de implantação do cabelo, o que pode deixar uma cicatriz.
Enquanto isso, a frontoplastia endoscópica consiste em pequenas incisões no couro cabeludo, atrás da linha de implantação dos fios de cabelo. Esse procedimento tem um menor tempo de recuperação e de inchaço pós-operatório. Além disso, há uma menor chance da perde temporária da sensibilidade no local. No entanto, se trata de um procedimento mais caro e mais demorado.
Em geral, depois da realização do corte, o cirurgião plástico realiza o descolamento do couro cabelo. Assim, após preservar nervos e vasos locais, realiza-se a remoção de uma faixa do couro cabelo (no caso da diminuição de teste) e o reposicionamento da peleno local correto. O tempo da cirurgia varia de acordo com o procedimento cirúrgico e sua complexidade. No entanto, pode durar entre 30 minutos e 3 horas.
Como é a recuperação de uma frontoplastia?
Depois de realizar a cirurgia, é indicado que a pessoa fique no hospital até que o efeito da anestesia passe. Assim sendo, o paciente pode receber a alta, inclusive, no mesmo dia. No entanto, indica-se que a pessoa faça repouso por cerca de 48 horas. Além disso, não deve ficar abaixando a cabeça e pode ser indicado que se evite a prática de atividades físicaspor até 30 dias.
Após o procedimento, é possível que a pessoa apresente um leve inchaço no rosto. No entanto, pode durar até 10 dias. Dessa maneira, tende a melhorar ao longo do tempo à medida que acontece a cicatrização. Além disso, pode ocorrer uma diminuição da sensibilidade no local da cicatriz, o que pode durar até cerca de 3 meses ou até mesmo de forme permanente.
No entanto, em alguns casos, pode-se indicar que a pessoa use uma faixa para evitar a exposição da cicatriz. Além disso, a mesma ajuda a garantir o resultado do procedimento. Dessa maneira, pode acabar sendo recomendada a realização de uma higienização diária do couro cabelo e da cicatriz. Além disso, a aplicação de uma pomada anti-inflamatória e cicatrizante pode acabar sendo indicada em algumas situações.
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments