Se você notou que depois de comer certos alimentos, você tem coceira…
Proteínas se mostram eficazes na diminuição do hormônio da fome
Um estudo americano publicado na revista científica Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism sugere que o consumo de proteínas reduz o nível de hormônio da fome, a grelina. O efeito que o nutriente exerce sobre a grelina seria a explicação para a perda de peso provocada por dietas ricas em proteínas.
O hormônio é produzido pelo estômago e atua no cérebro, dando a sensação de fome quando estamos de barriga vazia. Ao ingerir alimentos, a secreção de grelina diminui, acabando com a sensação de fome.
Na pesquisa, o nível de grelina de 16 participantes saudáveis foi avaliado depois da ingestão de líquidos ricos em três nutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. Os resultados indicaram que o consumo do líquido à base de proteínas teve maior efeito na supressão da grelina em um período de seis horas.
Os carboidratos se destacaram na supressão do hormônio nas três primeiras horas após o consumo do líquido. Porém, nas três horas seguintes, o nível de grelina voltou a subir além do nível considerado normal.
Devido ao pequeno número de participantes, o estudo ainda não pode ser considerado conclusivo. Além disso, alimentos comuns precisam ser testados. Contudo, a pesquisa ajuda a identificar os mecanismos que contribuem para a perda de peso nas dietas ricas em proteínas e o aumento naquelas ricas em gorduras.
A dieta rica em proteínas é indicada a você?
Antes de dar a largada a qualquer tipo de dieta, é importante analisar a proposta do cardápio e verificar se ele se encaixa às suas preferências alimentares. Na dieta rica em proteínas, a restrição de carboidratos é um fator determinante, constata a nutricionista, Roberta Stella.
Caso esteja interessado na dieta, pense como você se sentiria sem batata, arroz, macarrão ou pão? Se a resposta for que estes alimentos, ricos em carboidratos, não farão grande falta, siga em frente na dieta das proteínas.
Roberta aconselha ainda a analisar se a correria do dia-a-dia permite que você siga um cardápio rico em proteínas. Verifique a possibilidade de encontrar os alimentos permitidos na dieta nos lugares que você mais freqüenta . Para não usar a desculpa de que só encontra alimentos não permitidos para fazer os lanches intermediários, mantenha os alimentos permitidos sempre por perto.
Tenha sempre no escritório, na porta da geladeira e na bolsa, uma pequena lista com os alimentos permitidos na dieta. Na dúvida, basta consultá-la para saber o que é possível ingerir na fase em que se encontra a dieta , orienta a nutricionista.
Vale lembrar que a dieta rica em proteínas não exclui a ingestão de legumes e frutas. Porém, dependendo da fase em que se encontra, alguns deles poderão ser restringidos ou até banidos. A ingestão de bebidas alcoólicas é proibida, incluindo o vinho.
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
This Post Has 0 Comments