Skip to content
páscoa

A Páscoa é uma das datas mais gostosas do ano. No entanto, a celebração conta com muitos alimentos específicos, como, por exemplo, o chocolate e o bacalhau. Apesar de deliciosos, mas, ao mesmo tempo, quando são consumidos em excesso podem prejudicar a dieta.

No entanto, isso não significa que você não precisa se privar de aproveitar esse momento. Dessa forma, sabendo disso, o blog da UnicPharma separou algumas dicas de como você pode aproveitar a Páscoa sem chutar tanto o balde. Quer saber mais, acompanhe a seguir!

Páscoa: chocolate ou não?

Assim como dito acima, você pode comer os pratos tradicionais do período de Páscoa sem que você saia do seu padrão de alimentação. Ou seja, se você segue uma dieta, é possível combinar o chocolate e o bacalhau, por exemplo, com uma alimentação mais balanceada.

No entanto, é muito importante que você sempre busque o equilíbrio. Afinal, quando falamos em alimentação balanceada e dieta saudável, estamos falando de um dos quesitos mais fundamentais quando o assunto é alcançar o bem-estar e, inclusive, o bem-estar que muitas pessoas buscam quando promovem esta mudança de hábitos.

Para equilibrar e não ir muito além do que você quer na Páscoa, o segredo é, principalmente, possui um bom plano alimentar, a fim de que ele seja encaixado na sua rotina. Porém, ao mesmo tempo, nunca imponha provações ou restrições. Ou seja, se neste período a vontade de comer chocolate for maior, se permite, mas coloque um limite.

Basicamente, a grande dica para não fugir da sua meta é sempre combinar escolhas flexíveis com alternativas inteligentes.

Chocolate ao leite, branco ou meio amargo?

A hora de escolher o chocolate é um momento importante. Afinal, existem diversas alternativas no mercado, como, por exemplo, os chocolates amargos, ao leite, brancos ou meio amargo. Por isso, é muito importante ter bastante cuidados em relação a qual escolher.

O chocolate é considerado ao leite se o percentual de massa de cacau varia entre 15% e 30%. O restante, por exemplo, é manteiga de cacau, açúcar, leite em pó, emulsificante, leite, entre outros. Ele, geralmente, é o consumido, pois é o que mais agrada o paladar de grande parte das pessoas que está acostumada com doces. Basicamente, é rico em açúcar, gordura e leite.

Enquanto isso, o meio amargo é aquele que conta com, no mínimo, 45% de massa de cacau. Geralmente, ele varia entre 50 e 60%, tendo um teor maior de cacau – o restante é manteiga de cacau e açúcar. No entanto, grande parte ainda conta com muito leite, gordura e açúcar na composição.

Aqueles chocolates que têm teor de cacau acima de 50% são aqueles que conta com um melhor perfil nutricional, além de mais nutrientes. Esse percentual é de até 100% de massa de cacau, mas fica impossível de comer. Assim sendo, as opções de 70% são aquelas mais indicadas. Por fim, o chocolate branco é feito da manteiga do cacau. No entanto, é aquele que conta com mais gordura e é a opção menos indicada entre todas as alternativas.

Como consumir?

Depois de já escolher o chocolate, é hora de comer. Algumas alternativas podem reduzir o impacto das calorias. Assim sendo, uma dica é consumi-lo com frutas picadas. As mais indicadas são: banana, morango, kiwi e uva verde sem caroço. Isso porque essas frutas podem enriquecer a sobremesa e/ou lanche por conta das fibras, o que faz com o açúcar absorvido pelo organismo seja mais lenta em coração com o consumo puro de chocolate.

Além disso, prefira sempre comer o chocolate como sobremesa, principalmente depois das grandes refeições. Afinal, como você já vai estar saciado pela comida, é muito difícil que você consiga comer o chocolate em grandes quantidades.

E se eu ganhar muitos chocolates?

A tradição da Páscoa está relacionada a presentear os entes queridos com chocolate. Então, se você ganhar muitos chocolates ou ovos de chocolate, pense em dar e dividir com os amigos. Aqueles que você já abriu, quebre em pedaços menores e, posteriormente, guarde em um pote na geladeira e até no freezer. Dessa maneira, quando você tiver vontade, é possível pegar um pedacinho.

Outras dicas

Sempre saboreie o chocolate. Deixe ele na boca por um tempo maior. Dessa maneira, essa atitude, além de saciar a vontade de comer doce, isso também faz com que o consumo seja em porções muito menores em coração com um chocolate que está em temperatura ambiente.

Assim também, é muito importante prestar atenção aos rótulos. Por exemplo, por mais que não possuam açúcar, os chocolates diet podem conter uma grande quantia de gordura. Ou seja, isso não os torna necessariamente uma opção mais favorável para quem busca a perda de peso.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *