Skip to content
ora-pro-nobis

Já ouvir falar na planta ora-pro-nóbis? Apesar do nome complicado, ela é encontrada em solo brasileiro em abundância e pode trazer inúmeros benefícios para a saúde . Tem, em sua composição, inúmeras substâncias importantes para o nosso organismo.

Dessa maneira, o Blog da UnicPharma separou tudo sobre essa planta. Confira agora!

O que é o ora-pro-nóbis

Considerada como uma planta comestível não convencional, a ora-pro-nóbis é uma planta nativa e abundante em solo brasileiro. Plantas deste tipo, como a bertalha ou a taioba, são uma espécie de “mato” comestível e com alto valor nutricional. Dessa maneira, podem ser encontradas em terrenos baldios e canteiros.

O seu nome científico Pereskia aculeata, e suas folhas ricas em fibras e proteínas podem ser consumidas em saladas, na sopa, ou misturada no arroz. Contém na sua composição aminoácidos essenciais como a lisina e o triptofano, fibras, minerais como fósforo, cálcio e ferro e vitaminas C, A e do complexo B, o que a torna muito popular entre os adeptos de uma alimentação variada e sustentável.

Em muitas regiões a ora-pro-nóbis é cultivada mesmo em domicilio, no entanto, também é possível comprar a folha da ora-pro-nóbis em lojas de produtos naturais, nas formas desidratada ou em pó como farinha. Apesar da ora-pro-nóbis ser uma opção bem econômica para enriquecer as refeições e, ter se mostrado uma ótima fonte de nutrientes, ainda faltam mais estudos com evidências científicas para comprovar esses benefícios.

Benefícios

A ora-pro-nóbis é considerada uma fonte de nutrientes barata e muito nutritiva, principalmente por ser rica em proteína, vitaminas e fibras para um bom funcionamento do intestino. Assim, alguns dos possíveis benefícios desta planta incluem:

Ser fonte de proteína

A ora-pro-nóbis acaba sendo uma ótima opção de fonte proteica vegetal. Isso porque cerca de 25% de sua composição total é de proteínas. A carne, por exemplo, tem em sua composição aproximadamente 20%. Isso faz com que a ora-pro-nóbis se torne “carne do pobres”. Também apresenta um nível proteico alto quando comparada com outros vegetais, como por exemplo o milho e o feijão. Contém aminoácidos essenciais ao organismo, sendo o mais abundante o triptofano com 20,5% do total de aminoácidos triptofano, seguido pela lisina.

Isso faz com que a ora-pro-nóbis seja uma boa opção na dieta, para enriquecer teor proteico, principalmente às pessoas adeptas a um estilo de vida diferente, como o veganismo e vegetarianismo por exemplo.

Auxiliar no emagrecimento

Devido a sua quantidade proteica e por ser rica em fibras, a ora-pro-nóbis ajuda no emagrecimento pois promove a saciedade, além de ser um alimento com poucas calorias.

Melhorar o funcionamento do intestino

Devido a grande quantidade de fibras, o consumo de ora-pro-nóbis ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, a formação de pólipos e, até mesmo tumores intestinais.

Prevenir a anemia

A ora-pro-nóbis possui uma grande quantidade de ferro em sua composição, sendo uma maior fonte deste mineral quando comparada a outros alimentos considerados fontes de ferro, como por exemplo, a beterraba, a couve ou o espinafre. No entanto, para a prevenção da anemia, o ferro deve ser absorvido junto com a vitamina C, outro componente presente em grande quantidade neste vegetal. Sendo assim, as folhas de ora-pro-nóbis podem acaba sendo consideradas um bom aliado para prevenir a anemia.

Evitar o envelhecimento

Devido a grande quantidade de vitaminas com poder antioxidante, como por exemplo as vitaminas A e C, o consumo de ora-pro-nóbis ajuda a diminuir ou até mesmo inibir os danos causados nas células. Isto ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, auxilia na saúde do cabelo e unhas, além de melhorar a visão. Por ser rica em vitamina C, também auxilia no fortalecimento da imunidade.

Fortalecer os ossos e dentes

A ora-pro-nóbis ajuda a fortalecer os ossos e dentes, pois tem na composição de suas folhas uma boa quantidade de cálcio, são 79 mg em cada 100 g de folha, o que é um pouco mais da metade do leite, que oferece 125 mg por 100 ml. Embora não substitua o leite, pode acaba sendo usado como um complemento.

Como consumir

Suas folhas suculentas e comestíveis podem ser facilmente incluídas na alimentação, sendo usadas em várias preparações como farinhas, saladas, recheios, refogados, tortas e massas alimentícias. O preparo da folha da planta é relativamente simples, pois é feito como qualquer verdura normalmente utilizada na culinária.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *