Skip to content

Ora-pro-nóbis é um excelente alimento nutritivo que tem sido consumido pelos brasileiros há séculos. É classificada como uma planta alimentícia não convencional. Tem muitas propriedades nutricionais, ricas em proteínas, vitaminas e fibras.

Considerada nativa do nosso país, a planta ainda é pouco consumida por uma boa parte da população que desconhece seu valor nutricional e seu uso culinário. Na Ora-pro-nóbis, tudo é usado, desde flores, folhas, frutas e brotos.

Ajuda na função intestinal adequada

Ora-pro-nóbis é rico em fibras. Para cada 100 gramas, há cerca de 4,88 gramas de fibra, o que ajuda a regular o organismo, causando a necessidade regular de necessidades fisiológicas.

Assim, reduz o risco de constipação, entre outros problemas de saúde. Vale ressaltar que essas fibras também são gatilhos de saciedade, impedindo a ingestão descontrolada de alimentos.

Ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Por ter uma boa concentração de vitaminas A e C, esta planta ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Dessa forma, evita várias doenças que se aproveitam da nossa baixa imunidade. O consumo frequente também ajuda na saúde da pele, prevenindo o envelhecimento prematuro e até mesmo a saúde dos olhos.

Com a ação da vitamina C, aumenta a absorção de ferro e contribui para o desenvolvimento de anticorpos. Esses anticorpos nos ajudam a evitar resfriados e gripes e também têm um efeito antioxidante que protege as células.

Tem propriedades de desintoxicação

Entre as propriedades terapêuticas presentes no Ora-pro-nóbis, destaca-se a capacidade de ajudar a limpar nosso organismo. Assim, tem uma função de desintoxicação, removendo toxinas do nosso corpo.

A planta ainda é um excelente e poderoso anti-inflamatório. Ajuda nos processos de cicatrização, ajudando na regeneração tecidual e cicatrização de feridas na pele.

Ajuda na saúde do coração

Os cuidados cardíacos são importantes e o Ora-pro-nóbis é rico em magnésio e cálcio, que são essenciais para a saúde do nosso coração. A planta tem muito mais concentração dessas propriedades do que outros alimentos convencionais.

Portanto, o uso constante de Ora-pro-nobis em sua comida é uma maneira de você poder proteger seu coração de problemas que possam surgir ao longo do tempo.

Ora-pro-nóbis e mais benefícios

Adequado para a dieta de vegetarianos e veganos, o ora-pro-nobis, para quem não sabe, é um tipo de planta trepadeira altamente nutritiva: tem um alto teor de proteínas, fibras, vitaminas e minerais importantes. Tem folhas verdes escuras e macias, que podem ser usadas na preparação de saladas e chás. Além disso, o ora-pró-nobis tem espinhas em sua extensão e, portanto, seu manuseio deve ser feito com muito cuidado.

1. Ora-pro-nóbis tem um alto teor de proteína, atuando como substituto da carne

Como tem um alto teor de proteína, o ora-pro-nobis é um dos alimentos mais adequados para a dieta vegetariana, funcionando como um excelente substituto da carne. Por causa disso, também é popularmente chamado de “carne dos pobres”. Vale ressaltar que as proteínas são fundamentais para a saúde dos músculos, ajudam na composição da pele, do cabelo e são importantes para a imunidade. Ou seja, é essencial consumir esse nutriente diariamente! Que tal usar ora-pro-nobis para compor uma salada verde muito nutritiva?

2. É uma fonte de fibra, sendo importante para a saúde do sistema digestivo

O ora-pro-nobis também se destaca por ser uma fonte de fibras – nutrientes que garantem a saciedade e são fundamentais para o bom funcionamento do sistema digestivo. A fibra também ajuda a controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue (sendo essencial para a dieta diabética) e contribui para a saúde do sistema circulatório. Portanto, nossa sugestão é sempre consumir alimentos ricos nesse nutriente.

3. A planta tem propriedades de desintoxicação, anti-inflamatórias e curativas

Como todas as plantas medicinais, o ora-pro-nobis tem propriedades terapêuticas muito importantes: funciona como um agente de desintoxicação, ajudando a limpar o corpo (ou seja, ajuda a eliminar toxinas) e também atua como um anti-inflamatório natural. Além disso, este vegetal tem potencial cicatrizante – ou seja, ajuda a regenerar tecidos e recuperar feridas na pele.

4. Fortalece a imunidade, pois é uma fonte de vitaminas A, C e B

As folhas de Ora-pro-nobis também são ricas em vitaminas essenciais, que ajudam a fortalecer a imunidade. A vitamina A, em particular, é importante para a saúde da visão (ajuda a prevenir a doença da córnea, por exemplo) e tem ação antioxidante (sendo importante para a saúde da pele).

A vitamina C, por sua vez, ajuda a aumentar a absorção de ferro, contribui para a produção de anticorpos (prevenção de resfriados e gripes) e, por ter um efeito antioxidante, ajuda a proteger as células. As vitaminas do complexo B são importantes para o funcionamento dos sistemas nervoso, circulatório e imunológico. Como fonte de todas essas vitaminas, o ora-pro-nobis se destaca como um vegetal altamente nutritivo e pode fazer parte da dieta de todos.

5. Ora-pro-nobis é uma fonte de cálcio, ferro e fósforo

O ora-pro-nobis (também conhecido como orabrobó) é uma planta rica em minerais importantes: cálcio, ferro e fósforo. Portanto, nossa sugestão é usá-lo para enriquecer saladas, sucos verdes e outras receitas. Cálcio e fósforo, por exemplo, trabalham juntos para fortalecer ossos e dentes. O ferro, por outro lado, é responsável pelo transporte de oxigênio nas células, ajuda na produção de colágeno e elastina (proteínas importantes para a pele) e é importante para a imunidade.

Como usar ora-pro-nobis diariamente?

Amplamente utilizado na culinária mineira, o ora-pro-nobis é indicado para a preparação de saladas, omeletes, risotos, smoothies, sucos e chás. Outra dica interessante é desidratar e moer as folhas para fazer uma espécie de farinha nutritiva. Este ingrediente pode ser usado na preparação de massas e bolos.

Foto Destaque: Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *