Skip to content

Mudar os hábitos alimentares é o segredo para perder a barriga

Mais do que um problema estético, a famosa barriguinha pode ser sinal de alerta de que algo não vai bem com a sua saúde.
Só para ter ideia, diversas entidades internacionais e nacionais, como a Organização Mundial da Saúde –  OMS e a Federação Internacional de Diabetes,  postulam que uma circunferência abdominal igual ou maior que 94cm em homens e 80cm em mulheres está relacionada a maior risco cardiovascular.
Então, perder a barriga passa a ter maior importância do que apenas entrar naquela calça com número menor, certo?
A Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) diz que não há dúvidas de que fazer o organismo queimar mais calorias do que se consome é a fórmula ideal para o emagrecimento do corpo como um todo.
A maneira de fazer isso acontecer pode variar bastante de uma pessoa para outra, dependendo de vários fatores, dentre eles: grau de obesidade, patologias associadas, condicionamento físico,etc.  mas a mudança nos hábitos alimentares é uma das alternativas mais bem-sucedida.
Não falta alarde sobre o “poder” de dietas da moda, que normalmente são restritivas, artificiais e rígidas demais. Além disso, o efeito delas tende a ter um prazo de validade, ou seja, você vai perder a barriga, mas ela pode reaparecer rapidamente. Nem vale a pena considerar!
Agora, seguir um planejamento alimentar mais flexível, que vá além da quantidade de calorias, que respeite as suas preferências alimentares, sua saúde e o seu estilo de vida, é a chave do sucesso para perder a barriga de uma vez por todas e, de quebra, ficar mais saudável.
A versão mais recente do Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, recomenda hábitos que melhoram a relação com a comida, favorecendo o emagrecimento. Vamos ver alguns exemplos?

  • Comer na companhia de pessoas agradáveis,
  • não se alimentar fazendo outras atividades,
  • fazer lanches entre as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar),
  • reduzir a adição de sal e açúcar nas preparações,
  • e, principalmente, priorizar os alimentos in natura, consumindo cada vez menos produtos industrializados.

Contando com a ajuda de um profissional de nutrição, tudo isso pode passar a fazer parte da sua rotina sem o sofrimento de dietas malucas. Você vai ver que perder a barriga (e mais algumas medidas pelo corpo) pode ser uma experiência bem agradável!

Voltar

This Post Has 3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *