Skip to content

5 cuidados essenciais para uma dieta vegetariana saudável

Optar por uma dieta vegetariana no dia a dia representa muito mais do que apenas uma filosofia de vida ou preocupação com emagrecimento, saúde e aparência estética. É uma escolha que a cada dia mais pessoas fazem a fim de ter um novo estilo de vida que começa pela mudança dos hábitos alimentares.

Porém, é preciso ficar atento para que seu cardápio seja, de fato, balanceado e tenha um teor nutricional correto para o bom funcionamento do seu organismo. Pensando nisso, reunimos alguns cuidados essenciais que vão lhe ajudar nessa tarefa. Acompanhe!

1. Pesquise por alimentos que possam substituir a carne e outras proteínas animais

Para começar, é importante que você pesquise e procure entender sobre quais alimentos podem substituir a carne e as demais proteínas animais das suas refeições.

Isso porque retirá-los do seu prato e não colocar um substituto a altura pode provocar uma carência dos nutrientes que ela oferece ao seu corpo, como aminoácidos, vitamina B12, ferro e cálcio. Um exemplo é a inclusão de alimentos ricos em proteínas vegetais no seu prato, como soja, quinoa, feijão, ervilha, lentilha, castanhas, pistache, tofu e nozes.

2. Dê preferência aos alimentos orgânicos

Além do cuidado anterior, procure adequar a sua forma de fazer compras para consumir preferencialmente os alimentos orgânicos. Na prática, isso significa não apenas mais qualidade no sabor e aroma, mas também no valor nutritivo de cada item adquirido, seja no supermercado ou na feira.

Essa dica vale mesmo para aqueles que não optam pelo vegetarianismo. Afinal, frutas, verduras e alimentos que são produzidos dessa forma são livres de substâncias tóxicas, como agrotóxicos e fertilizantes, que estão sendo associados por estudos recentes a uma série de problemas que afetam a sua saúde, como alergias alimentares e distúrbios hormonais.

3. Faça uma lista de receitas para a sua dieta vegetariana

Outro cuidado que você deve ter ao começar uma dieta vegetariana é fazer uma lista de receitas. É muito comum que o seu cardápio não tenha tanta variedade e se torne repetitivo já que você ainda está se adaptando e reaprendendo o que colocar no prato.

Por isso, reserve algumas horas no seu final de semana, por exemplo, para ver programas de tv, ler livros de culinária e conferir vídeos do Youtube para se inspirar e descobrir novas possibilidades de refeições que vão tornar sua alimentação diversificada e rica em ingredientes. Apenas atente para as fontes citadas e profissionais consultados. Existe também muita informação errada nesses meios de comunicação.

 

4. Planeje seu cardápio para quando estiver fora de casa

Com a rotina de trabalho corrida, não é difícil que você se veja obrigado a fazer alguma refeição, principalmente o almoço, fora de casa. Porém, essa é uma situação que pode comprometer sua dieta vegetariana, uma vez que nem todos os restaurantes e estabelecimentos afins têm um cardápio específico para vegetarianos. Um dos maiores riscos é acabar ficando limitado apenas às opções de massas e batatas e, com isso aumentar desproporcionalmente o consumo de carboidratos.

Por esse motivo, planeje-se com antecedência para não passar sufoco nessas ocasiões. Uma sugestão simples e bastante em alta no momento é montar um cardápio de marmitas saudáveis que você possa levar consigo sempre que tiver algum compromisso de trabalho. Assim, além de manter a dieta em dia, você ainda consegue poupar gastos com alimentação. Ótimo, não é mesmo?

5. Não abra mão do acompanhamento nutricional

Por fim, mas não menos importante, não abra mão de ter um acompanhamento nutricional ao decidir adotar uma dieta vegetariana. O motivo disso é que por mais que você pesquise sobre o assunto, apenas um nutricionista pode lhe orientar corretamente para evitar uma possível carência nutricional.

Além disso, esse profissional vai lhe ajudar a manter suas refeições balanceadas de acordo com a sua rotina, as suas necessidades pessoais e, inclusive, eventuais quadros de saúde, como hipertensão, intolerância alimentar, diabetes etc.

Agora que você já sabe quais os cuidados necessários na sua rotina, não deixe de colocá-los em prática para que a sua dieta vegetariana seja implementada com eficácia e sua transição alimentar ocorra sem dificuldades!

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *