Se você notou que depois de comer certos alimentos, você tem coceira…
Conheça 6 alimentos para baixar a pressão arterial
Pressão arterial pode ser baixada com a ingestão de potássio e outras substâncias
O avanço da hipertensão — e outras doenças relacionadas — no mundo preocupa. Só no Brasil, uma pessoa morre por conta de problemas cardiovasculares a cada dois minutos. Mas você sabia que é possível contar com os alimentos para baixar a pressão arterial?
A pressão alta pode ser combatida ou evitada com facilidade, principalmente pelo consumo de potássio e de outras substâncias adquiridas por meio de uma alimentação saudável e balanceada. Continue a leitura e confira 06 alimentos que ajudam a reduzir a pressão sanguínea.
1. Clara de ovo
A clara contém um peptídeo que inibe a ação de uma enzima que atua na formação da angiotensina. Essa substância é a principal responsável pelo espessamento das artérias, o que eleva a pressão. Além disso, o alimento não contém colesterol (como a gema), sendo uma importante fonte de proteínas.
2. Banana
A banana é sempre o alimento mais lembrado quando se fala da ingestão de potássio. Por atuar de forma antagônica ao sódio, a substância é a principal aliada para quem deseja abaixar a pressão arterial.
O potássio também é encontrado em diversos outros alimentos, como: mamão, abóbora, couve-flor, feijão-preto, lentilha e cenoura. O ideal é que eles sejam consumidos diariamente. O sal light também tem muito potássio, sendo usado para substituir o sódio.
3. Folhas verde-escuras
Couve, agrião, rúcula e, principalmente, espinafre, também são ricos em potássio. Porém, com a vantagem de quase não terem calorias, podendo ser consumidos à vontade. Além disso, também são boas fontes de ferro, cálcio e vitaminas.
4. Leguminosas
Já mencionamos o feijão-preto e a lentilha, mas outras leguminosas também são importantes para a redução da pressão. É o caso da ervilha, da vagem e outros tipos de feijão. Isso porque eles tem baixo índice glicêmico, o que ajuda a reduzir a glicemia, diretamente ligada à pressão alta.
5. Iogurte desnatado
O iogurte desnatado e o leite com baixo teor de gordura, assim como outros derivados magros, ajudam a reduzir a pressão, pois são ricos em cálcio. Quando esse nutriente está em falta no organismo, ele tende a se acumular nos vasos sanguíneos, o que aumenta a pressão.
A vantagem do iogurte sobre os outros produtos lácteos está exatamente na maior quantidade de cálcio. De qualquer forma, é importante que eles tenham menos gordura, já que ela aumenta o colesterol, responsável por aumentar a pressão arterial.
6. Chocolate
Diversos estudos relacionam a ingestão de chocolate a uma menor pressão arterial — e isso se deve aos flavonoides presentes no alimento, que contribuem para a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.
No entanto, esse benefício só é ganho com as versões com mais de 50% de cacau. Com porcentagens menores, existe uma grande quantidade de açúcar e gorduras, o que é prejudicial para a saúde. Também é importante consumir chocolate com moderação (cerca de 40 gramas diárias), já que é um alimento muito calórico.
Como visto, há uma diversidade de alimentos para baixar a pressão arterial. No entanto, é fundamental procurar um médico e fazer exames periódicos para aferir a pressão e verificar a existência de outros problemas cardiovasculares.
[…] mesma lógica também elege a fruta como eficaz no combate aos problemas cardiovasculares, à medida que ela aumenta o fluxo sanguíneo. Mas os efeitos libidinosos do consumo podem não ser […]
[…] para o ganho de peso e ainda pode acarretar inúmeros problemas de saúde, como a diabetes e aumento da pressão arterial. Não sabe o que fazer para controlar a vontade de comer […]