Skip to content

Conheça 6 alimentos para baixar a pressão arterial

Pressão arterial pode ser baixada com a ingestão de potássio e outras substâncias
O avanço da hipertensão — e outras doenças relacionadas — no mundo preocupa. Só no Brasil, uma pessoa morre por conta de problemas cardiovasculares a cada dois minutos. Mas você sabia que é possível contar com os alimentos para baixar a pressão arterial?
A pressão alta pode ser combatida ou evitada com facilidade, principalmente pelo consumo de potássio e de outras substâncias adquiridas por meio de uma alimentação saudável e balanceada. Continue a leitura e confira 06 alimentos que ajudam a reduzir a pressão sanguínea.

1. Clara de ovo

A clara contém um peptídeo que inibe a ação de uma enzima que atua na formação da angiotensina. Essa substância é a principal responsável pelo espessamento das artérias, o que eleva a pressão. Além disso, o alimento não contém colesterol (como a gema), sendo uma importante fonte de proteínas.

2. Banana

A banana é sempre o alimento mais lembrado quando se fala da ingestão de potássio. Por atuar de forma antagônica ao sódio, a substância é a principal aliada para quem deseja abaixar a pressão arterial.
O potássio também é encontrado em diversos outros alimentos, como: mamão, abóbora, couve-flor, feijão-preto, lentilha e cenoura. O ideal é que eles sejam consumidos diariamente. O sal light também tem muito potássio, sendo usado para substituir o sódio.

3. Folhas verde-escuras

Couve, agrião, rúcula e, principalmente, espinafre, também são ricos em potássio. Porém, com a vantagem de quase não terem calorias, podendo ser consumidos à vontade. Além disso, também são boas fontes de ferro, cálcio e vitaminas.

4. Leguminosas

Já mencionamos o feijão-preto e a lentilha, mas outras leguminosas também são importantes para a redução da pressão. É o caso da ervilha, da vagem e outros tipos de feijão. Isso porque eles tem baixo índice glicêmico, o que ajuda a reduzir a glicemia, diretamente ligada à pressão alta.

5. Iogurte desnatado

O iogurte desnatado e o leite com baixo teor de gordura, assim como outros derivados magros, ajudam a reduzir a pressão, pois são ricos em cálcio. Quando esse nutriente está em falta no organismo, ele tende a se acumular nos vasos sanguíneos, o que aumenta a pressão.
A vantagem do iogurte sobre os outros produtos lácteos está exatamente na maior quantidade de cálcio. De qualquer forma, é importante que eles tenham menos gordura, já que ela aumenta o colesterol, responsável por aumentar a pressão arterial.

6. Chocolate

Diversos estudos relacionam a ingestão de chocolate a uma menor pressão arterial — e isso se deve aos flavonoides presentes no alimento, que contribuem para a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.
No entanto, esse benefício só é ganho com as versões com mais de 50% de cacau. Com porcentagens menores, existe uma grande quantidade de açúcar e gorduras, o que é prejudicial para a saúde. Também é importante consumir chocolate com moderação (cerca de 40 gramas diárias), já que é um alimento muito calórico.
Como visto, há uma diversidade de alimentos para baixar a pressão arterial. No entanto, é fundamental procurar um médico e fazer exames periódicos para aferir a pressão e verificar a existência de outros problemas cardiovasculares.

 

Voltar

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *