Skip to content
doces

Assim que almoça, você precisa uma sobremesa? Adora um chocolatinho? Quer sempre passar em alguma loja para comprar um doce? Mesmo sendo gostoso, isso pode ser um problema para a saúde, principalmente quando se torna rotina. O açúcar em excesso, conhecido também como compulsão por doces, pode ser um perigo para o corpo e para a mente.

Os perigos do doce em excesso

O açúcar causa muitos males para a saúde. Assim, causa a sobrecarga do fígado e o aumento do mau colesterol. Além disso, dá maior resistência à insulina, o que aumenta a chance de desenvolver a diabetes. Ainda, ajuda na criação de cáries, piora nos quadros de ansiedade de depressão. Por isso, também causa desarranjo da flora intestinal.

Não bastasse isso, é extremamente viciante. Isso porque o açúcar aumenta os níveis de dopamina no cérebro, fazendo com que não seja possível obter em alimentos in natura. Dessa maneira, é gerada uma compulsão que só tende a piorar. Pessoas viciadas em açúcar podem ter, inclusive, os mesmos sintomas de abstinência de quem é viciado em drogas. Insônia, dor de cabeça, falta de ânimo, sono desregulado, entre outros, são comuns.

Dicas para diminuir a compulsão por doces

Durma melhor

O sono influencia diretamente no apetite durante o dia. Quando se dorme mal, o corpo tende a compensar a baixa de energia por alimentos alimentos calóricos e cheios de açúcar. Com isso, a vontade por um pedaço de chocolate vira em comer a barra inteira de uma vez só. Dessa forma, tente dormir, no mínimo, seis horas por dia.

Substitua doces por castanhas ou banana

Como o corpo ainda não se desacostumou com a alta quantidade de açúcar, o que pode ajudar é a substituição. Assim, engane o organismo com opções mais saudáveis, que também darão um prazer igual ao do açúcar. Uma boa opção é a banana. A fruta tem triptofano, fundamental na produção de serotonina. Logo, ajuda no controle da ansiedade e do apetite.

Quem também possui triptofano é a castanha, que também geram essa sensação de satisfação. Assim, a mesma conta com picolinato de cromo. Essa substância processa a glicose, além de regular o açúcar no sangue, desintoxicando o organismo de seus efeitos.

Use remédios que inibam a vontade de açúcar

Falando no picolinato de cromo, a substância também pode ser encontrada também em medicamento. Dessa maneira, a substância ajuda a diminuir a vontade de comer da mesma forma que as castanhas. Contudo, vem em uma quantidade mais precisa. Outra opção é o 5 HTP, que aumenta os níveis de serotonina no cérebro, diminuindo a vontade de açúcar e gordura.

Para quem gosta de uma opção mais natural, existe a Gymnema Sylvestre. É uma planta que bloqueia o sabor de glicose na boca. Dessa forma, desestimula a vontade de comer doce e melhora a vida de quem faz dieta ou tem diabetes. Pode ser encontrada tanto em cápsulas quanto em spray. Sempre é importante consultar um médico para saber a melhor dosagem.

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *