Skip to content

O que fazer quando se tem gordura no sangue?

O termo “gordura no sangue” é uma forma de se dizer que os níveis de colesterol no sangue estão acima do normal.
Isso pode acontecer por vários motivos: herança genética, má alimentação, obesidade, diabetes e sedentarismo.
Mas, em todas as situações, é fundamental que o problema seja tratado, porque aumenta o risco de a pessoa sofrer com algo mais sério como infarto do coração, acidente vascular cerebral (AVC) entre outros.
Como saber se você tem gordura no sangue? A análise dos exames laboratoriais por um médico é que vai dizer.
O diagnóstico é dado quando os valores do colesterol estão alterados, levando-se em conta alguns fatores com história familiar, idade e doenças associadas. A recomendação para pessoas que não possuem esses fatores é manter o colesterol “ruim” (LDL) abaixo de 130mg/dL e o colesterol “bom” (HDL) acima de 40mg/dL. O colesterol total ideal é aquele que está abaixo de 190mg/dL.
Em todos os casos, o tratamento é feito com a mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida. Mas em algumas situações é necessário associar o uso de medicações.
Entre as principais alterações na dieta, a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda menor ingestão de alimentos de origem animal (carnes, ovos, e leite), menor consumo de álcool, açúcar e sódio (bastante presente em produtos industrializados), aumento no consumo de fibras (vegetais, frutas ,e cereais) e de gorduras boas (peixes, azeite, linhaça, e abacate).
Também é importante parar de fumar e adotar a prática de atividade física para combater a gordura no sangue.
Lembrando que, em geral, essa é uma condição reversível e quem vai decidir o tratamento mais indicado para cada pessoa é o médico, avaliando os exames de sangue e outras condições clínicas.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *