Skip to content
óleo de girassol

Você sabia que um forte aliado para a saúde pode ser o óleo de girassol? Essa opção é bem completa, podendo ser utilizada para diversas atividades ao longo do dia a dia, como, por exemplo, para ajudar na cicatrização de feridas e até mesmo reforçar o sistema imune.

Que tal saber mais sobre o assunto? O Blog da UnicPharma separou as principais informações sobre o óleo de girassol! Acompanhe tudo a seguir!

O que é o óleo de girassol?

Basicamente, o óleo de girassol é uma gordura saudável. É muito rica em vitamina E, que conta com uma ação antioxidantes e cicatrizante bem potente. Dessa forma, fortalece o sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce. Além disso, é uma ótima solução para a cicatrização de feridas.

Além disso, esse óleo é completamente rico em ômega 3, ômega 6 e ômega 9. Essas três são gordura saudáveis, que possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. Dessa forma, ajudam a reduzir o LDL, considerado como colesterol ruim. Ou seja, evita doenças sérias, como derrame e aterosclerose.

Assim sendo, como é obtido por meio das sementes de girassol, o óleo pode ser utilizado como um tempero de saladas ou até mesmo no preparo de refogados, assados ou grelhados. Também pode ser aplicado na pele e nos cabelos ou até mesmo ser utilizado na forma de suplementos, sendo encontrado em cápsulas.

Benefícios

Assim como citado anteriormente, o óleo de girassol é uma ótima opção para o organismo. Entre os seus principais benefícios estão:

Ajuda na cicatrização de feridas

Como é rico em vitamina E, uma vitamina com uma imensa ação anti-inflamatória, o óleo de girassol consegue ajudar no tratamento, assim como na cicatrização de feridas. Ou seja, é uma ótima solução para queimaduras – tanto as de 1º, quanto as de 2º grau, além de úlceras por pressão.

Fortalece o sistema imunológico

Além disso, por conta da vitamina E, ômega 6 e ômega 9, é ótimo para fortalecer o sistema imunológico. Esses nutrientes possuem uma rica ação antioxidante e imunomoduladora. Dessa maneira, combatem os radicais livres e melhoram as funções das células do sistema imune.

Evita doenças cardíacas

A vitamina E previne a oxidação das células de gordura. Ou seja, por meio do óleo de girassol, é possível controlar os níveis do colesterol ruim, o LDL, no sangue. Dessa forma, evita as doenças cardíacas, como infarto, pressão alta e insuficiência cardíaca. Enquanto isso, por conta do ômega 6, uma gordura saudável e que conta com propriedades anti-inflamatórias, a circulação sanguínea melhora, o que evita a formação de possível placas de gordura nos vasos sanguíneos, prevenindo, então, a aterosclerose.

Previne o envelhecimento precoce

Como se trata de um potente antioxidante, o óleo de girassol garante uma maior proteção das células da pele em relação aos danos causados pelo excesso de radicais livres. Assim, previne as rugas, flacidez e, principalmente, envelhecimento precoce.

Evita doenças neurológicas

Como se trata de uma fonte de gorduras, o óleo de girassol também ajuda a evitar doenças neurológicas. Afinal, participa ativamente na formação da bainha de mielina, estrutura responsável pela proteção e comunicação dos neurônios.

Hidrata a pele e os cabelos

Por fim, o óleo de girassol também funciona para a beleza. Ele pode ser aplicado puro ou até mesmo ser adicionado a pomadas, loções e cremes. Dessa forma, consegue hidratar e melhorar a elasticidade e maciez dos cabelos e da pele – tanto do corpo, quanto do rosto. Isso acontece por conta da presença da vitamina E e do ômega 6 no óleo, o que ajuda a manter uma barreira natural da pele e dos cabelos. Ou seja, evita a perda de água e mantém eles hidratados.

Óleo líquido x óleo em cápsulas?

Mesmo que ainda não exista um recomendação específica sobre o óleo de girassol líquido. No entanto, o indicado é utilizar uma colhe de sopa por dia desse óleo. Pode-se adicionar em iogurtes, saladas e até mesmo no preparo de molhos. Enquanto isso, a versão em cápsulas tem a indicação de ser consumida de 1 a 4 cápsulas diariamente. No entanto, vale destacar que tudo varia de acordo com os objetivos e o estado de saúda do consumidor. Por isso, pode-se usá-lo apenas com a orientação médica.

O óleo de girassol pode acabar sendo utilizado puro, a fim de ajudar no tratamento de feridas na pele, assim como para hidratar o rosto e os cabelos. Para isso, basta somente espalhar algumas gotas desse óleo nas mãos, aplicando tudo sobre os fios de cabelo. Enquanto isso, para o rosto, você precisa diluir uma gota de óleo essencial de lavada em uma colher de sobremesa de óleo de girassol. Depois de aplicar, lave e seque bem a pele, massageando bem a mistura no seu rosto.

Qual é melhor?

A melhor opção do óleo de girassol varia muito. Dessa maneira, é muito importante priorizar os produtos que possuam um menor teor de acidez. Afinal, quanto menor for a acidez, melhor vai ser a qualidade nutricional do óleo. Assim sendo, para saber, basta checar a tabela de informação nutricional no rótulo do produto. Você também pode optar pelo óleo que seja prensado a frio. Essa versão, a partir desse tipo de extração, preserva os compostos bioativos presentes no óleo de girassol.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *