Skip to content
banho de assento

Tratamento caseiro, muito tradicional e, ao mesmo tempo, completamente eficaz… O banho de assento acaba sendo uma opção caseira para aliviar alguns sintomas de doenças, como a candidíase, hemorroidas, infecção urinária, entre outros, a fim de aliviar a coceira, dor, irritação, corrimento e ardência, por exemplo.

Neste artigo, o Blog da UnicPharma separou tudo sobre o banho de assento, um método tradicional e muito eficaz! Acompanhe tudo a seguir!

Banho de assento

Basicamente, no banho de assento, você prepara uma mistura de água com algumas ervas em uma bacia. Depois, basta sentar e ficar no banho de assento por alguns minutos. Essa medida garante alguns benefícios importantes para o alívio de sintomas, pois ajudam a limpar a região, além de diminuir a infecção e aumentar a circulação sanguínea no local, promovendo a cicatrização.

Vale destacar que o banho de assento deve ser indicado como uma forma de complemento do tratamento indicado pelo médico. Ele pode ser feito a partir de óleos essenciais, bicarbonato de sódio/vinagre e demais ervas, por exemplo, conforme os objetivos do banho.

Para que serve

Focado em ajudar a tratar situações e aliviar sintomas irritantes, o banho de assento pode acabar sendo realizado por homens e mulheres. Dessa maneira, melhora sintomas de algumas doenças, como infecção urinária, herpes genital, candidíase, hemorroida e vaginose bacteriana.

Além disso, esse banho de assento também pode ser recomendado, a fim de aliviar alguns sintomas causados pela diarreia. Assim também, pode aproveitá-lo depois da realização de algumas cirurgias realizadas na região genital e/ou perineal.

Como fazer o banho de assento

O processo para realizar o banho de assento é bem simples e, inclusive, prático. Confira um passo a passo:

  • Lave bem a bacia, banheira, bidê ou a bacia de assento para vasos sanitário, sempre retirando todas as sujeiras e demais resíduos de sabão;
  • Aqueça cerca de 2 a 4 litros de água em uma panela e/ou chaleira;
  • Quando a água estiver morna, coloque-a em uma bacia, bidê ou banheira, sempre em uma quantidade suficiente para cobrir toda a região que você quer tratar;
  • Adicione os ingredientes na água, conforme a condição vai sendo tratada, mexendo bem;
  • Faça a sua higiene íntima;
  • Após isso, sente no banho de assento e cubra toda a região;
  • Permanece de 10 a 15 minutos;
  • Logo após o período, seque cuidadosamente a sua região genital ou perianal com uma toalha seca e limpa;
  • Lave a bacia, a banheira, o bidê ou até mesmo a bacia de assento para o vaso sanitário depois do uso;

O banho de assento, geralmente, é aconselhado de ser realizado de 1 a 3 vezes por dia. No entanto, a frequência sempre varia conforme a causa a ser tratada.  Por isso, é importante que os banhos sejam recomendados por um médico.

Vale destacar que o banho de assento não substitui o tratamento que foi indicado pelo médico. Dessa maneira, é completamente aconselhado ir até a consulta a um ginecologista e/ou urologista, que irá indicar o tratamento mais adequado para cada condição.

Tipos de banho de assento

Assim como dito anteriormente, o banho de assento pode ser utilizado para o tratamento de inúmeras doenças. Assim, entre os principais estão:

Para a infecção urinária

O tradicional banho de assento é realizado com vinagre. Isso acontece porque o vinagre consegue alterar o pH da região íntima, inibindo a aderência das bactérias presentes na bexiga.

  • Como fazer: Para fazer esse banho, é necessário colocar 3 litros de água morna em uma bacia. Adicione 4 colheres de sopa de vinagre. Misture tudo bem. Depois da sua higiene íntima, sente na bacia por cerca de 15 minutos. Faça esse banho de assento aproximadamente 1 vez por dia.

Para candidíase

Para um bom tratamento da candidíase, um bom banho de assento conta com o óleo essencial de Melaleuca alternifolia, também conhecida como melaleuca ou árvore do chá. Dessa maneira, conta com uma ação antifúngica. Assim sendo, consegue combater o fungo que causa a doença. Essa opção é muito positiva para quem precisa de alívio para sintomas da candidíase, como corrimentos, coceiras intensas e, inclusive, a ardência.

  • Como fazer: Para realizar esse banho de assento, é necessário misturar cerca de cinco gotas de óleo essencial de melaleuca em 1 litro de água morna em uma bacia. Dessa maneira, depois de realizar a sua higiene íntima, sente na bacia por cerca de 15 minutos. Assim sendo, é indicado realizar o banho 1 vez por dia.

Para hemorroidas

As hemorroidas podem ser bastante incomodativas e causar um grande mal-estar para quem está com esse problema. Para esse banho de assento, então, o mais indicado é utilizar camomila. As flores possuem propriedades cicatrizantes e calmantes, o que tornam-na uma ótima opção de banho de assento, pois alivia a dor e, principalmente, o desconforto causado pelas hemorroidas.

  • Como fazer: Para realizar esse banho de assento, basta aquecer cerca de 3 litros de água. Logo depois, é preciso adicionar 4 colheres de sopa de flores de camomila seca. Após, tampe e deixe a mistura repousar por cerca de 5 minutos. Coe toda a infusão e coloque-a em uma bacia. Dessa maneira, depois de realizar a higiene íntima, é necessário sentar por cerca de 15 minutos, fazendo o banho de assento 2 vezes por dia.

Para herpes genital

Por fim, mas não menos importante, o banho de assento também é uma boa opção para quem está sofrendo com as herpes genitais. Dessa maneira, a melhor solução é utilizar o bicarbonato de sódio. Afinal, essa substância ajuda a diminuir o desconforto, além de ajudar a cicatrizar essas lesões.

  • Como fazer: Para realizar esse banho de assento, você precisa aquecer aproximadamente 3 litros de água. Logo depois, coloque-a em uma bacia e dissolva 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Depois de realizar a sua higiene íntima, sente na bacia em torno de 15 minutos. Esse banho de assento acaba sendo recomendado 1 vez por dia.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *