Skip to content
tomar sol

Você sabia que tomar sol, a partir de muita cautela e em horários seguros, pode garantir diversos benefícios para o organismo. Além da vitamina D, nutriente fundamental para o corpo humano, é possível fortalecer a saúde.

Neste artigo, o Blog da UnicPharma informa quais são os diversos benefícios de tomar sol, além da vitamina D! Acompanhe tudo a seguir!

Tomar sol

Sempre que você toma os devidos cuidados necessários para se proteger dos raios UV (ultravioleta), tomar sol se torna muito prazeroso e garante um maior bem-estar para a saúde. Afinal, é muito importante, pois a luz solar é uma fonte muito rica de vitamina B, que é importante para o sistema imunológico e para os ossos.

No entanto, de acordo com informações de estudos recentes, os benefícios do sol vão muito além das vantagens já conhecidas – e, inclusive, são diversos. Assim sendo, incluir alguns minutos de banho de sol, em horários em que a incidência de raios solares não sejam tão fortes, é positivo. O mais indicado é tomar sol pela manhã, até às 10h, e no final da tarde, depois das 16h.

Assim sendo, a partir do momento em que você opta por tomar banho de sol nos momentos adequados, ajudam a ter mais disposição ao longo dos dias. Além disso, também garante maior proteção em relação à problemas cardiovasculares e até mesmo previne contra o câncer.

Benefícios

Além de proporcionar mais qualidade em relação à vitamina D, tomar sol também proporciona os seguintes benefícios:

Melhorar a qualidade do sono

Quando você se expõe à luz solar pela manhã, você garante um sono com maior qualidade durante as noites. Isso se dá por conta da luz solar, que ajuda a regular o ciclo de sono, o que faz com que o organismo consiga entender melhor qual é o melhor momento para dormir e quando é o momento correto de acordo. A revelação partiu de um artigo que foi publicado no periódico acadêmico Environmental Health Perspectives.

Assim sendo, é considerado fundamental a exposição ao sol logo nas primeiras horas do dia, logo depois de acordar. Afinal, a luz solar acaba reduzindo a produção da melatonina. Consequentemente, diminui o sono e aumenta a disposição.

Enquanto isso, durante o anoitecer, o corpo pode produzir o hormônio da melatonina em uma maior quantidade e de forma mais rápida. Assim sendo, evita episódios de insônia, por exemplo, e melhora a qualidade do sono. Esse, inclusive, é o principal motivo para que se mantenha o ambiente escuro ao dormir.

Melhora a saúde cardiovascular

Os raios solares podem ajudar a melhorar em relação à vasodilatação, o que facilita, então, a circulação sanguínea. Dessa maneira, a exposição ao solar consegue reduzir o risco de doenças cardiovasculares. É o que indica um estudo publicado no jornal científico BMC Geriatrics,  em 2021.

A publicação em questão levou em consideração 61 idosos com hipertensão leve e demência. Dessa maneira, os pesquisadores constataram que a exposição da luz solar cerca de duas vezes semanais ao longo de seis meses conseguiu reduzir a pressão arterial em um curto prazo.

Fortalece o sistema imunológico

Tomar sol aumenta aumenta a incidência de raios UVA e UVB, que são capazes de fortalecimento em relação ao sistema imunológico. Dessa forma, isso acontece por conta dos raios solares, que estimulam a produção de células T, que são linfócitos responsáveis pela defesa do nosso corpo contra infecções.

Assim, a exposição à luz solar moderada e em horários corretos podem ajudar na redução de infecções, como resfriados e gripes. Além disso, como fortalece o sistema imune, tomar sol também protege o organismo contra doenças que são dermatológicas e relacionadas à imunidade, como o vitiligo, psoríase e dermatite atópico. Assim, a luz solar consegue ajudar o corpo a eliminar toxinas e substâncias nocivas por melhorar a circulação sanguínea.

Combate os sintomas da depressão

De acordo com estudos recentes, a luz solar pode estimular a produção de serotonina, que é o hormônio da felicidade. Dessa maneira, a partir do momento em que o corpo entra em contato com raios solares, se produz maior quantidade de endorfina, promovendo a sensação de bem-estar.

Aumenta a libido em homens e mulheres

Entre os diversos benefícios de optar por tomar sol está o aumento da sua libido. Essa conclusão foi revelada por meio de uma pesquisa publicada pela revista científica Cell Reports. Dessa maneira, 32 adultos foram recrutados por pesquisados. Eles foram expostos a diferentes níveis de radiação ultravioleta, que é proveniente da luz solar. Assim sendo, eles foram afastados/isolados da luz solar por dois dias. Posteriormente, tomaram sol por 25 minutos.

Assim sendo, conforme o estudo, os adultos do sexo feminino e masculino que participaram desse estudo ficaram mais excitados sexualmente depois da exposição solar. Dessa forma, os cientistas descobriram que a exposição aos raios solares pode aumentar os níveis de hormônios sexuais em ambos os gêneros.

Basicamente, isso acontece por conta de uma proteína que está presente nas células da pele. Assim sendo, algumas mudanças hormonais, fisiológicas e comportamentais foram modificadas, a fim de tentar proteger o DNA de ser danificado pela luz solar.

Os cuidados necessários antes de tomar sol

Antes que você comece a tomar sol, é fundamental tomar alguns cuidados básicos para as pessoas tomarem sol. Assim sendo, o principal deles é usar filtro solar. Para isso, escolha o fator de proteção solar (FPS) conforme o tempo de exposição solar. O mínimo recomendado, de acordo com os dermatologistas, é 30. Vale destacar que o protetor solar é recomendado até mesmo no inverno, pois os raios UVA e UVB podem prejudicar e causar fortes danos para a saúde.

Além disso, assim como citado anteriormente, é muito importante tomar cuidado em relação ao horário de exposição. Assim sendo, evite o sol das 10h às 16h, horário em que a luz solar está mais forte. Além disso, tome bastante cuidado em relação a bronzeados, pois eles podem acabar favorecendo a ocorrência de queimaduras e prejudicar, consequentemente, a saúde da sua pele.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *