Skip to content

Conheça as 5 principais causas do sonambulismo

Revelar segredos, andar pela casa ou até mesmo urinar em outros lugares que não sejam o banheiro enquanto está dormindo: esses são alguns dos comportamentos possíveis de um sonâmbulo. Costumava-se pensar que eles agiam devido aos seus sonhos ou desejos mais íntimos. Mas, de fato, o que é sonambulismo e quais são suas causas?

Se você tem ou convive com alguém que tenha esse distúrbio, muitas vezes já se viu em situações desagradáveis ou de risco. Por isso, neste post, você saberá quais são as causas do sonambulismo e o que pode ajudar no tratamento. Confira!

Afinal, o que é sonambulismo?

O sonambulismo é uma desordem comportamental do sono, em que a pessoa executa várias ações motoras complexas. O comportamento se origina durante o sono profundo, também chamado de REM — sigla em inglês para Rapid Eye Movement (movimento rápido dos olhos). Os episódios geralmente terminam com o retorno do sonâmbulo ao sono, sem memória subsequente do que aconteceu.

Há um equívoco comum de que o sonâmbulo não deve ser acordado. Muito pelo contrário, pode ser um risco para integridade física da pessoa não ser acordada durante um episódio de sonambulismo.

Os sintomas variam de comportamentos mais simples até os mais complexos, entre eles:

  • sentar-se na cama e olhar ao redor;
  • caminhar pela casa;
  • sair de casa;
  • e até mesmo dirigir longas distâncias.

Quais são as causas do sonambulismo?

A causa exata do sonambulismo não é bem compreendida. Apesar disso, vários fatores podem influenciar na ocorrência dos episódios. Veja 5 deles a seguir.

1. Genética

Como a maioria dos outros distúrbios e doenças, o sonambulismo pode ser herdado geneticamente. Em gêmeos idênticos, por exemplo, quando um é sonâmbulo, geralmente o outro também é.

Além disso, quem possui um parente de primeiro grau com sonambulismo, tem dez vezes mais chances de também apresentar o problema.

2. Idade

O sonambulismo é muito mais comum nas crianças do que nos adultos. Pesquisas sugerem que os pequenos são mais vulneráveis devido ao cérebro não estar ainda todo desenvolvido.

3. Condições médicas

Muitas doenças podem tornar alguém mais propenso ao sonambulismo, incluindo:

  • arritmias;
  • refluxo;
  • apneia do sono;
  • enxaqueca;
  • asma.

O sonambulismo também pode estar associado a doenças como Mal de Parkinson, Alzheimer, bem como distúrbios convulsivos.

4. Medicamentos, álcool e uso de drogas

Às vezes, o sonambulismo pode ser desencadeado por drogas medicamentosas que podem interferir no sono, como hipnóticos, sedativos ou certos medicamentos utilizados para transtornos psiquiátricos.

Assim como determinados remédios, o uso de álcool e substâncias entorpecentes também pode desencadear episódios de sonambulismo.

5. Fatores emocionais

Fatores emocionais, como depressão, ansiedade e estresse também são grandes responsáveis por provocar episódios de sonambulismo. O sono é um estado da consciência muito sensível às variações emocionais — e pode ser alterado com facilidade.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *