Skip to content

Como evitar o câncer de pele com atitudes preventivas e simples?

Só no Brasil, o câncer de pele atinge milhares de pessoas todos os anos. Segundo o INCA — Instituto Nacional de Câncer — esse tipo é considerado o mais frequente no país e é responsável por mais de 30% dos tumores malignos registrados. No geral, os tumores cutâneos se apresentam como pequenas feridas que sangram e não cicatrizam completamente, ou como pintas ou sinais na pele — e raramente causam dor ou coceira.
Sabemos que a maior parte dos casos de câncer de pele são causados pela exposição excessiva aos raios ultravioletas. Porém, adotando medidas adequadas de prevenção, as chances de apresentar a doença são bastante reduzidas. Por isso, continue a leitura e veja como evitar o câncer de pele. Acompanhe!

Use protetor solar diariamente

Se você só usa protetor solar quando vai à praia, saiba que os dermatologistas recomendam o uso do filtro solar diariamente, com fator de proteção 30, no mínimo, e em todas as áreas expostas. A maioria das lesões cancerígenas surgem exatamente nessas áreas que tomam mais sol, como rosto, pescoço, orelhas, colo, braços e mãos.
Por isso, o uso do filtro solar é indispensável e deve ser reaplicado ao longo do dia, principalmente após transpiração intensa. Outro ponto importante é a quantidade aplicada: aproximadamente 1 colher de chá para o rosto, pescoço e orelhas e uma 1 colher de sopa para as outras partes do corpo.

Controle a exposição ao sol

Entre as 10 e as 14 horas é o período em que a radiação UVB está mais intensa. Esse tipo de radiação é a principal responsável pelas queimaduras de sol e alterações celulares que provocam o câncer de pele. Atualmente, a maioria dos filtros possui fator contra os raios UVA e UVB, mas nenhum garante 100% de proteção. Portanto, se durante esse horário você estiver na praia, piscina ou até mesmo praticando alguma atividade ao ar livre, o recomendável é não abusar do sol.

Mantenha o uso de acessórios de proteção

No dia a dia procure usar óculos escuros, bonés, chapéus ou viseiras com abas largas para se proteger dos raios solares. Todas as vezes em que for à praia ou piscina, além desses acessórios, não abra mão do bom e velho guarda-sol. Uma boa dica é optar pelo guarda-sol  de lona, pois são mais grossos e absorvem mais a radiação solar do que aqueles feitos de nylon, por exemplo.

Utilize roupas com proteção UV

É possível encontrar roupas com proteção UV para adultos e crianças. A tecnologia presente no tecido consegue bloquear grande parte da ação dos raios UVA e UVB, dependendo do fator de proteção da roupa. Além disso, você não precisa se preocupar com a transpiração e nem com o banho de mar e piscina, já que a defesa é permanente. Hoje em dia, é possível encontrar esses produtos por preços mais acessíveis.

Observe sua pele com atenção

Quando descoberto no início, o câncer de pele possui um elevado índice de cura. Fique atento para a sua pele: observe pintas e sinais e, se você notar alguma alteração, não deixe de procurar um médico para fazer uma avaliação completa.
Sendo o sol o principal causador da doença, todas as medidas de proteção são bem-vindas, e uma complementa a outra. Agora que você já sabe como evitar o câncer de pele, não deixe de se cuidar!

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *