Skip to content

O que é sarna?

Conhecida como escabiose, a sarna é uma doença de pele causada por um parasita. É bastante contagiosa e caracterizada, principalmente, pela coceira intensa, em especial à noite.
A doença é causada por um ácaro minúsculo, que só pode ser observado por meio de microscópio: o Sarcoptes scabiei. Esse parasita se alimenta de queratina, uma proteína que constitui a camada superficial da pele.

A infecção pelo parasita causador da sarna acontece por meio do contato íntimo com a pele da pessoa infectada. Não há evidências de que a doença possa ser transmitida pelo compartilhamento de piscinas ou de itens, como toalhas, por exemplo.
Das versões de sarna que afeta cães, a do tipo sarcóptica pode ser transmitida para humanos pelo contato direto com o animal infectado. Ela é altamente contagiosa, exige tratamento, mas não dura muito tempo no corpo humano porque o ácaro não se reproduz na pele do homem.

A sarna provoca lesões que podem se espalhar para outras partes do corpo a partir do toque, principalmente, porque um dos locais mais comuns para o surgimento das lesões é entre os dedos das mãos. As mãos são o principal meio de transporte do parasita.

Sintomas

  • Coceira, muitas vezes, grave e que geralmente piora à noite
  • Presença de pápulas, que são lesões de pele que surgem principalmente nas dobras da pele, especialmente, entre os dedos das mãos, nas axilas, ao redor da cintura, nos pulsos, cotovelos, solas do pé, nádegas e joelhos.
  • Em homens, essas lesões também são comuns na região genital e, em mulheres, elas costumam aparecer também nos seios.
  • No caso de crianças, os locais mais comuns de infestação incluem couro cabeludo, rosto, pescoço, palmas das mãos e solas dos pés.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *