Enquanto muitos estão saudando a pandemia do coronavírus para, pelo menos momentaneamente, tirar os carros das estradas e encorajar as pessoas a pedalar mais no futuro, os pesquisadores disseram que os ciclistas que precisam comer mais também podem ser ruins para o meio ambiente.

Um artigo publicado na revista internacional, Scientific Reports , diz que mais pessoas mudando de direção para caminhada ou bicicleta levará a um aumento nas emissões relacionadas à produção de alimentos.

Isso afasta a redução das emissões de gases de efeito estufa causadas pelos chamados modos de transporte “passivos”, como dirigir.

Portanto, a pesquisadora principal Dra. Anja Mizdrak, da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, diz que as pessoas precisam ser encorajadas a tomar opções dietéticas de baixo carbono para as calorias extras necessárias, o que significa menos carne, laticínios e alimentos processados ​​e mais alimentos cultivados localmente e sazonalmente.

“Temos um enigma – mas solucionável. Para maximizar o benefício das emissões de gases de efeito estufa alcançados pelo aumento do transporte ativo, precisamos também abordar os padrões alimentares. As emissões associadas ao transporte ativo serão menores se caminhar e andar de bicicleta forem movidos por opções dietéticas de baixo carbono ”, disse Mizdrak.

O estudo, o primeiro de seu tipo a estimar as emissões de gases de efeito estufa causadas pela ingestão de alimentos devido ao transporte ativo, diz que o consumo extra de alimentos causado por viagens aumentaria as emissões de gases de efeito estufa em 0,26 quilogramas equivalentes de CO2 por quilômetro para caminhar e 0,14 quilogramas de CO2- equivalentes por quilômetro para andar de bicicleta, pelo menos em países economicamente desenvolvidos.

“Para maximizar o efeito sobre as emissões de gases de efeito estufa alcançados pelo aumento do transporte ativo, precisamos abordar também os padrões alimentares. As emissões associadas ao transporte ativo serão menores se caminhar e andar de bicicleta forem movidos por opções dietéticas de baixo carbono ”, diz Mizdrak, exortando as pessoas a abandonar o consumo de carne e optar por mais vegetais, grãos inteiros e frutas.

“Dadas as emissões associadas a diferentes grupos de alimentos variam amplamente – de 0,02 para vegetais a 5,6 gramas de CO 2 equivalentes por quilocaloria para carne bovina e cordeiro em um estudo global, os consumidores que mudam para alimentos com emissões mais baixas podem reduzir as emissões dietéticas gerais em até 80 por cêntimos ”, acrescenta a Dra. Cristina Cleghorn.

É claro que os benefícios para a saúde viriam não apenas da mudança na dieta acrescida de mais pessoas caminhando e pedalando, mas um transporte mais ativo reduziria a poluição do ar e melhoraria a qualidade de vida em ambientes urbanos.

No Reino Unido, o Comissário de Ciclismo e Caminhada da Grande Manchester, o ex-atleta olímpico Chris Boardman, disse que o investimento de £ 2 bilhões planejado pelo governo no ciclismo não tem precedentes e ajudará a resolver problemas de curto prazo e, esperançosamente, abrirá caminho para problemas de longo prazo tratado.

“Mais importante do que dinheiro, o governo deu a bicicleta como meio de transporte um novo status, não por motivos ideológicos, mas práticos, é a solução mais lógica para problemas de curto prazo e então, se escolhermos, vai ajudar nós enfrentamos os de longo prazo ”, disse Boardman à Cycling Weekly .