A creatina não é apenas para as pessoas que malham! Conheça agora os benefícios deste suplemento alimentar e como utilizá-lo
Ganhar massa muscular é um dos objetivos de muitas pessoas que começar e/ou já frequentam a academia. Porém, muitas pessoas sabem que não é uma tarefa fácil. Dessa forma, existem diversas técnicas criadas para acelerar esse problema. Entre eles, está o método rest-pause.
Dessa maneira, o Blog da UnicPharma trouxe mais informações sobre o método rest-pause, além de ajudar você a incorporar essa técnica em sua rotina de treinos! Confira tudo!
Afinal, o que é método rest-pause?
Como o processo de ganhar massa muscular requer bastante tempo e persistência, o método rest-pause (pause-descanso, na tradução livre para o português) chega para ajudar no fortalecimento muscular, além de acelerar o processo. Dessa forma, a técnica é um sistema de treinamento avançado.
O método rest-pause tem como o principal objetivo introduzir pequenas pausas, assim como o nome mesmo sugere. Dessa maneira, esses intervalos duram de cerca de 10 a 20 segundos, em uma série que ajuda a atingir a falha muscular.
Como o método rest-pause funciona?
Assim como dito anteriormente, esse método consiste em um conjunto de repetições até atingir a falha muscular (ou seja, o limite de capacidade do músculo), descansar pelos segundos correspondentes e refazer as repetições até esse limite novamente. Dessa forma, para realizar esse processo repetidamente, é preciso e aconselhável a escolha de grupos musculares mais estáveis ao nível a articulação.
Além disso, essa técnica do método rest-pause acaba sendo eficiente por conta da pequena pausa, que consegue proporcionar mais ativação do músculo, principalmente após o descanso. Dessa forma, junto com a sequência tradicional, o método pode ser repetido uma vez. Ou seja, isso significa que pode-se fazer três blocos de exercícios e duas pausas.
Como essa técnica ajuda no fortalecimento muscular
Dessa maneira, no método rest-pause há uma maior ativação dos blocos após o primeiro descanso. Isso acontece porque todas as unidades motoras ficam concentradas em trabalhar ao máximo para que a série se complete. Essa ativação se torna muito alta porque atinge um grupo muscular específico. É por este motivo que essa técnica abana sendo considerada como um sistema de treinamento avançado.
Benefícios do método rest-pause
Assim como dito anteriormente, pesquisas indicam que os principais benefícios dessa técnica acaba sendo justamente os maiores objetivos. Ou seja, proporciona o ganho de força e o aumento de massa muscular.
Por conta da exaustão causada pelo método rest-pause, acontece uma maior tensão das fibras musculares. Ou seja, a ideia da técnica acaba sendo utilizar ao máximo as suas fibras musculares com essa lesão – afinal, o treino não é nada mais do que uma lesão nas fibras musculares -. A partir disso, então, ocasiona uma hipertrofia no momento da recuperação, consequentemente, fazendo com que as fibras ganham potencial de realizar uma carga maior.
Vale destacar que o método rest-pause é recomendado apenas para treinos multiarticulares. Contudo, essa técnica não é aplicada nos exercícios principais. Ou seja, deve ser realizada apenas nos exercícios com acessórios.
Por fim, o método rest-pause também acaba se torna uma ótima opção para quem deseja ganhar e fortalecer a massa muscular de uma maneira mais rápida. Isso acontece porque a técnica consegue aumentar o tempo sob tensão e estresse metabólico. Dessa forma, então, facilita um maior recrutamento de unidades motoras musculares, o que permite um maior volume de treino, assim como um aumento de séries mais eficazes.
Atenção com as repetições!
Por exemplo, quando você for realizar de 6 a 15 repetições de supino ou desenvolvimento militar, irá programar os exercícios assessórios, como um cruzamento de cabos ou até mesmo elevações laterais de ombros. Dessa forma, acontece aí o momento em que o rest-pause será utilizado. Assim, são nesses exercícios que você precisará realizar as repetições necessárias até atingir a falha, descansar entre 10 e 20 segundos e, então, fazer as repetições novamente e descansar. Dessa maneira, isso vai acontecendo sucessivamente até alcançar as três séries.
Os cuidados que você precisa ao realizar o método rest-pause
Como se trata de um método bastante intenso, é preciso inúmeros cuidados para realizá-lo. Dessa maneira, você conseguirá ter sucesso na técnica, obter o efeito desejado e, inclusive, evitar possíveis acidentes que podem vir a acontecer. Ou seja, o primeiro cuidado (e um dos mais importantes) é que apenas alunos intermediários ou avançados realizem.
Além disso, a preferência é de que esses alunos sejam supervisionados por algum personal trainer ou professor na academia. A importância de contar com ajuda é porque o método rest-pause se trata de uma técnica de exaustão. Ou seja, se não tiver ninguém olhando, acidentes podem acontecer.
Dessa maneira, não é uma técnica aconselhável a se fazer sozinha. Por exemplo, durante uma barra e supino e ela venha a cair no seu peito e que não consiga segurar, pode causar um problema mais sério. Assim também, o agachamento é outro exemplo, pois, se você não tiver força suficiente, também pode acabar vir a ter um problema mais grave, como uma lesão.
Contudo, caso você seja uma pessoa bem treinada no método rest-pause, será mais fácil de realizar sozinha sem grandes riscos de sofrer um acidente. Além disso, o indicado é também utilizar equipamentos que não sejam de peso livre, como, por exemplo, um supino na máquina, que tem como voltar o peso com o auxílio do aparelho e evitar lesões.
Tenha paciência e muita persistência!
Por fim, mas não menos importante, é preciso ter paciência. Por mais que o ganho de massa muscular seja algo de muito desejo para você, não existem fórmulas mágicas que facilitem rapidamente esse processo. É algo que leva a tempo a se conquistar. Ou seja, é preciso bastante cuidado, mas muito empenho e persistência.
Dessa maneira, é muito importante ouvir e conversar com seu personal trainer ou professor na academia, a fim de entender se o método rest-pause é o mais adequado e se será algo que você conseguirá se adaptar. A partir disso, você conseguirá resultados ainda melhores.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments