Skip to content
culote

Gorduras localizadas podem se tornar um grande incômodo. Porém, o que mais pode causar dor de cabeça é o famoso culote. Contudo, ele pode acabar sendo eliminado com a ajuda de alguns exercícios físicos, que atuam diminuindo os depósitos de gordura nessa região e na parte lateral da coxa.

Dessa maneira, o Blog da UnicPharma separou as principais dicas para você diminuir e/ou se livrar do culote. Acompanhe tudo abaixo!

O que é o culote?

O culote é aquele acúmulo de gordura. Ele fica localizado na lateral do quadril. Geralmente, acaba sendo mais frequente em mulheres, o que pode acontecer por conta de fatores genéticos, hormonais, estresse, diminuição do metabolismo e da vascularização. Uma alimentação rica em carboidratos e gorduras também pode se tornar o grande causador do culote.

Por que é tão difícil se livrar dele?

Assim como dito anteriormente, são inúmeras as causas que podem fazer você desenvolver esse culote. Mesmo com uma boa alimentação e um programa de treinos, a gordura localizada é difícil de ser combatida, pois é uma reserva de energia do próprio corpo. Dessa maneira, alguns exercícios e tratamentos podem ajudar você a se livrar do culote.

Exercícios que podem ajudar a se livrar do culote

Alguns exercícios podem ajudar a diminuir o culote, pois atuam na redução dos depósitos de gorduras dessa região e na parte lateral da coxa. Assim também, eles ajudam mais, pois combatem a flacidez e tonificam os músculos das pernas, abdominais e glúteos. Ou seja, proporcionam um corpo mais definido.

Assim sendo, a prática de aulas de step ou de bicicleta ergométrica podem acabar sendo incluídas na rotina de exercícios para perder o culote. Ou seja, podem ser feitos antes dos exercícios localizados.

Cadeira abdutora

Para fazer o exercício na cadeira abdutora, a pessoa deve sentar-se no aparelho. Dessa maneira, começará a fazer força com as pernas, a fim de abrir o aparelho. O mais indicado é repetir este exercício de 8 a 10 vezes – ou conforme a orientação do profissionais de educação física. Depois de concluir a repetição, descanse por alguns segundos e, logo na sequência, faça mais 2 séries – dando o período de descanso.

Abertura lateral das pernas

Nesse exercício, você precisará deitar de lado, apoiar a cabeça com uma mão e elevar uma perna. O indicado é que você repita esse exercício 10 vezes com cada perna. Logo depois, descanse por alguns segundos e faça mais 2 séries – de acordo com a orientação do profissional de educação física. Para que esse exercício tenha mais efeito, você pode usar uma caneleira em cada perna. Comece com 1kg e vá aumentando com o tempo.

Prancha lateral

Nesse exercício, você deve deitar de lado, apoiar um cotovelo no chão e elevar todo o tronco. Mantenha o corpo bem esticado e firme por 3 segundos. Na sequência, desça o corpo. Repita este exercício 15 vezes. Logo depois, descanse alguns segundos e faça mais 2 séries – seguindo a orientação de um profissional de educação física. Em seguida, deve-se fazer o movimento para o outro lado.

Agachamento

Apesar de não ser adorado por muitas pessoas, o agachamento consegue ajudar bastante a eliminar o culote. Para isso, você ficará em pé com as pernas separadas na largura dos quadris. Dessa forma, leve o quadril para trás e para baixo, como se fosse sentar. Logo depois, contraia os glúteos para voltar à posição inicial. Ao abaixar, certifique-se de que o seu quadril está indo para trás e não os seus joelhos que estão indo para a frente. Eles não podem ultrapassar as pontas de seus pés!

Leg Press

Na máquina de Leg Press, você posicionará os seus pés e tirará a trava de segurança. Então, deixe com que a plataforma desça em sua direção. Com isso, você começará a empurrar de volta para a posição inicial, em um movimento lento, firme e contínuo. Cuidado com os seus joelhos, que nunca devem ficar 100% retos. Eles precisam permanecer alinhados durante o movimento. Ou seja, cuidado para não empurrá-los para fora durante a execução.

Em relação ao peso que você usará, sempre consulte um profissional. Comece com um peso desafiador, mas que se mantenha confortável para você. Vá aumentando 10% da carga com o passar das semanas.

Alguns tratamentos

Alguns tratamentos estéticos podem também estimular a eliminação do excesso de gordura na parte lateral da coxa. Entre eles está a carboxiterapia, que consiste na aplicação de injeções de gás carbônico por baixo da pele, a fim de eliminar a gordura localizada e combater a flacidez.

Além dele, também existe a radiofrequência, que eleva a temperatura da pele e do músculo, rompendo as membranas das células de gordura e facilitando a sua eliminação do organismo. No entanto, vale destacar que, sem a prática de atividades físicas e de uma alimentação saudável, os tratamentos não são tão eficazes.

Alimentação para combater o culote

Assim como dito anteriormente, uma alimentação equilibrada e saudável ajuda no processo de eliminação do culote. É importante dar prioridade ao consumo de frutas (principalmente as que possuem casca), vegetais, legumes e alimentos ricos em fibras. Eles ajudarão a aumentar a sensação de saciedade. Além disso, é recomendado consumir cerca de 2 litros de água por dia. Evite o consumo de doces, frituras e produtos industrializados ricos em gordura saturada e açúcares.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *