Skip to content
Deixe de ser sedentário (Foto: Pilates)

Os avanços modernos facilitam nossa vida, mas levaram muitos de nós a adotar um estilo de vida mais sedentário. Assim, se mover menos e sentar-se mais está relacionado a uma série de condições de saúde. Dessa maneira, acredita-se que seja uma das principais causas da “epidemia” de obesidade.

Em suma, uma pesquisa publicada em 2010, pela Universidade da Carolina do Sul (Estados Unidos), descobriu um fato interessante. A inatividade e ficar sentado por mais de quatro horas por dia aumenta muito o risco de doenças cardiovasculares (talvez até mais do que fumar). Além disso, pode causar diabetes e uma série de outras condições relacionadas à obesidade

Resolver um estilo de vida sedentário exige algum esforço consciente no início. Mas o valor de ser mais ativo fisicamente vale a pena pelos inúmeros benefícios que isso traz.

Esteja você preso em uma mesa o dia todo ou apenas lutando para se motivar e se exercitar. Aqui estão ideias para ajudá-lo a se mover.

Ande mais

Muitas pesquisas comprovaram os benefícios para a saúde de uma caminhada diária de 30 minutos. Como resultado, estudos nos últimos anos descobriram que pessoas que caminhavam rapidamente ou realizavam exercícios de intensidade moderada por pelo menos 30 minutos todos os dias tinham um risco menor de morte cardíaca súbita.

Outro estudo publicado em 2015 pela JAMA Psychiatry. Dessa maneira, apenas três caminhadas de cinco minutos durante o dia de trabalho podem ajudar. Isso se dá por reverter os danos que ficar sentado por muito tempo causa nas artérias periféricas das pernas.

Você também pode tentar adicionar atividades antes ou depois do trabalho, como passear com o cachorro por períodos mais longos. Já algo menos sedentário.

Pegue as escadas

Subir escadas é considerada uma atividade física de intensidade vigorosa, queima mais calorias por minuto do que correr. Além disso, pode ajudá-lo a manter um peso saudável, bem como construir e manter ossos, articulações e músculos fortes.

Ande no estacionamento

Contanto que você possa fazer isso com segurança, estacionar seu carro no final do estacionamento ou na rua de seu destino é uma maneira fácil de adicionar etapas extras ao seu dia.

Na mesma linha de usar as escadas em vez do elevador, se você puder, se tiver tempo e for fisicamente capaz de andar um pouco mais longe, você obterá os benefícios de uma atividade adicional.

Livre-se do seu carro

O modo como viajamos na era moderna está associado a taxas de sobrepeso e obesidade. Comparados às formas mais passivas de se locomover, os modos ativos, como caminhar ou andar de bicicleta, apresentam muitos benefícios à saúde e maior potencial para prevenir a obesidade.

Até o transporte público parece estar associado a um índice de massa corporal (IMC) mais baixo em comparação com dirigir seu próprio carro para o trabalho. Por fim, ficar em uma plataforma de metrô ou caminhar até um ponto de ônibus exige mais passos do que apenas ir da porta da frente até a garagem.

Foto Destaque: Divulgação / Pilates 

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *