Skip to content

Você conhece os diferentes tipos de diabetes?

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina: hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A doença pode se apresentar de diversas formas, dependendo da sua origem. Vale a pena conhecer os diferentes tipos de diabetes e as formas de prevenção e controle, dependendo do caso.

Diabetes tipo 1

É o tipo de diabetes que afeta entre 5 e 10% das pessoas no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o problema acontece da seguinte forma: em algumas pessoas, o sistema imunológico, por engano, ataca as células que produzem a insulina. Com pouco ou nenhum hormônio atuando, a glicose no sangue vai às alturas e não consegue exercer a função de dar energia ao corpo.

O diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Esse tipo de diabetes é sempre tratado com aplicação de insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.

Pré-diabetes

Esse termo é usado quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para um diagnóstico de diabetes. Fatores como obesidade, hipertensão e alterações no colesterol são os que aumentam a chance de se desenvolver esse tipo de diabetes.

O Ministério da Saúde alerta que 50% das pessoas com pré-diabetes vão desenvolver a doença. Esse tipo de diabetes é especialmente importante porque é a única etapa que ainda pode ser revertida ou que permite retardar a evolução para o diabetes e suas complicações.

A mudança de hábito alimentar e a prática de exercícios são as principais medidas para combater o pré-diabetes com eficiência.

Diabetes tipo 2

Esse tipo de diabetes aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz insulina suficiente para controlar o açúcar no sangue. De acordo com a SBD, cerca de 90% das pessoas que sofrem de diabetes têm o tipo 2.

Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem sofrer com o problema. Dependendo da gravidade, esse tipo de diabetes pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar o açúcar no sangue.

Diabetes gestacional

Durante a gravidez, a placenta produz hormônios que reduzem a ação da insulina. Para compensar, o pâncreas aumenta a produção de insulina e é esse processo que pode causar o diabetes gestacional.

Esse tipo de diabetes pode ocorrer em qualquer mulher e nem sempre os sintomas são identificáveis. Por isso, recomenda-se que todas as gestantes pesquisem, a partir do 6º mês, como está a glicose em jejum e, mais importante ainda, a glicemia após a ingestão de glicose, o chamado teste oral de tolerância a glicose.

Os especialistas da SBD explicam que o controle desse tipo de diabetes é perfeitamente possível com orientação nutricional adequada e prática de atividade física (sempre com consentimento médico).

Como lidar com todos os tipos de diabetes

De acordo com o Ministério da Saúde, na maioria dos casos, a doença está associada a condições como obesidade e sedentarismo. Ou seja, o diabetes pode ser evitado.

Com o tratamento adequado e iniciado o quanto antes, é possível, ainda, prevenir as complicações de todos os tipos de diabetes. Então, atenção aos principais sintomas: fome e sede excessiva, perda de peso sem motivo aparente e vontade de urinar várias vezes ao dia.

Importante lembrar que, quando existe muito açúcar no sangue, o corpo pode sofrer com complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Não deixe de procurar um médico, caso você se identifique com qualquer um dos tipos de diabetes.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *