Esses alimentos podem estar deixando o seu cabelo mais fraco e propenso à queda
As espinhas podem ser grandes incômodos. Quando inflamadas, também conseguem dar um trabalhão. Contudo, com uma boa rotina de skincare e cuidados diários, a inflamação pode ser combatida. Para isso, existem diversos remédios caseiros que podem ajudar neste problema.
Por isso, o Blog da UnicPharma separou algumas dicas de remédios caseiros que ajudam imediatamente contra as espinhas e suas marcas. Confira tudo sobre!
Remédios caseiros para espinhas
Assim como dito anteriormente, os remédios caseiros conseguem ser boas opções para esse problema. O chá verde e o aloe vera contam com ação antisséptica, anti-inflamatória e antioxidante. Dessa maneira, diminuem a inflamação, combatem e previnem as espinhas, além de controlar a oleosidade da pele.
Enquanto isso, também precisamos cuidar para diminuir e evitar as espinhas. Dessa forma, é preciso manter uma alimentação saudável e variada. Por isso, é importante priorizar alimentos com ação anti-inflamatória, como cereais integrais, sardinha e castanha-do-pará, por exemplo. Assim, existem algumas opções de remédios que podem ajudar nestes casos.
Tônico de camomila
A camomila é rica em compostos e óleos essenciais. Dessa maneira, conta com propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e calmantes. Dessa forma, ajudam a diminuir as inflamações das espinhas.
- Como fazer: em uma panela, ferva 500 ml de água e retire do fogo. Logo depois, adicione 20 a 30g de flores frescas ou secas de camomila. Tampe a panela e deixe repousar por 10 minutos. Coe o chá e molhe uma gaze, algodão ou pano limpo. Passe levemente sobre a pele seca e higienizada.
Máscara de aloe vera e jojoba
A babosa (ou aloe vera) conta com ação cicatrizante, fungicida, bactericida e anti-inflamatória. Dessa maneira, ajuda a diminuir as inflamações das espinhas. Enquanto isso, o óleo de jojoba consegue equilibrar a função das glândulas sebáceas da pele, controlando a oleosidade.
- Como fazer: misture bem 2 colheres de chá do gel da folha de aloe vera com 4 gotas de óleo de jojoba. Limpe e seque bem rosto. Assim, logo depois, aplique a máscara, massageando com as pontas dos dedos. Deixe agir por cerca de 20 minutos e enxague com água fria.
Máscara de argila verde e lavanda
A argila verde conta com ação adstringente, tonificante e cicatrizante. Dessa maneira, ajuda a remover as impurezas da pele. Além disso, diminui a inflamação e a oleosidade da pele. Enquanto isso, o chá de lavanda é cicatrizante e anti-inflamatório.
- Como fazer: em um pote, misture bem 2 colheres de sopa de argila verde e 1 xícara de chá de lavanda gelado. Mexa até ter uma mistura homogênea. Com o rosto higienizado e seco, aplique a máscara. Deixe atuar por 20 minutos e enxágue com água fria.
Tônico de chá verde
O chá verde conta com uma grande quantidade de catequinas e taninos, compostos bioativos. Estes têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e adstringentes. Dessa forma, diminui a inflamação das espinhas e controlam a oleosidade da pele.
- Como fazer: ferva 1 xícara e água, desligue o fogo e adicione 1 colher (de chá) de chá verde em folhas. Tampe e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Com o rosto limpo e seco, molhe uma gaze, algodão ou pano limpo no chá verde e passe levemente.
Chás para evitar as manchas das espinhas
Além dos tônicos e chás indicados acima, alguns remédios naturais promovem uma limpeza de dentro para fora. Contudo, vale destacar que, para potencializar o tratamento, aconselha-se evitar o consumo de alguns alimentos, como os industrializados, ricos em açúcar ou gordura. Além disso, adotar uma rotina de skincare e limpar a pele corretamente ajudam.
Confira alguns chás que podem ajudar:
Chá de aroeira
Uma loção caseira de aroeira na pele ajuda bastante. Isso porque é eficaz para secar espinhas e combater as manchas na pele. Além disso, é bem prática de ser aplicada.
- Como fazer: coloque 100 g de cascas de aroeira em 1 litro de água. Leve ao fogo por cerca de 15 minutos. Tape a panela, desligue o fogo e deixe descansar por mais de 15 minutos. Em seguida, coe e guarde essa solução em um recipiente de vidro bem fechado. Aplique um pouco da solução em cima das espinhas de 3 a 5 vezes por dia. Deixe secar sozinha.
Chá de bardana
O chá de bardana é um ótimo remédio caseiro para a pele. Dessa maneira, a planta medicinal melhora a função das glândulas sebáceas. Além disso, conta com propriedades antissépticas que ajudam a limpar a pele de forma adequada.
- Como fazer: coloque 2 colheres (de chá) da raiz da bardana seca ou fresca cortada em pequenos pedaços em 500 ml de água fria. Deixe descansar em 6 horas. Depois de estar em molho, leve ao fogo e ferva por 1 minuto. Use a solução após estar coada e lave a área de 2 a 3 vezes. Você também pode aplicar o chá sobre a espinha inflamada com um algodão.
Chá de ervas contra as espinhas
Uma outra opção para eliminar as espinhas é um chá de ervas. A bebida conta com propriedades que auxiliam a função do fígado, rins e intestinos. Dessa maneira, combatem às toxinas presentes no sangue e que favorecem o surgimento das espinhas.
- Como fazer: coloque 2 colheres (sopa) de raiz de bardana seca e 2 colheres (sopa) de dente-de-leão em 700 ml de água. Ferva por cerca de 10 minutos e depois adicione 2 colheres (sopa) de flor de trevo-vermelho. Desligue o forno. Quando amornar, adicione o último ingrediente. Deixe repousar por mais 5 minutos, coe e beba a seguir.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments