Skip to content
matcha

Existe uma infinidade de chás e infusões, com diversos benefícios para a saúde. No entanto, recentemente, o matcha vem chamando bastante atenção no mundo todo. Com seu verde forte e muito característico, essa bebida é completamente versátil, contando com propriedades únicas. E o melhor de tudo: é uma delícia!

Ficou curioso e quer saber tudo sobre o matcha? Neste artigo, o Blog da UnicPharma separou todas as informações sobre! Acompanhe a seguir!

Matcha: o que é?

O matcha é um tipo especial de chá verde em pó originário do Japão. É feito a partir das folhas de chá verde moídas em uma fina textura de pó verde vibrante. O processo de produção do matcha envolve sombreamento das plantas de chá antes da colheita, o que aumenta a produção de clorofila e outros compostos benéficos.

Esse produto tem sido valorizado na cultura japonesa há séculos e é frequentemente utilizado na cerimônia do chá japonês. No caso, é mais conhecida como “chanoyu”. Ele tem ganhado popularidade em todo o mundo devido aos seus potenciais benefícios para a saúde e seu sabor característico.

Ao contrário de outros tipos de chá, onde as folhas são infundidas e depois descartadas, com o matcha, o pó é dissolvido na água quente, resultando em uma bebida intensamente aromática e saborosa. Assim, devido ao processo de produção especial, ele contém uma concentração mais elevada de nutrientes e antioxidantes em comparação com outros chás verdes.

O matcha é conhecido por seu conteúdo de catequinas, especialmente a epigalocatequina-3-galato (EGCG), que é um antioxidante poderoso associado a vários benefícios à saúde, incluindo propriedades anti-inflamatórias e potencial de redução do risco de doenças crônicas.

Além da bebida quente, o matcha também acaba sendo utilizado em várias preparações culinárias, como smoothies, sorvetes, sobremesas e até mesmo em pratos salgados. No entanto, o matcha contém cafeína, embora em menor quantidade em comparação com o café, e pode afetar a sensibilidade de algumas pessoas. Portanto, acaba sendo recomendado consumir com moderação, especialmente para aqueles sensíveis à cafeína.

É a mesma coisa que chá verde?

Ambas as bebidas têm uma cor verde vibrante e são derivadas da mesma planta, a Camellia sinensis. No entanto, a grande diferença está no processo de cultivo e preparo das folhas que se transformarão em matcha.

O matcha é produzido a partir de plantas de chá que são sombreadas antes da colheita. Esse processo incentiva o crescimento de folhas com altos níveis de clorofila e outros compostos benéficos. As folhas são então colhidas à mão, vaporizadas e secas. Em seguida, acabam sendo moídas em um pó fino – o matcha propriamente dito. Dessa forma, o matcha preserva toda a folha de chá, e nada é desperdiçado.

Ao contrário do chá verde convencional, em que as folhas são infundidas em água quente e posteriormente descartadas, o matcha é consumido em sua forma integral, misturando o pó diretamente na água ou em outras preparações. Isso significa que, ao beber matcha, estamos aproveitando todos os benefícios das folhas de chá em sua totalidade, incluindo os nutrientes e antioxidantes concentrados.

Benefícios do matcha

Assim como dito anteriormente, o matcha conta com diversos benefícios. Abaixo, listamos alguns deles. Confira!

  • Energia e concentração: o matcha contém uma quantidade moderada de cafeína, o que pode ajudar a aumentar a energia e a concentração. No entanto, a presença de um aminoácido chamado L-teanina no matcha ajuda a promover um estado de calma e foco mental, contrabalançando os efeitos estimulantes da cafeína;
  • Antioxidantes: o matcha é rico em antioxidantes, especialmente catequinas, como a epigalocatequina-3-galato (EGCG). Dessa forma, os antioxidantes ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres, protegendo as células contra o estresse oxidativo. Além disso, também reduzem o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer e doenças neurodegenerativas;
  • Aumento do metabolismo: ele também contém catequinas, que podem ajudar a aumentar o metabolismo e a queima de gordura. Estudos sugerem que o consumo regular de matcha pode aumentar a termogênese (produção de calor pelo corpo) e auxiliar na perda de peso;
  • Saúde cardiovascular: alguns estudos sugerem que o consumo de chá verde, incluindo o matcha, pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Assim, os antioxidantes presentes no matcha podem ajudar a melhorar a saúde do coração, reduzindo os níveis de colesterol LDL (o “mau” colesterol) e a pressão arterial.

Saúde mental

O matcha pode ter benefícios para a saúde mental por conta presença de compostos específicos em sua composição, como a combinação de cafeína e L-teanina. A cafeína presente no matcha pode ajudar a aumentar o estado de alerta, a concentração e o humor. Dessa forma, proporciona um impulso de energia, algo benéfico para pessoas que precisam de um estímulo mental, que enfrentam fadiga ou desejam melhorar seu desempenho cognitivo.

Por outro lado, a L-teanina, um aminoácido presente no matcha, tem propriedades relaxantes. Assim, pode ajudar a promover um estado de calma e reduzir a ansiedade. A L-teanina aumenta a produção de ondas alfa no cérebro, associadas a um estado de relaxamento e alerta mental, sem causar sonolência.

Dessa forma, a combinação única de cafeína e L-teanina no matcha acaba sendo frequentemente descrita como uma combinação de estimulação mental e relaxamento. Elas proporcionam um estado de atenção tranquila e foco alerta. Além disso, os antioxidantes presentes no matcha, como as catequinas, podem ter efeitos neuroprotetores, ajudando a proteger as células cerebrais contra danos oxidativos e o envelhecimento precoce.

O matcha, assim como qualquer outra substância, pode afetar as pessoas de maneira diferente. Alguns podem experimentar uma resposta mais sensível à cafeína, e o consumo excessivo de matcha pode causar efeitos indesejados, como nervosismo, insônia ou irritabilidade. Se você estiver buscando melhorar a saúde mental, é sempre recomendado adotar uma abordagem holística. A dica é que inclua uma dieta equilibrada, exercícios regulares, sono adequado, gerenciamento do estresse e, se necessário, buscar apoio profissional de um profissional de saúde mental.

Qual o gosto do matcha?

O matcha tem um sabor característico, levemente amargo, que pode lembrar o sabor da erva-mate. No entanto, muitas pessoas preferem consumir o matcha com ingredientes adicionais para tornar sua degustação mais agradável, especialmente para paladares menos acostumados ao amargor. No entanto, a forma clássica de preparo, sem adoçantes adicionados, é a mais comum e considerada a mais saudável.

Além da cafeína, o matcha tem ganhado opções de saborização que podem se assemelhar ao café, o que pode agradar os amantes dessa bebida. Embora o sabor não seja exatamente o mesmo, aqueles que apreciam o gostinho amargo do café podem desfrutar do matcha como uma alternativa. De fato, uma das aplicações mais populares do matcha é consumi-lo para obter um efeito estimulante semelhante ao do café, ajudando a despertar e aumentar a energia. Essa semelhança entre as duas bebidas é interessante de se observar.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *