Skip to content
Mamão: como consumir e principais benefícios

O mamão é uma fruta deliciosa, porém vai muito mais do além do que isso. Com muito sabor, consegue proporcionar inúmeros benefícios para o nosso organismo. Rica em vitamina A e vitamina C, consegue ajudar no controle da pressão arterial e fortalece o sistema imunológico.

Por isso, o Blog da UnicPharma separou muitas informações sobre o mamão, como os seus benefícios e principais dicas para você consumir. Saiba mais!

Mamão

O mamão pode ser encontrado em dois tipos: o papaia e o formosa. Eles possuem propriedades semelhantes, mas se diferenciam apenas por conta do tamanho e formato. Pode ser consumido ao natural ou usada em sucos, doces ou até mesmo vitaminas. Suas sementes também podem ser consumidas, por meio de saladas ou iogurtes.

Rica em vitamina C, vitamina A e betacaroteno, propriedade antioxidades, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, o mamão é uma fruta com inúmeros benefícios. Por exemplo, ajuda na redução do colesterol sanguíneo e mantém a pressão arterial em bons níveis.

Assim também, o mamão ajuda a combater a prisão de ventre, porque conta com boas quantidades de fibras, que aumentam o volume das fezes, além de estimular os movimentos naturais do intestino. Ou seja, é uma boa opção para quem sofre com este problema.

Os benefícios do mamão

Assim como dito anteriormente, o mamão possui inúmeros benefícios. São eles:

Combate a prisão de ventre

Como contém boas quantidades de fibras insolúveis, que aumentam o volume das fezes, o mamão estimula os movimentos naturais do intestino. Ou seja, é uma ótima opção para quem sofre com a prisão de ventre. Afinal, esta fruta facilita a evacuação e combate o problema.

Controla a pressão arterial

O mamão ajuda a controlar a pressão arterial por ser rico em vitamina C, um nutriente que promove o aumento dos níveis de óxido nítrico no organismo. Essa substância que favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguíneo.

Melhora a digestão

Assim também, o mamão verde e suas sementes possuem um látex, que é rico em papaína, uma enzima com ação proteolítica. Esta atua no estômago e tem um efeito semelhante ao suco gástrico, melhorando a digestão das proteínas. Além disso, a papaína tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, ajudando no tratamento de úlceras e gastrites.

Fortalece o sistema imunológico

Assim como dito anteriormente, o mamão é rico em vitamina A, vitamina C e carotenoides. Esses compostos possuem ação antioxidante e anti-inflamatória. Ou seja, conseguem fortalecer o sistema imunológico, ajudando a combater vírus, bactérias e fungos.

Diminui o colesterol e triglicerídeos

Por ser uma fruta rica em fibras, o mamão consegue reduzir a absorção no intestino de gordura dos alimentos. Dessa forma, diminui os níveis de colesterol total e triglicerídeos no sangue. Ou seja, previne doenças como o infarto. Além disso, a fruta conta com vitamina A e betacaroteno, que possuem ação antioxidante, combatem os radicais livres e impedindo a oxidação das células de gordura. Dessa maneira, diminuem os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue.

Ajuda na perda de peso

Outro benefício do mamão é a perda de peso. Isso acontece por conta das fibras, que ajudam a aumentar o tempo de ingestão dos alimentos, além de diminuírem a fome ao longo do dia.

Previne o envelhecimento precoce

Por conta do betacaroteno, luteína e zeaxantina, carotenoides com ação antioxidante, o mamão protege a pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas e pelos radicais livres. Dessa forma, consegue prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, por ser rico em vitamina C, nutriente que participa da formação de colágeno, o que promove a firmeza e elasticidade da pele. Ou seja, previne o surgimento de rugas e flacidez.

Equilibra a glicose no sangue

Por conta das quantidades altas de fibras, o mamão diminui a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos. Dessa forma, equilibra os níveis de glicose no sangue, além de evitar a resistência à insulina e diabetes. Além disso, também ajuda a controlar a glicemia em pessoas que já possuem a diabetes.

Ajuda a prevenir o surgimento de câncer

Por ter ótimas quantidades de licopeno, um carotenóide com ação antioxidante, o mamão protege as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres. Dessa forma, o estresse oxidativo e ajudando a prevenir o surgimento do câncer de próstata.

Combate a anemia

A vitamina C, um nutriente que melhora a absorção do ferro presente nos alimentos, ajuda a combater a anemia. Dessa forma, isso acontece por conta do ferro, que é essencial para a formação da hemoglobina, um componente das hemácias que normalmente está reduzido na anemia.

Sementes do mamão

As sementes do mamão contam com isotiocianato de benzila, componente com uma ação anti-helmíntica potente, que ajuda no tratamento de vermes intestinais. Além disso, elas também são ricas em fibras que ajudam a combater a prisão de ventre. Vale destacar que é seguro comer as sementes, podendo ser consumidas na forma fresca ou desidratada, sendo adicionadas em saladas, sucos e iogurtes, por exemplo.

Como consumir

O mamão pode ser consumido ao natural na forma fresca ou desidratada. Além disso, também pode ser usado em preparações de doces, sucos, vitaminas e saladas de frutas. Enquanto isso, as sementes podem ser ingeridas na forma fresca ou seca, podendo ser adicionadas em saladas ou iogurtes.

Além disso, as folhas de mamão também podem ser usadas como um remédio natural no preparo de extratos. No entanto, por possuir algumas contraindicações, o remédio natural só pode ser usado sob orientação de um médico ou outro de saúde especialista no uso de plantas medicinais.

Contraindicações

O mamão verde e as sementes dessa frutas não são recomendados para mulheres grávidas, porque o látex pode causar contrações uterinas e provocar aborto. Além disso, pessoas que fazem o uso remédios anticoagulantes devem comer as sementes de mamão e o fruto verde. Isso acontece porque elas podem acabar aumentar o risco de hemorragias.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *