Proteína . Decidir quanta proteína comer em cada refeição é simples. Pegue a proteína total…
O verão é a estação mais quente do ano. Obviamente, encontrar opções que alimentem, sejam refrescantes e tragam benefícios para o nosso organismo é algo muito fundamental. Você sabia que é possível contar com inúmeros pontos positivos a partir das famosas frutas. Nessa época do ano, elas trazem inúmeras vitaminas e nutrientes para o corpo.
Além disso, um dos melhores pontos em relação ao consumo das frutas no verão é que elas estão presentes em diversos momentos do dia. Ou seja, podem ser consumidas desde o café da manhã, em lanches, acompanhando um almoço ou janta ou até mesmo em sobremesas. Assim, saber como melhor explorá-las é fundamental, pois garante uma maior variedade para o cardápio.
Dessa maneira, o Blog da UnicPharma separou uma lista com as principais frutas do verão, além de pontuar os seus principais benefícios para o organismo. Acompanhe tudo a seguir!
Frutas do verão
Assim como dito anteriormente, as frutas têm a capacidade de fornecer diversos nutrientes e vitaminas para o nosso organismo. Dessa maneira, as opções a seguir são mais desenvolvidas durante o verão. Além disso, são opções bem versáteis, saborosas e muito refrescantes, encaixando em qualquer refeição e em qualquer momento do dia.
Confira algumas opções das frutas do verão:
Abacaxi
O abacaxi é uma fruta que está à venda durante todo o ano. Contudo, no verão, os seus sucos, doces e até mesmo a fruta pura são boas opções, principalmente por sua refrescância. Dessa maneira, é fonte de vitamina C e outros minerais. Além disso, consegue auxiliar na digestão de proteínas e tem um efeito antioxidante, sendo uma boa opção para quem quer desintoxicar – ou seja, é uma boa opção para os sucos detox.
Geralmente, o período de safra do abacaxi abrange os meses de dezembro a fevereiro, principalmente. Para os apaixonados em ficarem de olho nos valores calóricos, uma fatia média dessa fruta conta com apenas 37 kcal.
Caju
Essa fruta pode ser mais difícil de ser encontrada, mas os seus benefícios são inúmeros, o que faz com que o caju se torne uma das principais frutas do verão. Dessa maneira, é rico em vitaminas do complexo B, assim como em sais minerais, como o zinco e o ferro. Um dos seus principais atrativos é a vitamina C, tendo cerca de cinco vezes mais vitamina C que uma laranja, por exemplo. Uma boa dica em relação a ele é que quanto mais maduro estiver, mais benefícios consegue propor para o organismo.
Como é rico em vitamina C, o caju é uma ótima opção para quem quer e precisa melhorar o sistema imunológico. Assim como, é uma fruta que protege o coração, evitando doenças cardiovasculares, e também previne e combate o câncer. Para os fitness de plantão: ele também dá mais energia para fazer exercícios físicos. Por fim, o caju deixa pele e cabelos mais bonitos e jovens.
Geralmente, o período de safra do caju corresponde aos meses de janeiro e fevereiro. Uma unidade média dessa fruta corresponde a aproximadamente 55 kcal.
Melancia
Se uma fruta tivesse a cara do verão, ela seria a melancia. Super hidratante, é rica em caroteno, que converte-se em vitamina A, licopeno, vitamina C e até mesmo vitaminas do complexo B. Assim como, também é composta por muita água e fibras.
Entre os seus principais benefícios estão:
- Hidratação;
- Rica em nutrientes;
- Pode melhorar a saúde do seu coração, evitando problemas cardiovasculares;
- Ajuda a prevenir o câncer;
- Pode diminuir a inflamação;
- Ajuda a aliviar dores musculares;
- Diminui o estresse oxidativo;
- Faz bem para a pele e cabelo;
- Ajuda a prevenir a degeneração muscular;
- Pode melhorar a digestão.
Dessa maneira, uma fatia média de melancia corresponde a cerca de 50 kcal. Na hora que você for escolher a sua fruta, opte por aquelas que tenham a casca mais firme e sem manchas escuras.
Melão
Essa opção também é super a cara das frutas do verão. Entre os seus principais pontos positivos estão a sua ação diurética e laxante. Entre os seus principais benefícios estão a sua atuação em reduzir a pressão arterial. Além disso, fortalece os ossos, auxilia na saúde dos olhos, melhora a aparência da pele, alivia os sintomas da menopausa e favorece o sistema imunológico.
Dessa maneira, o período de safra do melão corresponde de dezembro a março e de julho a setembro. Na hora que você for escolher a sua fruta, opte pelas opções que tenham cascas mais firmes, além de estarem com a cor mais viva e sem rachaduras. Uma fatia grande conta com cerca de 37 kcal.
Pêssego
Uma das melhores frutas do verão para quem não quer consumir muitas calorias é o pêssego. Afinal, é uma opção com baixo teor calórico e baixo índice glicêmico. Essa fruta ajuda no sistema digestivo. Assim como, melhora a imunidade, faz bem para a visão, tem bons resultados em relação a pele e previne doenças cardiovasculares.
O período de safra do pêssego geralmente corresponde de novembro a janeiro. Assim como dito acima, essa é uma opção com baixa teor calórico. Ou seja, uma unidade média conta com cerca de 21 kcal.
Uva
As uvas também são boas opções para o verão. Afinal, são fontes de niacina e potássio. Junto ao sódio, esse último tem boa ação na concentração de líquidos das células. Enquanto isso, a niacina atua diretamente na pele, aparelho digestivo e até mesmo diante o sistema nervoso.
Em relação aos seus benefícios, é uma fruta que atua muito bem em relação à saúde do coração. Ou seja, tem ação direta na prevenção de problemas cardíacos. Assim como, melhora na saúde da visão e no controle da pressão arterial. Dessa maneira, também proporciona equilíbrio da glicose no sangue, aumentando a saúde do sistema digestório. Por fim, também proporciona uma diminuição dos riscos de desenvolvimento de câncer.
Existem diversos formatos e tipos de uva disponíveis no mercado. Uma das uvas mais comuns é a uva Itália, que tem uma safra correspondendo ao período dos meses de janeiro a março. Enquanto isso, a uva Niágara tem uma situação melhor nos meses de janeiro e fevereiro. Em relação ao teor calórico, dez gomos médios, geralmente, contam com 57 kcal.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments