Skip to content
Açaí: benefícios e como consumir no verão

Você sabia que o país que mais produz açaí no mundo todo é o Brasil? Essa fruta, que pode ser consumida de diversas maneiras e é a cara do verão, conta com inúmeros benefícios. Ou seja, além de refrescar, ele consegue controlar o colesterol e é uma ótima fonte de energia para o nosso organismo.

Dessa maneira, o Blog da UnicPharma separou os principais benefícios do açaí, assim como as formas que você pode consumi-lo durante o verão! Confira a seguir!

Açaí

Conhecido e amado por muitos brasileiros, o açaí é o fruto da palmeira que recebe o mesmo nome. Geralmente, é encontrada em países da América do Sul, como, por exemplo, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Guianas e Brasil. O crescimento dessas palmeiras se dá em regiões mais quentes, como no norte e no nordeste do Brasil. Suas folhas grandes e seu altura (a árvore pode atingir até 25 metros) chamam atenção de quem vê.

Vale destacar que a produção do açaí é muito movimentada. Afinal, cada palmeira dessa fruta consegue produzir entre 3 kg e 6 kg do fruto por ano. O ápice da produção é durante os meses de julho a dezembro.

Além de ser muito delicioso, o açaí conta com um importante papel em relação à cultura e a economia do Brasil. Afinal, o país é responsável por cerca de 85% da produção da fruta de todo o mundo. O estado brasileiro que mais concentra a produção do alimento é o Pará. Assim como, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, o açaí é bastante consumido pela população. Dessa maneira, vem sendo considerado como um dos alimentos mais comuns dos estados.

Benefícios do açaí

O açaí alcançou uma popularidade mundial. Além de ser extremamente saboroso e refrescante, também conta com diversos benefícios para a nossa saúde. Entre os principais estão:

Fonte de energia

Um dos principais benefícios do açaí é o seu fornecimento de muita energia para o corpo. Isso se dá porque o fruto é muito rico em fibras, carboidratos e lipídeos. Além disso, também conta com outros nutrientes que são essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Dessa maneira, a partir disso, é um dos alimentos mais nutritivos e energéticos que existem.

Assim sendo, é muito interessante consumir o açaí antes da prática de atividades físicas ou até mesmo para pessoas que querem ganhar peso de maneira saudável, por exemplo. Vale destacar que é muito importante ficar bem atento aos acompanhamentos, a fim de evitá-los para não haver a ingestão em excesso de calorias.

Controle do colesterol

Outro ponto muito importante em relação ao açaí é a sua possibilidade de controlar o colesterol. Isso acontece por conta das antocianinas e fitoesteróis, que se encontram presentes no fruto. Dessa maneira, essas substâncias conseguem auxiliar na redução do LDL, que é considerado como o colesterol ruim. Assim sendo, o açaí consegue atuar, por exemplo, na prevenção de diversos problemas, como a formação de placas de ateroma, que é formada pelo depósito de gordura, principalmente de colesterol – elas podem, inclusive, chegar a obstruir os vasos sanguíneos.

Ação antioxidante

Além de controlar o colesterol e fornecer energia, o açaí também é uma fruta rica em antioxidantes. Ou seja, possui substâncias que conseguem combater o estresse oxidativo dentro das células. Assim sendo, o fruto tem a capacidade de auxiliar na prevenção do envelhecimento celular e até mesmo em doenças degenerativas. É por isso, por exemplo, que esse alimento é conhecido por sua ação de beleza, sendo muito indicado para o combate ao envelhecimento.

Diminui a pressão arterial

Além de combater o colesterol, o açaí também consegue diminuir a pressão arterial, sendo um benefício bastante buscado pelas pessoas. Basicamente, como consegue reduzir o colesterol ruim, esse fruto evita a aterosclerose. De acordo com estudos, após uma pessoa fazer o consumo de açaí, acontece uma dilatação das artérias. Consequentemente, a pressão tende a baixar.

Aumento da imunidade

Assim também, outra vantagem de consumir o açaí é o aumento da imunidade. Basicamente, assim como dito anteriormente, o fruto é rico em alguns antioxidantes, que acabam atuando no organismo. A partir disso, fortalecem o sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo contra possíveis infecções por fungos, bactérias e vírus.

Redução do risco de desenvolver câncer

Dessa maneira, mais um ponto muito positivo para o açaí é a sua possibilidade de auxiliar no combate ao câncer. Esse benefício é citado por alguns cientistas. De acordo com pesquisas, o fruto é rico em antocianinas, que, basicamente, são substâncias antioxidantes. Elas são responsáveis por combater o câncer. Entre os principais estudos, estão em relação à leucemia.

Fonte de cálcio

Mais um benefício bastante visado do açaí é a sua presença de cálcio, que é um mineral fundamental para inúmeras funções do organismo. Basicamente, atua, por exemplo, na construção e até mesmo na renovação dos dentes e ossos. Dessa maneira, o consumo do fruto consegue possibilitar a prevenção a alguns problemas, como a osteoporose.

Prevenção de doenças degenerativas

Por fim, o açaí também é um grande aliado na prevenção de algumas doenças degenerativas, como o Mal de Parkinson e o Alzheimer. Por conta das suas propriedades, que contam com antioxidantes e alguns nutrientes essenciais para o controle de radicais livres e manutenção das células, o açaí permite a redução do acúmulo de uma proteína, a beta-amilóide, que é, geralmente, associada ao desenvolvimento das doenças degenerativas.

Como comer o açaí?

Assim como você já deve saber, o açaí é uma fruta bastante versátil. Ou seja, pode ser consumido a partir de várias formas. Basicamente, a polpa da fruta pode ser usada em sucos, vinhos, sobremesas, sorvetes e até mesmo licores. Assim como, pode aparecer em algumas preparações salgadas, como um acompanhamento ou até mesmo em molhos para peixes e outros frutos do mar.

No Sul e no Sudeste do país, por exemplo, o fruto é consumido bastante em sua forma de polpa, que também pode ser chamada de creme. Dessa maneira, o açaí acaba sendo misturado com xaropes de guaraná. Assim, é servido com vários complementos, como frutas, leite condensado, leite em pó e outras farofas, como a de amendoim.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *