Se você notou que depois de comer certos alimentos, você tem coceira…
Você sabia que a alcachofra é uma das plantas mais ricas para o seu organismo? Dessa maneira, são inúmeros benefícios proporcionados por essa planta. Ou seja, ela pode ser utilizada para a proteção do fígado. Contudo, também consegue ajudar no emagrecimento.
Sabendo disso, o Blog da UnicPharma separou algumas dicas e informações de quem começar a consumir alcachofra. Confira tudo a seguir!
A alcachofra
A alcachofra (Cynara scolymus L.) conta com propriedades medicinais protetoras do fígado. Assim também, pode-se utilizá-la para emagrecer, por conta da sua capacidade de eliminar as toxinas, além de todos os excessos de líquidos do organismo.
Assim sendo, a alcachofra também consegue ser uma opção de alimentos tônicos e afrodisíaco. Dessa maneira, entre os seus benefícios, estão a redução do colesterol, assim como a regulação da glicemia – isso acontece por conta de uma substância chamada cinaropicrina. Essa última é encontrada através de suas folhas, promovendo o aumento das secreções biliares e gástricas.
Por fim, por conseguir reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue, essa planta consegue prevenir doenças, como, por exemplo, infarto, diabetes e até mesmo obesidade. Assim como, consegue controlar a fome.
Vale destacar que a alcachofra pode ser encontrada em alguns supermercado e feiras. As suas folhas são vendidas em lojas de produtos naturais ou farmácias. Assim também, ela pode ser consumida de diversas maneiras, como cozida, saladas, assadas ou até mesmo em sucos e chás.
Chá de alcachofra
Assim como dito anteriormente, a alcachofra conta com inúmeros benefícios. O seu chá, por exemplo, pode promover inúmeras vantagens. Dessa maneira, entre os principais estão:
Perda de peso
A alcachofra é rica em inulina, que é uma fibra presentes em vários vegetais. Dessa maneira, ela ajuda a perda de peso, pois é digerida de maneira mais lenta. Ou seja, prolonga a saciedade e, inclusive, diminuem a fome. Além disso, como possui baixas quantidades de calorias, promovendo a eliminação do excesso de líquidos do corpo. Ou seja, é por isso que a planta se torna uma das melhores opção para se acrescentar cardápios de dietas e de perda de peso.
Além disso, ela conta com propriedades diuréticas e desintoxicantes. Dessa forma, aumentam a taxa de eliminação das impurezas e do líquido excessivo corporal. Por conta da sua propriedade laxativa e sendo rica em fibras, a alcachofra consegue melhorar o trânsito intestinal. Ou seja, melhora a constipação. Além disso, também estimula a produção de bile pelo fígado, pois acelera todo o processo de digestão dos alimentos ricos em gorduras.
Resumidamente, o seu consumo para emagrecer não é totalmente isolado. Porém, por conta de suas propriedades, ajuda nesse quesito. Vale destacar que é preciso que o seu consumo seja acompanhado da prática regulares de exercícios físicos, assim como uma alimentação balanceada.
Diminui colesterol
A alcachofra é rica em fibras, como inulina e pectina. Dessa maneira, essa planta ajuda a diminuir a absorção, aumentando a eliminação de gordura por meio das fezes, além de promover a redução dos níveis do colesterol ruim, conhecido como LDL, assim como o colesterol total do sangue.
Além disso, é importante destacar que a alcachofra é rica em alguns compostos oxidantes, como flavonoides, carotenoides e vitamina C. Dessa maneira, essa planta evita a formação de radicais livres e previnem a formação de placas de gordura no sangue. Ou seja, evita que ocorra uma aterosclerose.
Previne a diabetes
A alcachofra é um alimento que conta com um baixo índice glicêmico. Afinal, possui altas quantidades de fibras e proteínas. Dessa maneira, ajuda a regular os níveis de glicose e a insulina no sangue. Ou seja, previnem a diabetes.
Controla a pressão alta
Um dos outros benefícios do consumo de alcachofra é a sua riqueza em potássio. Dessa maneira, ingerir alimentos ricos nesse nutriente aumenta a produção da urina, o que retira o excesso de sódio do organismo. Ou seja, ajuda a regular, controlar e prevenir a pressão alta.
Assim como, ela também é rica em antioxidantes, como flavonoides e carotenoides. Dessa forma, isso inibe uma produção excessiva de radicais livres, o que mantém a saúde das artérias e previnem a pressão alta. Assim sendo, é fundamental o consumo de alimentos ricos em potássio, pois podem controlar a pressão alta.
Diminui rugas e flacidez
Sendo um dos alimentos mais ricos em compostos bioativos, como flavonoides, carotenoides e vitamina C, a alcachofra consegue ajudar no combate aos radicais livres. Dessa maneira, aumenta a produção de colágeno, o que diminuir as rugas e a flacidez do rosto.
Assim como, a alcachofra é uma planta rica em fibras que conseguem equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Dessa forma, previnem a inflamação das células e, consequentemente, a flacidez e, inclusive, o envelhecimento precoce.
Desintoxica o fígado
Vale destacar que a alcachofra é uma das melhores fontes de compostos antioxidantes, como os polifenóis e os flavonoides. Dessa maneira, conseguem proteger o fígado, além de ajudar a eliminar as toxinas do organismo pelas fezes, suor ou até mesmo urina. Assim como, também consegue proteger e melhorar as funções do fígado, aliviando os sintomas de má digestão, como o mal-estar, dores no abdômen e até mesmo náuseas.
Combate a prisão de ventre
Como é uma planta rica em fibras e água, a alcachofra consegue auxiliar na formação do bolo fecal, além da eliminação das fezes. Dessa maneira, é um ótimo alimento para quem quer combater a prisão de ventre. Assim também, essa planta é rica em inulina, que é um tipo de fibra prebiótica, que serve de alimento para algumas bactérias benéficas para o intestino, o que mantém a flora intestinal saudável.
Como preparar o chá de alcachofra
O chá de alcachofra pode ser preparado por meio das folhas secas da alcachofra. Para realizar a bebida, você precisará ferver 1 litro de água em uma panela. Em seguida, apague o fogo. Logo depois, adicione 1 colher de chá (de 5 a 6g) de folhas de alcachofra à agua. Tampe a panela e deixe repousando por cerca de 10 minutos. Coe e beba até quatro xícaras (de chá) dessa bebida por um dia antes das refeições.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments