Skip to content
Água de coco: conheça tudo sobre esse isotônico natural e seus benefícios

O verão e seus fortes calores sempre pedem uma bebida refrescante, hidratante e, óbvio, cheia de nutrientes, correto? E se a Unic garantir para você que podemos encontrar tudo isso, de forma prática, além de ser super docinha? Existe sim – e ela é super famosa no Brasil. A água de coco é uma das bebidas mais importantes e aliadas da saúde.

Dessa maneira, o Blog da UnicPharma separou as principais informações e benefícios da água de coco. Confira tudo a seguir!

Água de coco

Por um longo tempo atrás, a água de coco era consumida principalmente em regiões litorâneas. No entanto, isso mudou a partir dos anos 2000, quando o mercado começou com a industrialização das bebidas. Desde então, muito começou-se a encontrá-las em centros urbanos. Além disso, essa bebida começou a ser utilizada como ingrediente de algumas receitas.

A partir disso, muito começou-se a incorporá-la no cardápio do dia a dia, principalmente por conta de seus benefícios para a saúde. Afinal, são inúmeras as vantagens de incluir essa bebida na sua rotina.

Benefícios da água de coco

Fonte de minerais e açúcares, a água de coco vem sendo considerada como um dos principais isotônicos naturais. Além disso, entre os seus principais benefícios estão o seu baixo teor calórico. Dessa forma, estima-se que cerca de 100 ml contem com, em média, 22 kcal. Sabendo disso, a sua composição totalmente benéfica para a saúde fazem com que essa bebida seja completamente consumida no país todo.

É um potente hidratante para o corpo

A água de coco é uma das principais bebidas que consegue repor líquidos. Dessa maneira, é bastante indicada para pessoas que estão sofrendo com casos de diarreia, desidratação e vômito. Afinal, os aminoácidos e minerais que estão presentes na bebida conseguem fornecer a nutrição necessária. No entanto, ao mesmo tempo, não pesa na balança, pois conta com pouca concentração calórica.

Ajuda a melhorar a ressaca

Sabe aqueles dias que você ultrapassa um pouquinho em relação às bebidas alcoólicas e, no outro dia, bate aquela dor de cabe e náuseas? Esses são os principais efeitos da ressaca, a maior inimiga de quem consome bebidas com frequência. Isso acontece por conta da desidratação. Assim como dissemos, a água de coco é uma das melhores opções de hidratantes.

Além de ser fundamental para a hidratação, a água de coco conta com um bom conteúdo nutricional, assim como foi garantido pela Associação Brasileira de Nutrologia. Sabendo disso, você pode aproveitar esse benefícios para ajudar a amenizar a sua ressaca.

É uma ótima reposição hidroeletrolítica durante e depois os exercícios físicos

Quem faz exercícios físicos sabe que é muito importante repor alguns eletrólitos, como o magnésio, sódio e até mesmo o potássio. Esses, inclusive, são perdidos por meio do suor durante as atividades. Dessa forma, a água de coco consegue agir como um isotônico natural.

De acordo com uma pesquisa, que foi realizada por cientistas da Malásia, foi constatado que beber a água de coco depois da atividade física é uma ótima opção. Afinal, a partir da ingestão da bebida, os praticantes podem apresentar menos náuseas e desconfortos estomacais em comparação com quem ingere água pura ou bebidas esportivas.

Consegue evitar cãibras

Assim como dito acima, a água de coco repõe alguns eletrólitos ao corpo, como, por exemplo, potássio. Dessa forma, é uma boa opção para quem sofre com cãibras. Segundo a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos, cerca de 100 ml da bebida conta com 162 mg do mineral.

Ajuda a reduzir a pressão arterial

O potássio pode atuar como uma espécie de vasodilatador. Dessa maneira, consegue colaborar na dilatação das artérias, melhorando o fluxo sanguíneo. Dessa maneira, o consumo de água de coco pode ser completamente benéfico para as pessoas que sofrem com pressão alta.

Em um estudo publicado no National Center for Biotechnology Information do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, os pesquisadores notaram uma redução significativa na pressão arterial em cerca de 71% das pessoas que ingeriram a água de coco.

Tipos de água de coco

Você sabia que existem vários tipos de água de coco industrializada à disposição no mercado? Elas podem até parecer iguais. No entanto, contam com alguns níveis diferentes de açúcares, sódios e até mesmo de outras substâncias. Dessa maneira, sabendo disso, é fundamental que você conheça mais sobre os modos de fabricação, a fim de saber qual é a opção mais saudável para você.

Confira abaixo algumas das melhores opções:

  • Concentrada: nesse tipo, a água de coco conta com um processo de concentração da água de coco integral, o que resulta em, no mínimo, 30% de conteúdo sólido;
  • Integral: basicamente, é a parte líquida que foi extraída do coco em seu estado natural, não contando com processos de fermentação, diluição e até mesmo de adição de substâncias;
  • Desidratada: nessa opção, a bebida acaba passando por uma etapa de desidratação, o que faz, então, com que se perca, no mínimo, 95% de sua umidade;
  • Padronizada: essa opção conta com a base da água de coco integral, porém pode ser acrescida da versão concentrada, desidratada e até mesmo açúcares. Basicamente, é uma opção que acaba sendo mais doce que a bebida in natura;
  • Reconstituída: essa opção conta com a água de coco desidratada ou concentrada como a sua base. Dessa forma, nesse tipo da bebida, pode-se adicionar água potável, água de coco integral – ou até mesmo ambas. Além disso, acrescenta-se açúcares. Basicamente, o resultado é algo semelhante a um néctar de coco, mais doce que a bebida natural.

Como você pode consumir a água de coco

Além de contar com inúmeros benefícios para o organismo, ela é uma das bebidas mais versáteis que existe. Dessa maneira, é uma opção que vai muito bem com vitaminas, sucos e, inclusive, smoothies. Além disso, também pode ser incorporado em outras receitas e preparos mais saudáveis. Assim como, combina com várias frutas.

Além disso, uma boa vantagem dessa bebida é que ela é naturalmente adocicada. Dessa forma, consegue dispensar uma quantidade excessiva de açúcar. Dessa forma, pode se tornar um bom aliado das dietas de muitas pessoas.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *