Skip to content
Kombucha: o que é, como fazer e seus benefícios

Conquistar e manter hábitos mais saudáveis requer vários esforços e cuidados. Entre eles, está o consumo de alimentos funcionais, como o kombucha. Considerados saborosos e nutritivos, eles conseguem oferecer diversas vantagens para o organismo.

Dessa maneira, sabendo de todos os pontos benefícios dessa bebida, o Blog da UnicPharma separou um conteúdo exclusivo sobre o kombucha, uma bebida que vem se tornando cada vez mais popular! Confira as dicas, benefícios e como prepará-la!

O que é o Kombucha?

Segundo os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o kombucha é, basicamente, uma bebida fermentada. Pode ser não-alcoólica ou alcoólica, nos casos em que apresenta mais de 0,5% de graduação alcoólica na composição. Dessa maneira, conta com ingredientes, como açúcares, mel, frutas e outros itens previstos na legislação.

É uma bebida probiótica, criada há milhões de anos atrás na China. Lá, ficou conhecida como um “elixir da saúde ou da longa vida”. Resumidamente, é preparada a partir da infusão ou do extrato de uma planta chamada Camellia sinensis e açúcares, principalmente com os chá preto e chá verde adoçados.

A partir disso, uma cultura simbiótica de leveduras e bactérias (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast, também chamada de SCOBY) é adicionada ao kombucha, garantindo que a fermentação aconteça. Dessa maneira, então, proporciona as características já conhecidas da bebida, que são os seu sabor ácido e o aspecto gaseificado.

Benefícios do kombucha

Assim como dito anteriormente, essa bebida conta com inúmeros benefícios para a saúde. Confira alguns dos principais abaixo:

Proteção contra doenças neurodegenerativas

O kombucha é uma bebida rica em antioxidantes, como os polifenois. Dessa maneira, consegue evitar os estresses oxidativos provenientes das células cerebrais. Assim sendo, evitam o seu envelhecimento e o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como demência, Mal de Parkinson e o Alzheimer.

Cuidado com o sistema imunológico

Além de antioxidantes, o kombucha é rico em vitaminas do complexo B, vitamina C e outras bactérias benéficas. Dessa forma, conseguem fortalecer o sistema imunológico, o que deixa o organismo mais fortalecimento para a prevenção e recuperação mais rápida de gripes, resfriados e/ou doenças infecciosas.

Prevenção para o câncer

Como o kombucha conta com chá preto ou chá verde em sua composição, ele consegue ser uma bebida muito rica em relação aos compostos antioxidantes, como as catequinas, que têm uma grande capacidade de eliminar os radicais livres. Ou seja, evita com que haja alterações no corpo. Dessa forma, auxilia na prevenção do desenvolvimento do câncer.

Melhora nas funções do fígado

O kombucha também é uma bebida muito boa para quem quer promover uma melhora em relação ao funcionamento do fígado. Afinal, ele contém ácido glicurônico, que é um composto que possui efeitos desintoxicantes contra medicamentos, bilirrubina, produtos químicas e quaisquer outros contaminantes. Dessa forma, favorecem a eliminação desses compostos do organismo. Assim sendo, a partir do momento que se consome o kombucha, é possível prevenir que haja um acúmulo de toxinas e, consequentemente, problemas hepáticos.

Deixa o açúcar regulado no sangue

Um outro ponto muito importante em relação ao kombucha é que ele conta com um efeito sobre as enzimas que estão relacionadas com a digestão dos carboidratos. Além disso, a bebida é capaz de melhorar as funções do pâncreas. Consequentemente, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue após as refeições. Dessa maneira, pode ser muito útil para o controle da síndrome metabólica ou diabetes do tipo 2.

Melhorias no funcionamento intestinal

O kombucha é considerado um alimento probiótico – ou seja, em sua composição, conta com bactérias benéficas para o organismo. Elas são responsáveis por ajudar a regular o funcionamento do intestino. Dessa forma, previnem inflamações intestinais, prisão de ventre e diarreias, além de melhorar o sistema imune.

Combate às infecções

O kombucha conta com uma forte atividade antimicrobiana. Dessa maneira, inibem o crescimento de bactérias que estão relacionadas com a gastrite e com a diarreia. Por isso, são boas opções para quem quer combater infecções.

Como fazer o seu kombucha

Primeiramente, você precisa aprender a como preparar a base do seu kombucha, processo também conhecido como primeira fermentação.

Primeira fermentação

Os ingredientes necessários para a base do seu kombucha são:

  • 1 panela de aço inoxidável ou vidro;
  • 1 recipiente de vidro que tenha sido escaldado com água quente;
  • 3 litros de água mineral;
  • 1 xícara de açúcar refinado
  • Cerca de 5 sachês de chá preto;
  • 1 cogumelo de kombucha, também chamado de SCOBY;
  • Opcional: 300 ml de kombucha pronto.

Após separar todos os utensílios, passe água quente e vinagre, a fim de eliminar qualquer contaminação. Também lava bem as mãos.

Modo de preparo:

Coloque a água mineral na panela, levando-a para aquecer. Quando ferve, adicione o açúcar, misturando bem. Na sequência, desligue o fogo e adicione os saquinhos de chá preto. Deixe descansar por cerca de 10 a 15 minutos. Logo depois, coloque tudo no frasco de vidro, esperando esfriar até ficar em temperatura ambiente. assim, adicione o cogumelo de kombucha – e, se quiser, os 300 ml da bebida já pronta.

Tampe o frasco de vidro com um pano e um elástico, a fim de permitir que a circulação do ar acontece, sem deixar que a mistura fique exposta. Guarde ele em um local arejado e sem muita luz por um período de 6 a 10 dias. No final desse tempo, a bebida fica pronta, tendo um aroma leve de vinagre e sem o sabor doce. Armazene por até 5 dias. No final desse período, uma nova colônia vai ser formada em cima da primeira.

Segunda fermentação

Já na segunda fermentação, você pode fazer o kombucha saborizado e utilizar algumas frutas para isso, como pera, morango, limão, laranja, uva e abacaxi. Nesse caso, além dos benefícios do kombucha, você conta com as vantagens da fruta. Eles devem ser adicionados no kombucha base já pronto. Dessa maneira, nessa fermentação, a bebida ficará levemente gaseificada, parecendo um refrigerante.

Kombucha de limão

Para fazer um kombucha de limão, você precisa separar:

  • 1,5 litro de kombucha;
  • Suco de meio limão;
  • 1 garrafa de 1,5L de capacidade, com tampa.

Dessa maneira, você irá colocar o suco de limão em uma garrafa limpa. Adicione os 1,5 litro de kombucha na garrafa. Encha bem até ficar totalmente completa, evitando que fique ar na garrafa. Tampe e deixe descansar de 3 a 7 dias, quando acontecerá uma nova fermentação. Geralmente, ela já fica pronta depois do 5º dia de fermentação. Como é uma bebida que produz muito gás, muitas pessoas optam por bebê-la apenas 24 horas depois da fermentação. Deixe a bebida armazenada por até 5 dias.

Para deixar com outros sabores, basta bater a fruta no liquidificador, coar e adicionar à garrafa, junto com o kombucha pronto. Também deve-se aguardar os cinco dias para a fermentação.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *