Skip to content

5 benefícios de jogar futebol com os amigos

Se você adora jogar futebol com seus amigos e só ouve pessoas te criticarem — dizendo que  isso só serve para aumentar seu risco de lesões — saiba que eles até podem ter sua parcela de razão, mas estão desconsiderando uma série de benefícios que você e sua turma podem ter.
A Dra. Mariana Maciel  — Nutrição e Educação Física  — nos passou 5 motivos para jogar futebol com os amigos! Agora não tem mais desculpas. Confira:

1)Pratica regular de atividades físicas auxilia no controle de peso

A atividade física em si é responsável pelo aumento no gasto energético considerando-se a energia consumida durante a sessão de exercício mas também ao longo do dia todo. Isso acontece porque pessoas fisicamente ativas têm em média mais massa muscular que as sedentárias e com isso têm uma demanda energética maior.

2) Fortalece o seu sistema imunológico e previne doenças

Estudos têm demonstrado que  a pratica regular de atividade física moderada diminui a incidência de infecções e de algumas doenças (alguns estudos até com o câncer) por aumentar os nossos mecanismos de defesas antioxidantes.

3) Protege o seu sistema cardiovascular

Se você tem aumento de colesterol ou triglicérides, saiba que algumas pessoas apresentam melhora em seu perfil lipídico apenas com a prática regular de atividades físicas aeróbicas (como o futebol) e pequenas alterações alimentares, mesmo sem perda de peso. Isso ocorre porque com o exercício regular aumentamos nossa capacidade de oxidação e mobilização das gorduras e também aumentamos os nossos níveis da fração HDL – colesterol, o famoso colesterol “bom”.

4) Previne e atenua o  Diabetes

O treinamento físico regular aumenta a captação e metabolização da glicose pelo tecido muscular. E o melhor:  esse benefício ocorre durante a prática da atividade, mas também com o músculo em repouso, em indivíduos fisicamente ativos.

5) Tem efeito psicológico e social positivo

A maior parte dos seres humanos se sente bem quando está inserido num grupo no qual se identifica. Quer coisa melhor que o futebol com seus amigos?

As atividades físicas nos trazem esses benefícios e o futebol, especificamente, reúne  os elementos- chave para nos desafiar promovendo a saúde, a auto-estima, o bem-estar físico e mental e ainda estimulando o trabalho em equipe, a disciplina, a educaçãoe  a valorização do outro.

Dicas importantes:

  • Você irá se beneficiar de tudo isso e muito mais se realmente praticar com constância e regularidade. Todos os estudos apontam resultados em praticantes assíduos. Não basta jogar uma partida aqui e outra ali. Forme sua turma, determine os horários (melhor que seja mais de uma vez por semana e não muito longo) e cumpra como se fosse um programa de exercícios de fato.
  • Faça uma avaliação de seu estado de saúde geral e cardiológico antes de começar qualquer atividade física
  • Reavalie sua alimentação (não vale praticar o futebol seguido de churrasco ou outras guloseimas todas as semanas!)
  • Não esqueça de se hidratar adequadamente: antes, durante e depois do exercício
  • Pode ser muito interessante a associação de trabalhos com ênfase em alongamento, estabilidade e força para complementar e até melhorar o seu desempenho no futebol.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *