Sabe aqueles inchaços e/ou caroços que podem aparecer no nosso corpo, como pescoço, axilas ou mandíbula? Isso se chama íngua, um aumento dos gânglios linfáticos ou linfonodos. Geralmente, acontece por conta de infecção ou inflamação próximo da região.
Dessa maneira, o Blog da UnicPharma separou tudo sobre a íngua, como os sintomas, causas e, inclusive, os tratamentos. Confira tudo!
Afinal, o que é a íngua?
A íngua é o aumento dos gânglios linfáticos ou linfonodos. Além de poder acontecer por conta de alguma infecção ou inflamação, também pode ser causada, em condições mais graves, por câncer ou doenças autoimunes. Dessa forma, resultam em sintomas como um ou mais nódulos pequenos ou caroços sob a pele.
Também conhecida como adenopatia ou linfadenopatia, a íngua é mais comum de surgir no pescoço, virilha ou axilas. Contudo, pode acabar surgindo em qualquer parte do corpo. Isso aconteceu porque os gânglios linfáticos fazem parte do sistema imune e agem como filtros para as substâncias ou microrganismos, ajudando no combate às infecções.
Eles podem ou não ser dolorosos. Geralmente, costumam durar entre 3 a 30 dias. No entanto, quando a íngua cresce muito, é acompanhada de outros sintomas, como suor noturno ou perda de peso, e/ou se encontra localizada em várias partes do corpo, deve demorar mais a sumir. É importante, nesses casos, consultar um médico, a fim de identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
Sintomas
Entre os principais sintomas da íngua está o caroço sob a pele. Geralmente, ele pode medir de 0,5 cm a 1 cm. Esse caroço, inclusive, pode se mover, quando apalpado, além de trazer um aumento da sensibilidade no local em que se encontra. Assim como, outros sintomas podem ser:
- Dor, que aparece quando existe alguma inflamação ou infecção no linfonodo;
- Caroço no pescoço ou no maxilar;
- Dor de garganta e nariz escorrendo, por conta de infecções no sistema respiratório;
- Caroços em várias partes do corpo, por conta de infecções sistêmicas ou doenças autoimunes.
Assim também, nos casos de câncer, várias ínguas podem surgir. Com o tempo, esses caroços podem aumentar e se tornarem duras. Outros sintomas, como a perda de peso, febre e/ou coceira na pele também podem acontecer. Vale destacar que, nesses casos, é importante conversar com um médico de confiança.
Locais mais comuns
A íngua, normalmente, aparece no:
- Pescoço;
- Virilha;
- Axilas;
- Maxilar;
- Clavícula.
Vale destacar que a localização do caroço é importante para que o médico consiga identificar a causa, como infecção ou inflamações próximas da região da íngua.
As principais causas da íngua
Assim como dito anteriormente, os gânglios linfáticos se encontram espalhados por várias regiões do corpo. Contudo, eles são percebidos como caroços na pele nas regiões mais superficiais, como axilas, pescoço, mandíbula ou virilha. Dessa maneira, as causas mais comuns para este problema são:
Inflamação na pele
Qualquer tipo de inflamação pode causar o caroço. Isso acontece porque os gânglios funcionam como uma espécie de filtro contra as possíveis ameaças ao nosso corpo. Ou seja, é comum que as ínguas surjam por conta de irritações na pele pelo uso de substâncias químicas, como perfumes ou desodorante.
Além disso, também pode acontecer depois da depilação, foliculite, pelo encravado ou cortes que acontecem no dia a dia, por exemplo. Enquanto isso, as inflamações que acontecem na região oral ou nas vias áreas, como gengivite, inflamação no dente ou rinite alérgica, também são possíveis causas de íngua no pescoço ou maxilar.
Infecções
Vale destacar que qualquer tipo de infecção provoca alguma íngua. Algumas das mais comuns são resfriados, sinusite, gripes, mononucleose infecciosa, toxoplasmose. Qualquer tipo de virose, como dengue ou Zika, também pode causar os caroços. Geralmente, eles aparecem no pescoço, nuca, atrás da orelha ou na mandíbula.
Outras infecções, como a pneumonia ou a bronquite, podem causar gânglios nas axilas. Além disso, as infecções na região abdominal, como infecções genitais (HPV, sífilis, candidíase e outros) e nas pernas ou pés, por conta de pequenos ferimentos, causam os caroços na virilha.
Doenças autoimunes e câncer
As doenças autoimunes também podem causar aumentos dos linfonodos, causando, consequentemente, os caroços. Alguns exemplos são o lúpus, artrite reumatoide, vasculite ou doença inflamatória intestinal.
Enquanto isso, o câncer é uma causa mais raras das ínguas. Contudo, podem surgir em qualquer parte do corpo. Geralmente, eles têm um aspecto mais endurecido e demoram a sumir, levando cerca de 1 ou 2 meses. Assim como, também não param de crescer. Vale destacar que qualquer tipo de câncer causa ínguas, mas os mais característicos são o linfoma, câncer de mama e o câncer de pulmão.
Quando ir ao médico
A presença das ínguas deve ser motivo de preocupação quando indica doenças mais sérias, como câncer, tuberculose ganglionar ou até mesmo um linfoma. Para isso, é preciso ficar prestando atenção aos sinais que o organismo dá. Dessa forma, se atente quando:
- A íngua está espalhada por vários locais do corpo;
- Os caroços ficam localizados nos braços ou ao redor da clavícula;
- É dura;
- Não melhora depois de 1 mês;
- Tem mais que 2,5 cm;
- Não se move;
- Está acompanhada de febre, que não melhora em 1 semana;
- Quando você apresenta suor noturno, perda de peso e/ou mal estar.
Assim, nestas situações, vale destacar que é importante consultar um clínico geral ou infectologista, a fim de que sejam realizados exames de sangue. Estes avaliam as infecções e inflamações pelo corpo ou se há a presença de doenças autoimunes ou câncer.
Tratamento para íngua
Antes de tudo, o melhor tratamento precisa ser orientado por um clínico geral ou um infectologista, segundo a causa do problema. Geralmente, quando a íngua for causada por inflamação, o mais indicado é repouso e hidratação, além de identificar e eliminar ao que está a causando. Um bom remédio é o chá de eucalipto, pois ajuda a desinflamar e fortalecer as defesas do organismo.
Contudo, se a íngua estiver causando dor, desconforte ou aumento da sensibilidade local, o médico pode recomendar o uso de remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, por exemplos. Nos casos de infecções, o uso de remédios antibióticos, antifúngicos ou antivirais podem ajudar a combater a infecção.
Por fim, se a causa da íngua for câncer, recomenda-se a remoção cirúrgica do gânglio ou do tumor que está causando o seu inchaço. Além disso, pode ser indicado a realização de sessões de quimioterapia ou radioterapia.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments