Os EAAs desempenham um papel fundamental em mais do que apenas sua…
Tem o ganho de peso e de massa muscular pode ser a meta de muitos fisiculturistas e atletas de alta performance. Para isso, alguns processos podem ser adotados para ajudar. Entre esses está o bulking, considerada a primeira fase do processo de hipertrofia.
Por isso, o Blog da UnicPharma separou tudo sobre o bulking, com dicas de como você pode adotar esse processo e muito mais! Confira!
O que é o bulking?
Importante para a hipertrofia, o bulking consiste no aumento do consumo de calorias. Geralmente, se realiza durante 4 a 6 meses. Esse processo facilita o ganho de peso e massa muscular. Como resultado desse ganho, existe a necessidade de perda do excesso de gordura (cutting). Esses dois ajudam a ganhar mais massa magra e proporcionam definição.
Quem pode realizar?
O bulking, geralmente, acaba sendo adotado por fisiculturistas e atletas de alta performance. Contudo, também pode ser realizado por pessoas que frequentam a academia e desejar hipertrofia. Para seguir com esse processo deve-se seguir a orientação de algum nutricionista, a fim de ter um plano alimentar adequado.
Como fazer bulking?
Para realizar o bulking de maneira correta, com o ganho de peso acontecendo de forma saudável, você deve seguir algumas orientações.
- Consuma mais calorias do que você gasta! Afinal, o principal objetivo do bulking é o ganho de peso. Ou seja, recomenda-se a utilização de uma dieta hipercalórica, com aumento no consumo de proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis.
- Faça treinos sob orientação de um profissional de educação física! Ele (a) indicará um treino de acordo com o seu objetivo e período pela qual está passando. Neste momento, possivelmente, será indicada a realização de atividades físicas de alta intensidade.
- Realize o bulking pelo tempo indicado pelo nutricionista! Além de um profissional de educação física, um nutricionista também ajudará neste período. O profissional indicará o tempo indicado para o ganho desejado de massa muscular, além de fornecer um plano alimentar adequado.
O acompanhamento de um nutricionista e profissional de educação física é super importante. Os profissionais ajudarão a garantir que o ganho de gordura seja mínimo durante o período do bulking.
Estratégias
Bulking limpo
O bulking limpo é quando a pessoa preocupa-se com o que está consumindo. Dessa maneira, alimentos saudáveis e funcionais são preferências, apesar da quantidade de calorias ingeridas ser superior ao que está acostumado. Nesta estratégia, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental. Isso porque, o profissional indicará o melhor plano alimentar de acordo com as características e objetivo.
Suplementos alimentares ou remédios podem ser indicados pelo nutricionista. Eles servem para potencializar o bulking e favorecem a etapa seguinte da hipertrofia, o cutting. Na estratégia limpa, o ganho de massa muscular é de forma mais saudável, lenta e gradual. A dieta é mais restrita e pode ser mais cara.
Bulking sujo
Ao contrário da outra estratégia, o bulking sujo não tem a preocupação com o que se consome diariamente. Dessa forma, há um maior consumo de carboidratos e gorduras não saudáveis, levando ao aumento de peso, mas também ao ganho de gordura. Apesar de não ser saudável e fazer com que o processo do cutting seja mais lento, o ganho de massa durante o bulking é mais rápido.
Bulking e cutting
O bulking antecede ao cutting. Ou seja, durante a primeira etapa, a pessoa consome mais calorias do que gasta. Dessa forma, o objetivo é o ganho de peso para gerar massa muscular. Quando ela atinge o objetivo, passa para o período de cutting. Assim, a dieta acaba se tornando mais restrita, com atividades físicas mais intensas, tendo como meta a perda de gordura e definição muscular.
Afinal, o que é cutting?
Depois de passar pelo bulking, a pessoa passa para o cutting. Ou seja, há a diminuição do consumo de carboidratos e o aumento da ingestão de proteínas. O objetivo se torna em diminuir o percentual de gordura e manter a massa muscular. Dessa forma, não recomenda-se o consumo de açúcar, farinha refinada, doces, pães, aveia, arroz e macarrão. Enquanto isso, se faz necessário dar preferência a carnes magras, como frango e peixes, além de apostar nos ovos, sementes e queijos.
É importante beber bastante água e evitar ficar muito tempo sem comer. O indicado acaba sendo adotar 3 refeições principais e outros 2 lanches. Suplementos com aminoácidos, a fim de evitar a perda de massa muscular, e o uso de termogênicos, que dão energia, podem ser indicados pelo nutricionista.
Adotados em conjunto!
O bulking e o cutting são estratégias que tendem a ser adotadas em conjuntos. Dessa maneira, também é importante a realização sob orientação de um nutricionista e um profissional de educação física, a fim de conquistar os benefícios esperados, como o ganho de força muscular, hipertrofia e queima de gordura.
Além disso, com essas duas estratégias também se torna possível a obtenção de maior vascularizadas, algo valorizado em competições de fisiculturismo. Maiores concentrações de GH no sangue, o hormônio do crescimento e que está relacionado com o ganho de massa muscular, podem ser fornecidos.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments