O câncer de próstata é cercado por muitos mitos que podem levar à desinformação e a decisões equivocadas sobre a saúde masculin
Com os fortes frios que viemos enfrentando nos últimos dias, se não cuidarmos bem da imunidade, os resfriados podem aparecer. E não tem nada mais chato e inconveniente do que ficar com coriza, mal-estar, tossindo e muito mais. Dessa maneira, a tosse é algo que devemos cuidar bastante, pois sempre é o último sinal a ir embora.
Por isso, o Blog da UnicPharma separou as melhores dicas para você se livrar desse sintoma chato.
Tosse
A tosse nem sempre é sintoma de uma doença. Algumas causas comuns incluem liberação normal das vias aéreas, agentes irritantes, como fumaça e gases, uso de tabaco ou deglutição inadequada de líquidos e alimentos.
Cuide da imunidade
O nosso sistema imunológico é o responsável por combater agentes externos, tais como as bactérias, os fungos e os vírus. Mas isso só pode acontecer de maneira eficiente quando suas células estão saudáveis e prontas para a ação.
Por isso, são inúmeras as práticas que podem ajudar a melhorar e fortalecer o nosso sistema imune. Confira algumas:
- Tenha uma alimentação balanceada
- Faça atividades físicas
- Abandone o cigarro!
- Evite exageros nas bebidas alcoólicas
- Hidrate-se
- Tenha uma boa rotina de sono
- Tome sol regularmente
Afinal, o que pode fazer com que ela fique baixa? Enfim, existem dois tipos de imunidade: a natural e a adquirida por meio de vacinas. Veja agora algumas das principais razões que causam a baixa imunidade:
- Uso de medicações corticoides, que são imunossupressoras;
- AIDS ou o vírus do HIV;
- Avanço da idade;
- Obesidade;
- Problemas com o sono;
- Alimentação desbalanceada;
- Ansiedade, depressão e estresse;
- Doenças neurológicas.
Remédios caseiros
O tratamento definitivo da tosse sempre será de acordo com a causa. Porém, uma vez que as recomendações médicas estejam sendo seguidas, é possível recorrer a remédios caseiros para tosse não ser o último sintoma a permanecer.
Inalação
Inalações são uma ótima opção de remédio caseiro para tosse, principalmente se forem feitas com as ervas certas. Dessa maneira, as mais indicadas são as de eucalipto, hortelã e pinheiro, que são plantas com ação de eliminação de muco leve. Além disso, elas podem ajudar em alguns quadros de tosse com catarro em que a secreção espessa acaba sendo mais difícil de ser eliminada. No entanto, é preciso tomar cuidado na dose usada de essenciais nestes procedimentos. Assim, esse excesso pode irritar a mucosa do nariz e da garganta em vez de causar um alívio.
Sucos
Os sucos podem ser um grande aliado. Uma das grandes dicas é misturar frutas com vitamina C. Porém, existem outros que podem ajudar bastante, como a mistura de guaco com cenoura.
Dessa maneira, a principal ajuda pode vir da erva medicinal guaco, frequentemente indicada como remédio caseiro, inclusive da tosse. O guaco melhora a respiração e contribui no combate da tosse, gripes e resfriados, pois tem ação anti-inflamatória. Enquanto isso, a cenoura é rica em antioxidantes, como os betacarotenos, que potencializam a ação do suco de guaco.
Chá
Neste caso, abuse dos chás, porque estes aquecem e ajudam a melhorar em quesito dos sintomas. Entre os ingredientes, os mais indicados são o gengibre e o urtiga. O gengibre é uma raiz cheia de propriedades, por isso que o chá de gengibre é frequentemente usado como remédio caseiro, inclusive para tosse. Esse alimento tem ação antibacteriana e é um antiviral e anti-inflamatório natural. O consumo do chá ajuda a hidratar as cordas vocais, o que auxilia na melhora da tosse.
A urtiga tem diversos componentes nutricionais que a tornam um remédio caseiro para tosse. Ela possui propriedades adstringente, anti-histamínica e diurética, aliviando os sintomas de tosses, inclusive com catarro. Enquanto isso, o chá de amor-perfeito também ajuda. Esta erva, quando consumida em chá, tem propriedades ideias para um remédio caseiro para a tosse. Oferece propriedades calmantes, ajudando a reduzir a tosse seca e a fortalecer o sistema imunológico.
Outros
O mel é um baita aliado. Ele também é um remédio caseiro para tosse antigo, e isso tem sua razão de ser. Ele é benéfico principalmente em casos de tosse mais seca, pois consegue proteger as mucosas da garganta e diminuir a irritação local. De acordo com um estudo publicado na revista científica Pediatrics, feito com 300 crianças de 1 a 5 anos com tosse noturna, mostrou que ele ajudava a reduzir a inflamação e melhorar o sono.
A canela também pode ajudar. Esta especiaria é considerada um remédio caseiro interessante para tosse, por diversos motivos. Ela tem ação bactericida, antiviral e antioxidante, além de proporcionar um efeito secante e expectorante nas mucosas. Assim também, você pode investir na raiz do alcaçuz, considerada um potente expectorante, o que a torna um remédio caseiro para tosse. Ela também alivia a irritação na garganta, pois contém uma substância chamada glicirrizina, que atua como um sedativo na mucosa da traqueia.
Algumas frutas são aliadas, como o abacaxi. A bromelina, enzima presente na fruta, é o princípio ativo deste remédio caseiro para tosse, por ser anti-inflamatória. Para completar, ele é fonte de vitamina C, que turbina o sistema de defesa do corpo.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments