Skip to content
Quais as características de ectomorfo, mesomorfo e endomorfo? (Foto: Same Day)

Você deve ter ouvido falar sobre ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. Mas ele tem grande importância na definição das características corporais. Assim, quando estamos fecundados, nosso treinamento contém três somatótipos originários de três tecidos embrionários: ectoderme, mesoderme e endoderme.

Em suma, com o avançar do tempo, a formação se encarrega de seguir um dos três caminhos, determinando o biótipo individual.

Ectomorfo

Caracterizado por um corpo esguio, com baixa massa muscular com tendência a tonificar os músculos, mas sem ganhar grande volume. Além disso, tem um metabolismo acelerado, tem grande dificuldade para ganhar peso, exigindo menos preocupação com a alimentação, onde uma boa alimentação resultará em maior controle de peso.

Geralmente com ossos finos e curtos. A dificuldade ocorre na massa muscular, que exige muito esforço para se obter resultados.

Mesomorfo

Etimologicamente, “meso” significa “metade”, portanto, é o biótipo que fica entre ectomorfo e endomorfo. Esse biótipo traz maior facilidade no que diz respeito à obtenção de um corpo atlético. Com grande facilidade para adquirir volume, força e tonificação da massa muscular.

Pessoas com este biótipo que praticam musculação têm grande possibilidade de ganhar um corpo com ótima massa muscular e definição. Seu metabolismo está normal, sem grandes preocupações com dietas, mas com bom controle, pois é mais fácil adquirir gordura corporal em comparação aos ectomorfos.

Endomorfo

O biótipo com menor taxa metabólica, que causa maior tendência a acumular gordura corporal. Mais difícil de conseguir tonificar, tornando os músculos flácidos. Tradicionalmente as pessoas que possuem este biótipo têm mais dificuldade em manter o peso corporal, sendo o mais importante uma dieta controlada além de exercícios, visando a redução ou manutenção do peso corporal.

Preocupa-se com o biótipo que mais se parece com você? Não se preocupe, mesmo nascendo com dominância genética propensa a certo somatótipo, podemos adaptá-lo ao que for conveniente, mas não tão facilmente. Este fato é frequentemente o caso de atletas de alto nível ou pessoas com histórico em alguma atividade. A verificação do somatótipo não pode ser diretamente ligada ao gene do sujeito.

Agora você já sabe quais as características de ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. Então, e aí, sabe qual o seu? Deixe nos comentários.

Foto Destaque: Divulgação / Same Day 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *