Skip to content

Não espere a azia piorar para procurar ajuda

A azia é sintoma comum na rotina de muita gente e não deve ser ignorada  

A azia é uma condição bastante comum, que a maioria das pessoas resolve com automedicação ou simplesmente esperar passar sozinha.
O problema de não procurar um médico para tratar a azia é que o sintoma sempre volta. Às vezes, volta ainda mais intenso. E pior: pode ser alerta para alguma situação mais grave.

O refluxo gastroesofágico é uma delas, e acontece quando o canal que liga o estômago e o esôfago não se fecha corretamente com a passagem dos alimentos, causando a “subida” do ácido gástrico.
Se o refluxo se torna frequente, esse ácido acaba danificando as paredes do esôfago, podendo causar incômodo constante e até úlcera esofágica.

Quem está mais propenso a sofrer com azia? Pessoas obesas, tabagistas, mulher grávidas e pessoas que fazem uso contínuo de certos medicamentos.
Em geral, o tratamento para azia é simples e pede, antes de tudo, uma mudança de hábitos de vida, especialmente com relação à alimentação.
Em alguns casos, é necessário usar medicamento e, dependendo da gravidade, fazer avaliações clínicas regularmente.

Lembrando que o tratamento sempre depende do diagnóstico do médico, que vai fazer avaliações específicas a respeito da sua azia.
Sim, tem como prevenir:

  • Evite refeições ricas em gorduras, carnes e alimentos ácidos como tomate;
  • Tente não consumir leite, chocolate, café, chá preto, bebidas com gás e álcool;
  • Não fume;
  • Alimente-se a cada 3h, sentindo que o estômago está completamente vazio;
  • Evite ingerir líquidos durante as refeições;
  • Não se deite após comer.

Atenção! Procure atendimento de emergência caso a azia venha acompanhada de dificuldade ou dor ao engolir, hemorragia digestiva, emagrecimento sem motivo e/ou anemia.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *