Skip to content

Fibrose nos pés: causas, sintomas e tratamento

A condição pode provocar dores no arco ou calcanhar do pé durante o contato do sapato com o chão

Fibrose é um termo que se refere à formação em excesso de tecido conjuntivo denso em um órgão ou tecido do corpo, que pode ser benigna ou patológica. A fibrose nos pés, ou fibromatose plantar, corresponde ao desenvolvimento de um nódulo benigno que, normalmente, cresce na planta do pé.
De um modo geral, a fibrose nos pés surge entre a segunda e a sexta década de vida e é indolor, mas pode provocar dores no arco ou calcanhar do pé durante o contato do sapato com o chão — o que gera dificuldades para caminhar.
A causa da fibrose nos pés ainda não é totalmente conhecida, porém acredita-se que esteja relacionada a fatores genéticos. É importante salientar que trauma e lesões não causam essa condição.
Os nódulos da fibromatose plantar podem surgir nos dois pés, em tamanhos variados, de 0,5 a 3 cm de diâmetro.

Como diagnosticar 
O diagnóstico da fibromatose plantar é baseado em análise clínica e raio-x do pé. Em alguns casos, o médico pode solicitar a ressonância magnética para confirmação.

Tratamento 
As fibroses assintomáticas e pequenas devem ser apenas observadas. Já nos casos em que há dor, a condição pode ser tratada com palmilhas adequadas, órteses noturnas (um tipo de suporte para os pés), medicamentos para dor e exercícios de alongamento.
A cirurgia é realizada quando o tratamento descrito acima não proporciona alívio adequado da dor. Em casos como esses, procure ajuda profissional.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *