Skip to content

Quais são as causas de vista embaçada?

A vista embaçada é um tipo de sintoma que pode englobar uma série de problemas oculares. O médico oftalmologista fará exames clínicos e investigará o histórico médico e familiar do paciente em busca pistas para o diagnóstico. Confira quais podem ser as possíveis causas do problema.

Erros refrativos são as doenças oculares mais comuns
O trio é formado pela miopia, hipermetropia e pelo astigmatismo. Nesses três casos, os feixes de luz, que deveriam convergir nitidamente na retina, têm seu ponto de foco deslocado. Por esse motivo, o paciente começa a apresentar dificuldade para focar objetos de perto (hipermetropia), de longe (miopia), ou de todas as distâncias (astigmatismo).

Glaucoma: vista embaçada que pode levar à cegueira
Essa doença costuma não apresentar sintomas durante a fase inicial e, quando a vista embaçada começa a surgir, pode ser difícil reverter os danos. Por isso, consultar regularmente um médico da área de oftalmologia é fundamental.
O glaucoma não tem cura e para evitar sua progressão deve-se seguir rigidamente a rotina de tratamentos médicos.


Catarata e a opacidade do cristalino

Quando o cristalino se torna opaco, a luz encontra dificuldades para transpor o sistema óptico dos olhos. Neste caso, a vista embaçada é um sintoma da catarata, condição típica em pessoas que já passaram dos 55 anos, apesar de poder se desenvolver ao longo de toda a vida.
A catarata pode surgir em decorrência do descontrole do diabetes ou uso indiscriminado de colírios sem orientação médica; ou ainda devido a traumas oculares, infecções e outras doenças dos olhos. Em todos os casos, o diagnóstico precoce é um fator importante para o sucesso do tratamento.

 

Vista embaçada no diabetes descontrolado

Os olhos são órgãos afetados pelo diabetes descontrolado, uma vez que a alta concentração glicêmica no sangue altera o índice de refração deles. Por isso, os diabéticos devem ser ainda mais rigorosos com a frequência de consultas ao médico da área de oftalmologia.  O diabetes também pode prejudicar a retina.

A vista embaçada representa um incômodo no dia a dia. Ela começa impedindo que pequenas tarefas sejam realizadas. Com o tempo, as dificuldades aumentam. Para garantir que os danos não sejam permanentes e que a saúde dos olhos esteja sempre em dia, procure um médico. Faça um check-up regular da sua saúde e busque ajuda ao menor sinal de dificuldade na visão.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *