Skip to content

Endoscopia: saiba como se preparar para fazer esse exame

Dores abdominais, enjoos e dificuldades para se alimentar são problemas que levam muitos pacientes ao consultório do profissional que atua na área de gastroenterologia. Em alguns casos, para identificar a causa do transtorno, o médico solicita uma endoscopia, um exame que permite visualizar internamente os órgãos do sistema digestivo.

Quer saber mais sobre o assunto e como se preparar para esse procedimento? Continue lendo o nosso post!

Como é feita a endoscopia?

O endoscópio é uma pequena câmera localizada na extremidade de um fino tubo flexível. Ele é inserido pela boca do paciente e percorre alguns órgãos do sistema digestivo, fazendo imagens do esôfago, estômago e duodeno.

Antes da realização do exame, é utilizado um spray para borrifar anestésico na garganta. Por essa razão, a endoscopia não é um procedimento doloroso. Além disso, também podem ser utilizados sedativos, para que a pessoa relaxe e durma enquanto o médico coleta as imagens.

O exame é realizado com o paciente deitado de lado e costuma ter a duração de, no máximo, meia hora. Porém, o paciente deve permanecer alguns minutos em observação até os efeitos do anestésico e do sedativo passarem.

Durante a endoscopia, é possível retirar fragmentos de tecido para exame (biópsia) ou, ainda, cauterizar sangramentos e remover pólipos. Assim, além de ser uma ferramenta de diagnóstico, o exame também pode ser usado no tratamento de algumas doenças.

Que problemas podem ser identificados por meio da endoscopia?

O esôfago, o estômago e o duodeno saudáveis apresentam uma coloração rosa e textura uniforme. A endoscopia permite identificar alterações nesse padrão e associá-las a alguns problemas de saúde, como:

  • esofagite;
  • refluxo;
  • gastrite;
  • tumores benignos e malignos (câncer);
  • úlceras.

Além disso, quando associada à biópsia, a endoscopia avalia também a presença da bactéria Helicobacter pylori. Esse organismo é frequentemente relacionado à gastrite crônica e úlceras.

Como o paciente deve se preparar para uma endoscopia?

Para que o exame possa ser conduzido de forma segura e eficiente, o médico recomendará algumas medidas. Confira algumas delas:

  • interromper, a critério médico, o uso de medicamentos que alterem a pressão sanguínea ou que interfiram na coagulação;
  • realizar jejum completo por 8 horas antes da endoscopia, ou seja, nenhum alimento deve ser ingerido — nem mesmo líquido;
  • não fumar nas 8 horas anteriores ao exame;
  • dirigir-se ao exame usando roupas confortáveis e deixar as joias em casa, uma vez que elas deverão ser removidas para o exame.

Além disso, o paciente pode se sentir atordoado após o procedimento, devido ao uso de sedativos.

Por isso, é importante que um amigo ou parente se responsabilize por conduzir o paciente de volta a sua casa ao final do exame. Como a medicação atrapalha também o poder de tomada de decisões, o retorno ao trabalho pode ser prejudicado.

Muitas vezes, o paciente fica apreensivo antes da realização da endoscopia, seja por receio de fazer o exame ou pela preocupação com os possíveis resultados. Como vimos, não é um procedimento doloroso e pode ser realizado sob sedação. Além disso, qualquer condição tem mais chances de cura quando é feito um diagnóstico precoce.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *