Skip to content

Conheça os sintomas da Herpes Genital e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

Você sabia que cerca de 1 milhão de pessoas contraem Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) por dia? Esse dado foi divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019. Entre as mais conhecidas popularmente estão a Herpes Genital, a Aids, a Clamídia e a Sífilis. 

Em sua maioria, elas são transmitidas por contato sexual sem proteção, com pessoas que já estão infectadas. Algumas delas também podem ser transmitidas da mãe infectada para o feto durante a gravidez ou por transfusão de sangue, a partir de objetos contaminados. 

Geralmente, a manifestação das IST ocorre por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. 

Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres, em especial, devem ser bem cuidadosas. Já que alguns dos seus sintomas podem ser confundidos com reações normais do organismo feminino. 

Para você ficar atento, elencamos os sintomas de 4 tipos diferentes de doenças sexualmente transmissíveis. Veja abaixo:

1. Herpes Genital

A Herpes Genital é uma doença causada pelo vírus do herpes simples (HSV), que causa lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos. 

No início, a infecção pode causar ardor, coceira, formigamento e gânglios inflamados. Em seguida, é comum o aparecimento de bolhas em formato de buquê. Quando não controlado adequadamente, o vírus pode migrar para um gânglio neural, onde se instala até provocar novas lesões. 

 2. Aids

A Aids é uma infecção causada pelo vírus da imunodeficiência adquirida, o HIV. Por comprometer o sistema imunológico do indivíduo portador, é uma doença que merece a sua atenção.

Ela é dividida em 3 fases principais: infecção aguda, assintomática e sintomática. O período de infecção aguda apresenta sintomas de febre e mal-estar, que podem ser confundidos com outras doenças, como a gripe. 

A segunda fase, denominada assintomática, pode durar anos e não apresenta sinais aparentes. 

Já o período sintomático é o mais perigoso e caracteriza-se pela alta redução dos linfócitos T CD4+, que são os glóbulos brancos essenciais para a defesa do organismo. Nessa fase, os sintomas são mais intensos como febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento. 

Com o sistema imunológico enfraquecido, é bem comum o surgimento de doenças oportunas no corpo do paciente portador. Entre as mais recorrentes estão a tuberculose, hepatites virais, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer. 

3. Clamídia

A Clamídia é uma Infecção Sexualmente Transmissível, que pode afetar os homens e as mulheres com vida sexual ativa. 

Segundo dado divulgado pelo Ministério da Saúde, cerca de 70% dos casos da doença não apresentam sintomas. Quando presentes, os mais comuns entre as mulheres são:

  • corrimento claro ou amarelado;
  • sangramento espontâneo ou durante as relações sexuais;
  • dor ao urinar;
  • dor nas relações sexuais;
  • dor no baixo ventre (abaixo do abdômen). 

E entre os homens:

  • ardência ao urinar;
  • corrimento uretral com a presença de pus;
  • dor nos testículos. 

A Clamídia, quando não tratada adequadamente, pode provocar complicações sérias, como infertilidade, dor crônica na região pélvica, dor durante as relações sexuais e gravidez tubária (quando ocorre nas trompas). 

4. Sífilis

A Sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela é uma doença extremamente perigosa, pois os seus sintomas podem desaparecer, mas continuar latente no organismo. 

Ao todo, existem 3 estágios avançados da sífilis (primária, secundária e terciária) e cada um deles apresenta sintomas específicos. Por ser o mais perigoso, o estágio terciário pode levar o paciente à morte. 

Conheça abaixo os sintomas de cada estágio:

Sífilis Primária 

  • Ferida indolor no órgão genital e que não apresenta ardência, nem coceira e nem dor. Pode estar acompanhada de caroços na virilha. 

Sífilis Secundária 

  • manchas pelo corpo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés;
  • febre;
  • mal-estar;
  • dor de cabeça;
  • caroços pelo corpo. 

Sífilis Terciária 

  • Lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, apresentando risco de morte. 

Voltar

This Post Has 3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *