Skip to content
calorias negativas

Você já ouviu falar em calorias negativas? Os alimentos que possuem-as são ótimas soluções para quem quer melhorar a digestão, a partir do processo de mastigação. Dessa forma, proporcionam diversos benefícios fundamentais para a saúde, como, por exemplo, uma grande ajuda para quem quer emagrecer.

Quer saber mais sobre esse assunto? O Blog da UnicPharma separou as principais informações sobre o que são as calorias negativas, assim como os seus benefícios e alguns dos exemplos mais consumidos no dia a dia! Acompanhe tudo a seguir!

O que são as calorias negativas?

Assim como dito anteriormente, os alimentos que possuem calorias negativas são aqueles em que o seu corpo acaba gastando mais calorias durante o processo de mastigação e até mesmo na digestão em relação às calorias que são fornecidas pelos alimentos.

Dessa maneira, esse procedimento faz com que o consumo das calorias do alimento em questão acabe se tornando muito baixo ou até mesmo negativo, assim como o próprio nome indica. É por esse motivo que são boas opções para ajudar no emagrecimento.

Entre os tipos de alimentos que mais contam com as calorias negativas estão as frutas, que são completamente versáteis. Afinal, é possível consumi-las no seu café da manhã, lanches e sobremesas.

Outro exemplo muito importante é o consumo dos vegetais, também completamente importantes para os mais variados tipos de dietas. Dessa maneira, é possível comê-los em saladas, sopas ou até mesmo em refogados – sejam eles no almoço ou no jantar.

Como consumir os alimentos com calorias negativas

Assim como dito anteriormente, os alimentos que contam com calorias negativas são os mais variados. Dessa forma, é fundamental que eles sejam incluídos na sua dieta, a fim de garantir que as suas refeições possuam mais fibras e, ao mesmo tempo, menos calorias.

Assim sendo, quando você opta por esses alimentos, como, por exemplo, as frutas e vegetais, diversos benefícios são fornecidos para a sua rotina. Dessa forma, esses alimentos com as calorias negativas conseguem proporcionar um aumento na sensação de saciedade, além de favorecer a perda de peso.

Uma dica, por exemplo, é de que você pode consumir frutas de baixas calorias durante o café da manhã, assim como em lanches e em sobremesa. Enquanto isso, é fundamental que você inclua os vegetais no seu almoço e no jantar.

Por exemplo, duas opções muito boas de calorias negativas são a berinjela e a abobrinha. Ambas podem ser utilizadas para a realização de pratos com baixas calorias. Ou seja, você pode fazer um espaguete de abobrinha ou até mesmo uma lasanha com berinjela.

No entanto, é muito importante destacar que a dieta não pode ser realizada somente com os alimentos que possuam essas calorias negativas. Afinal, se isso acontecer, o metabolismo pode acabar deixando de funcionar bem, o que não favorece a perda de peso.

Assim sendo, para o emagrecimento saudável, é necessário que você varie bem a alimentação. Dessa forma, o indicado é consumir alimentos que consigam fornecer energia para o seu corpo. Ou seja, consuma proteínas animais e vegetais, gorduras saudáveis, entre outros.

Quais são os alimentos mais indicados?

Assim como dito anteriormente, os alimentos que possuem calorias negativas estão mais na família das frutas e vegetais.

Assim sendo, no caso dos vegetais, os mais indicados são:

  • Couve-flor;
  • Couve-de-bruxelas;
  • Brócolis;
  • Nabo;
  • Cebola;
  • Salsão;
  • Pepino;
  • Berinjela;
  • Pimenta vermelha;
  • Alho;
  • Vagem;
  • Aspargos;
  • Cogumelos;
  • Rabanete;
  • Abobrinha;
  • Cenoura crua.

Assim como, você pode optar por algumas opções de vegetais folhosos. Ou seja, entre as melhores opções estão a acelga, a rúcula, a alface, a bertalha, o agrião, a couve, a chicória e o espinafre. Esses são alguns dos vegetais com mais quantidade de calorias negativas;

Nas frutas, você pode optar pelas seguintes opções:

  • Mamão papaia;
  • Limão;
  • Pêssego;
  • Melão;
  • Tomate;
  • Maçã;
  • Tangerina;
  • Melancia.

Além dessas opções, as frutas vermelhas também estão entre as indicações de opções de calorias negativas. Dessa forma, você pode optar pelo morango, framboesa, amora e até mesmo mirtilo.

Algumas bebidas, como o café, chá de ervas e água, também estão na lista de opções de alimentos que têm calorias negativas. Você também pode optar por ervas e especiarias, como, por exemplo, manjericão, canela, cúrcuma, alecrim, orégano, tomilho e curry.

Por que eles são bons para o emagrecimento

Esses alimentos contam como uma das suas principais características, em sua composição, uma grande quantidade de fibras e de água. Dessa forma, conseguem promover uma maior saciedade, ajudando a diminuir aquela vontade de comer durante o dia a dia. Ou seja, isso favorece a perda de peso.

Porém, é importante destacar que não é válido pensar que apenas consumirmos esses alimentos garante o seu emagrecimento. Afinal, isso não é o suficiente para perder peso.

Obviamente, a ingestão das calorias também deve ser reduzida, até mesmo ao longo do dia. Assim como, é fundamental que você realize atividades físicas de maneira regular. Com isso, a perda de peso é mais eficaz.

Termogênico ou calorias negativas: quais são as diferenças

Os alimentos termogênicos são fundamentais para a saúde. Afinal, eles contam com baixas calorias, ao mesmo tempo que conseguem aumentar o metabolismo por algumas horas. Com isso, fazem com que o corpo acabe gastando mais energia do que o normal. Entre os seus principais exemplos estão o café, chá verde e até mesmo a pimenta.

Enquanto isso, os alimentos que possuem calorias negativas conseguem ajudar na sua dieta. Elas são boas opções pois fazem com que todo o processo de digestão consiga gastar mais energia em relação aos benefícios que os alimentos termogênicos garantem e fornecem para o corpo.

Ou seja, os termogênicos vão proporcionar uma maior energia por uma quantia determinada de horas. Dessa maneira, é preciso que você gaste ela, por meio de exercícios físicos, por exemplo. Já as calorias negativas atuam sozinhas, fazendo com que o processo de mastigação e digestão gaste mais calorias do que o próprio alimento já possui.

Por mais que esses dois contem com algumas diferenças, ambas as opções garantem diversos benefícios para a saúde. Ou seja, adaptados à sua dieta, podem proporcionar bons resultados, potencializando tudo o que você busca.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *