Skip to content
Aprenda a ajudar seu corpo a fazer o que ele faz de melhor

Com a chegada da temporada de gripes e resfriados, mais e mais pessoas começam a ficar doentes. Durante esses meses mais frios, as pessoas passam mais tempo juntas em ambientes fechados, o que aumenta as taxas de transmissão, e as temperaturas mais baixas e as próprias condições mais secas tornam ideal para a invasão e disseminação de vírus no corpo humano (1). Além disso, um estudo recente mostrou que uma queda no tecido nasal também reduziu significativamente a resposta imune do corpo humano às infecções (2). Felizmente, existem três mecanismos naturais dos quais você pode aproveitar para fortalecer seu sistema imunológico: a barreira física, o sistema imunológico autônomo e o sistema imunológico adaptativo.

A maioria das infecções começa nos olhos, ouvidos, nariz e boca. Seu corpo tem barreiras protetoras naturais, como dutos lacrimais, cera de ouvido, pelos e muco nasal e ácido estomacal. Você pode usar equipamentos de proteção individual (EPI), como óculos, máscaras ou luvas, para aumentar a segurança contra invasores indesejados. Você também pode manter quaisquer substâncias fora dos olhos, ouvidos, nariz e boca lavando as mãos, não tocando em suas características faciais ou outras práticas de higiene.

Você pode otimizar seu sistema imunológico autônomo melhorando seus marcadores gerais de saúde por meio de dieta, exercícios, sono e/ou redução do estresse crônico.

Uma dieta bem equilibrada fornecerá a nutrição adequada para o seu corpo funcionar em níveis ideais. Estudos demonstraram que a desnutrição, dietas com alimentos altamente processados ​​e excessos graves podem causar inflamação crônica, interrupção no microbioma intestinal e uma diminuição significativa na função imunológica (3).

Você pode querer resolver quaisquer deficiências vitamínicas com suplementos de zinco, selênio, ferro, cobre, ácido fólico e vitaminas A, B6, C e E, que foram identificadas como críticas para o crescimento e função das células imunológicas (4). Outros suplementos, como echinacea, alho e chá verde, também mostraram alguns resultados promissores na prevenção da contração dos vírus da gripe e resfriado (5) (6) (7).

Você também pode aumentar a função imunológica do seu microbioma intestinal comendo mais alimentos prebióticos fibrosos, alimentos probióticos fermentados ou suplementos. Este estudo mostrou três outros suplementos naturais que demonstraram resultados promissores em ajudar o sistema imunológico (8).

Você pode querer se concentrar em perder o excesso de peso e gordura corporal para melhorar seu sistema imunológico. A obesidade está associada à inflamação crônica, que foi identificada como um fator de risco independente para o vírus influenza, possivelmente devido ao comprometimento da função dos glóbulos brancos (9).

O exercício é um modulador significativo do sistema imunológico, aumentando o crescimento e a distribuição de glóbulos brancos. Foi demonstrado que pessoas fisicamente ativas apresentam taxas de infecção reduzidas, menor intensidade dos sintomas e mortalidade reduzida em infecções virais (10).

O sono de boa qualidade exerce uma forte influência regulatória nas funções imunológicas e nas respostas de anticorpos a doenças e vacinas (11).

A curto prazo, o estresse pode ajudar a aumentar a imunoproteção por meio de processos como cicatrização de feridas, vacinação, agente anti-infeccioso e antitumoral e imunopatologia, como respostas pró-inflamatórias e autoimunes (12). No entanto, o estresse crônico de longo prazo pode ter o efeito oposto ao suprimir todas as áreas do sistema imunológico, como diminuir as respostas imunes, produzir menos anticorpos após as vacinações e diminuir a produção de glóbulos brancos (13).

O sistema imunológico adaptativo aprende a reconhecer um patógeno criando anticorpos para produzir glóbulos brancos especializados para essas substâncias nocivas específicas. Com o tempo, nosso corpo se torna mais eficiente em reconhecer e destruir essas substâncias estranhas (14).

Você pode hackear seu sistema nervoso para impulsionar seu sistema imunológico por meio de respiração, exposição ao calor, exposição ao frio e até pensamento positivo.

O estresse oxidativo da respiração resistiva é um grande estímulo para a resposta imune do corpo (15). A respiração resistiva é simplesmente respirar através do aumento da resistência das vias aéreas. Pode ser encontrado em doenças como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Também pode ser encontrado com exercícios de resistência de longa distância. Vários estudos mostraram que indivíduos saudáveis ​​normais podem realizar respiração resistiva para aumentar a função imunológica, aumentando as células T assassinas e as células T auxiliares (16). Outro método de respiração cientificamente comprovado para aumentar a imunidade é a hiperventilação e retenção cíclica, popularizada por Wim Hof. Quando os indivíduos realizaram a técnica de respiração, isso levou ao aumento dos níveis de epinefrina, o que causou um aumento nas citocinas anti-inflamatórias (17).

A capacidade do corpo humano de ter febre é uma resposta natural que estimula respostas imunes inatas e adaptativas (18). Você pode aproveitar esses efeitos de reforço imunológico por meio da exposição ao calor. Este processo pode pré-estressar o corpo para ajudar a produzir mais glóbulos brancos, células assassinas naturais e células criadoras de anticorpos (19).

Assim como os indivíduos podem se adaptar ao calor, eles também podem se adaptar ao frio. Estudos demonstraram que a exposição a estímulos indutores de estresse, como repetidas imersões em água fria, pode aumentar muito as concentrações plasmáticas de linfócitos T, células T auxiliares e células T supressoras, a fim de aumentar sua resposta imune (20).

A maneira mais negligenciada de melhorar seu sistema imunológico é estimular a via da dopamina, como se divertir e pensar positivamente. Essas atividades podem ativar a via mesolímbica e as vias anti-inflamatórias para aumentar as respostas imunes (21).

Qualquer que seja a rota de aprimoramento do sistema imunológico que você seguir, você pode ter certeza de que está dando o passo certo para melhorar sua imunidade e saúde geral.

Trabalhos citados

  1. https://www.mdpi.com/1999-4915/8/9/244
  2. https://www.jacionline.org/article/S0091-6749(22)01423-3/fulltext
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6723551/
  4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7019735/
  5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2362099/
  6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4417560/
  7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8234133/
  8. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4056765/
  9. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22429824/
  10. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7387807/
  11. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3256323/
  12. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24798553/
  13. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1361287/
  14. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20061006/
  15. https://erj.ersjournals.com/content/24/6/1033
  16. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5808692/
  17. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4034215/
  18. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4786079/
  19. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16338853/
  20. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8925815/
  21. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7749467/

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *