Skip to content
polidactilia

A tendência é de que tenhamos 20 dedos – 10 nas mãos e outros 10 nos pés. No entanto, você sabia que existe uma condição que faz com que um ou mais dedos extras acabem nascendo tanto nas mãos, quanto nos pés? Chamamos isso de polidactilia ou dedo extra numérico.

Quer saber mais sobre essa condição? Neste artigo, o Blog da UnicPharma separou as principais informações sobre a polidactilia, suas possíveis causas e até mesmo algumas opções de tratamentos! Acompanhe tudo a seguir!

O que é a polidactilia?

Basicamente, essa condição é quando há a presença de um ou mais dedos extras. Ele, geralmente, é percebido por meio de alguns sintomas, como, por exemplo, mais de cinco dedos nas mãos ou nos pés. Eles, inclusive, são pequenos e/ou mal desenvolvidos. Dessa forma, a tendência é que nasça um dedo mindinho ou um polegas extra.

A condição também pode ser chamada de hipodactilia ou dedo extra numérico. Dessa forma, trata-se de uma formação congênita, que é causada por algumas alterações genéticas, que podem ser aleatórias, ou até mesmo hereditárias. Assim como, pode ser associada a outras condições ou síndromes, como, por exemplo, anemia de Fanconi, trissomia 21 e até mesmo a síndrome de Patau.

Vale destacar que essa condição consegue ser identificada durante a gravidez, por meio do ultrassom ou de testes genéticos. É exatamente por isso que é fundamental a realização do pré-natal durante a gestação, além do acompanhamento com um obstetra. Dessa forma, o tratamento depende da localização da polidactilia. Em alguns casos, o médico pode indicar a cirurgia para retirar o dedo extra.

Quais são os principais sintomas?

Em relação aos dedos extras, eles podem surgir nas mãos, o que chamamos de quirodáctilo, ou nos pés, chamados de pododáctilo. Assim como, o dedo extra pode ser pequeno, mal desenvolvido e até mesmo não funcional.

Vale destacar que o dedo extra pode ser sem osso, sendo formado apenas por tecidos moles e de pele. Em outros casos, eles podem contar com osso, peles e tecidos moles, mas, ao mesmo tempo, não possuem articulações. Por fim, em outros casos, ele pode ter tudo: pele, ossos, articulações e tecidos moles.

O dedo extra tende a surgir no lado do dedo polegar ou do mindinho. Mesmo que seja mais raro, é possível que ele surja entre os dedos do meio da mão e/ou do pé. Em alguns casos, existe a ausência de dor no dedo.

Diagnóstico

Geralmente, o diagnóstico da polidactilia acaba sendo durante a gravidez, por um obstetra. Ou seja, tende a aparecer já no ultrassom transvaginal, que acontece ainda na 9ª semana da gravidez. Nesse caso, é possível visualizar os brotos dos dedos em formação.

Além disso, é possível identificar por meio de um ultrassom morfológico ainda no primeiro trimestre da gravidez. Assim sendo, acontece entre a 11ª e a 13ª semana da sua gestação. Tudo é por meio do acompanhamento pré-natal.

E se for detectado?

Se houver um ou mais dedos extras, o obstetra realizará uma avaliação através de uma ultrassom completa. Assim, obterá imagens do sistema nervoso, do coração e dos membros, assim como a translucência nucal. Dessa forma, é possível identificar possíveis doenças genéticas, como trissomia 21, trissomia 21, anemia de Falconi, entre outros, por exemplo.

Se for detectado, é importante que o médico responsável realize uma análise em relação ao histórico familiar de polidactilia e de outras síndromes, além de mais testes genéticos. Se tratar-se de um caso isolado, uma ultrassom com perfil biométrico e um acompanhamento mais próximo deve ser realizado.

Quando o bebê nasce, não é necessário um exame para confirmar o diagnóstico. Afinal, a polidactilia é uma condição que possui uma alteração bem visível. Para confirmar plenamente, um pediatra pode solicitar um raio X, a fim de garantir que os dedos extras não se encontram ligados com outros dedos através dos ossos ou nervos.

Quais são as possíveis causas?

Assim como dito anteriormente, é uma alteração genética que pode acontecer sem ter qualquer causa aparente ou até mesmo pode ser algo hereditário, sendo transmitido de pai para filho.

Dessa forma, entre as principais causas estão as alterações genéticas que acontecem de forma aleatória durante a gestação. Além disso, pode ser causado por conta de um histórico familiar.

Também pode ser causado por meio de algumas síndromes, como:

  • Anemia de Fanconi;
  • Síndrome de Down;
  • Síndrome de Patau;
  • Síndrome de Ellis-van Creveld;
  • Síndrome de Greig;
  • Síndrome/alteração de VACTERL.

Tipos de polidactilia

Essa condição é causada por alguns tipos, como:

  • Pré-axial: quando nasce um ou mais dedos localizados do lado do polegar da mão ou do pé;
  • Central: crescimento dos dedos extras localizados no meio da mão ou do pé – esse caso é muito raro;
  • Pós-axial: mais comum, é quando o dedo extra está localizado ao lado do dedo mindinho, seja ele na mão ou no pé.

Assim também, é importante destacar que a polidactilia pode ser classificada como uma condição isolada. Dessa forma, ocorre quando há uma modificação genética, que acaba alterando apenas a quantidade de dedos dos pés ou das mãos. Enquanto isso, a condição também pode ser sindrômica. Dessa maneira, ela acontece em pessoas que possuam síndromes genéticas.

Qual é o tratamento mais indicado?

Agora que você já conhece mais sobre a polidactilia, pode estar se perguntando se existe tratamento para essa condição. A resposta é sim. Ele deve ser indicado por um médico ortopedista.

O tratamento depende do local e da maneira em que o dedo extra encontra-se conectado com os outros dedos. Afinal, eles podem estar compartilhando tendões, ossos e até mesmo nervos, que são estruturas fundamentais para o movimento dos pés e das mãos.

Assim sendo, quando o dedo extra está localizado no mindinho e tem apenas pele e gordura, o mais indicado é a cirurgia. Normalmente, é realizado em crianças que tenham até dois anos de idade.

No entanto, quando esse dedo extra encontra-se implantado no polegar, a cirurgia pode ser indicada. No entanto, acaba sendo mais complicado, por conta de vários cuidados necessários, a fim de manter a posição e a sensibilidade do dedo.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *